Seria o Nubank incapaz de ser uma corretora?

Vamos de novo,

  1. Esquece tudo que for “ajustado”, ao menos em empresas novas, isso é uma forma de colocar os números onde a empresa acha que machuca menos ela;
  2. Divulgação de resultados é útil, mas os dados oficiais são os do mercado (Morning Star, B3… inclusive foi um dos motivos da saída da B3, o Brasil exige mais detalhes em balanços);
  3. 3T22 teve prejuízo de -298, salvo se os dados da Morning Star estão errados, pode ocorrer.

Agora o ponto do que eu falei e não muda nada, banco e petrolífera não pode dar prejuízo, se der tem algo muito errado. Por enquanto é uma empresa de pagamentos (dito por eles mesmos, o dia que falei banco no atendimento), que teve poucos trimestres consecutivos de lucro e o cliente e investidor devem considerar isso.

Ainda considerar o efeito caixa de IPO e investidores iniciais pré-IPO na formação dos números, leia o que é falado no que colei acima sobre os 5 anos de espera para entender melhor qualquer empresa.

Não tem comparação nesse quesito (segurança financeira) com Itaú e BB.

De onde você acha que eles tiram esses dados? Da divulgação oficial de resultados, não? Não é a própria companhia que informa seus resultados? É o Morning Star que sabe o resultado do Nu?

Os dados oficial na página de RI do Nubank são os oficiais. 7,8 milhões de dólares de lucro líquido no 3T22. Sendo assim, tudo indica que estão errados.

Press e investor releases podem conter erros. Salvo engano os dados são informados aos reguladores são em documentos próprios, não necessariamente os que temos acesso. Vou consultar a Morning Star e se estiver errado vou atualizar aqui.

Sobre as operações no exterior, a realidade atual é do Brasil de onde saem 70% das receitas e o México aprovou um sistema legal recente de total insegurança jurídica para algumas empresas.

Acabei me expressando mal em algum momento acima, não acho que o Nubank não seja um investimento interessante, isso eu sempre acreditei, o que eu penso é que ele ainda não tem uma liquidez e solidez que possa ser comparada com o BB / Itau etc. e até o momento não foi capaz de entregar uma corretora funcional aos clientes, teve poucos trimestres de lucro comparado com bancos que tem décadas de lucro consecutivos, fora questões de governança um pouco “estranhas”.

1 curtida

Acredito que os reguladores acessam os mesmos documentos divulgados, só que depois de serem devidamente auditados por uma auditoria externa. Então é possível que haja alguma diferença, se a auditoria perceber algum erro ou fraude.

Também acho estranho alguns aspectos da governança do Nubank. Indicaram a Anitta para o conselho de administração (mas só ficou 1 ano, ainda bem) e, além disso, o David Vélez exerce amplos poderes, como CEO e presidente do conselho de administração, uma centralização excessiva da governança de alto nível nas mãos de uma única pessoa. Apesar disso, ele é um excepcional empreendedor a até agora mostrou que tem visão de longo prazo e estratégia.

Para finalizar, eu estou otimista com o nubank e acredito que o BDR irá chegar em 20 reais próximo ano. Esse ano eu acho que bate os 15 reais. Tenho acompanhado de perto as divulgações de resultados e as notícias sobre o Nubank, dado que tenho muitos BDRs ROXO34 atualmente investidos.

Acredito que as expectativas de muitos não foram atendidas, me incluo junto, referente a compra do Nubank a Easy, vejo com algo mais simples e não tão avançando com home broker e etc, por isso migrei para outra corretora.

1 curtida

A sua conclusão é bem enviesada @EGR

Você cita:

  • “Morning star”
  • “Inclusive foi motivo da saída da b3, pois o Brasil exige mais detalhes dos balanços?”

O mercado não se baseia só em balanço, mas na perspectiva de mercado futura tanto no Brasil como no exterior. E o setor bancário é o único que prevê o mais próximo do futuro na renda variável… Sabe porquê? O avanço tecnológico está disruptivo com as subcategorias conhecidas como Neobanco = Banco digital (categoria do Nubank).

Dito isso, o que o “investidor” (= Empresas, instituições bancárias, gestoras) espera além do resultado no curto prazo (=lucro) é a carteira de crédito (=risco crédito) que no curto prazo aparenta uma história, mas no longo prazo, passando de trimestre por trimestre a história é projetada diferentemente. Logo, o setor bancário depende do risco-Brasil que é o risco de crédito nacional (“todos os bancos”) e que repercute no de risco de crédito local (“os clientes do banco”).

O que o investidor vê ao olhar para os números é _o risco de crédito do Nubank _ projeta ser sólido, sem pouca variação a cada trimestre, diante de um cenário econômico bem poético com a inflação em alta, dívida pública alta e risco-Brasil (= risco do país dever) aumentando, entre outros no Brasil…


Sobre a Morningstar

Veja no seu site da Morning star- NU (clique aqui) os dados do nubank.

A propósito o seu papel é mais uma avaliação técnica sobre compartilhamento ESG e fundos do que diretamente sobre a sua avaliação e recomendação sobre a empresa.

E qual análise é importante para o risco de crédito do Nubank?

Uma das análises de crédito mais conceituada no mercado e que grandes instituições e fundos/gestoras como a Blackrock (=gestora/investidora) utiliza é a S&P Ratings que avaliou o risco de crédito do Nubank em 2 estágios;

  • Risco Global (México/Colômbia) = BB
  • Risco Nacional (Brasil) = brAAA

Acompanhe mais sobre o risco avaliado no site


Sobre a “saída da B3”

O Nubank fez IPO duplo; IPO NYSE e IPO B3. Na B3, tinha mais o seu BDR patrocinado (na época) era representado pelo Itaú, ou seja, além dos relatórios exigidos pelas bolsas, tinha o relatório exigido pelo seu representante que também tinha que esclarecer a B3 sobre o seu balanço Neh…

Conclusão, o Nubank saiu da B3 por redução de custos sobre a gama de relatórios (auditados) exigidos pela B3, a gestora do BDR patrocinado e sem contar os impactos do ESG de toda a empresa, além de relatórios cambiais, os períodos de entregas diferentes e tudo auditado (=pagar um terceiro pra analisar).

E agora eu te pergunto: Quantas empresas que tem a Nu holding? E não, não são só 3. Os 3 que você pensou foram nas sedes do Nubank (Brasil, México e Colômbia), mas existem escritórios e outros mais…


E por fim, a sua análise está enviesada por está frase:

E como eu disse, a análise dos investidores institucionais (= baleias das Criptos = milionários) é um prognóstico do futuro. Logo, o Nubank tem uma previsão e capitalização tão alta que o seu índice de Basiléia é um dos menores do setor bancário brasileiro.

Em outras palavras, o risco do Nubank ir a falência é tão baixo que oferece o melhor cashback (0,5% a 1%) de todos no UV e sem limites para gastos no cashback (exceto retirar do cashback). E dito isso, comparado aos outros bancos como Itaú e BB seria tipo os pagamentos de dividendos % que não atingem 1% ao mês.

E o mercado tradicional é tão comprado que sempre anunciam nos mesmos veículos de comunicação como Infomoney e etc os “dividend yield” do setor bancário como os melhores, mas esquecem de informar ao público se a instituição bancária não pagar pelo post como outros bancos geram receita.

O Nubank por sua vez, gera a receita através de uma engenharia financeira do cliente, ou seja, uma roda :wheel: giratória…

  • O cliente recebe seu salário → O salário rende na conta → O cliente paga cartão antecipado (tem desconto) → O cliente gasta com cartão (cashback) → O cashback rende → O cliente converte o cashback → Gasta no Nubank= Investir no Nubank → Se compra cripto recebe Cashback de Nucoin (=dinheiro) ou se compra no Nushopping recebe Cashback em reais (=Dinheiro) → O cliente paga o cartão ou gasta

E novamente o ciclo da roda giratória do Nubank segue em crescimento financeiro e nos produtos :chart_with_upwards_trend:

Masss… Insistem em dizer que o Nubank não tem histórico financeiro e nem futuro, porém pra não tornar uma resposta enviesada eu te pergunto: Qual setor no país da mais dinheiro e o Nubank ainda não oferece tal produto?

A resposta: Setor Imobiliário e Veicular/Financiamento.

Portanto, o Itaú e o BB todos eles tem um problema gigantesco com agências fechando e o banco tendo que se adaptar a realidade digital, ou seja, milhões de reais em imóveis a leilão.

E quer saber onde você encontra estes imóveis fechados pelos Bancões e a preço de banana?

3 curtidas

Enviesado? O que é mais enviesado que “embaixador Nubank”? Conservador talvez, sim.

Perspectivas devem se basear em fatos reais, por enquanto lucrou alguns trimestres (mas teve ainda mais trimestres em prejuízo).

Para ninguém menos que B. Graham o período ideal é 10 anos de observação. Eu não sou tão conservador, diria que 6 a 8 anos é um bom período para começar a tirar conclusões (por questões de regulação, mudam os auditores). Estou errado? Pesquise o número de IPOs que tiveram problemas antes desse período.

image

  • B3 por diminuição de custos, por que não fizeram esse cálculo antes de jogar milhões de sardinhas justamente na B3 com o tal pedacinho forçando essas pessoas originalmente isentas a declararem IR.

  • Overvaluation, venda de ações pelos sócios em período curtíssimo de lockout, todos ficando bilionários muito antes do Jeff Bezos começar a pensar em vender ações da Amazon.

  • Encerramento da Easyinvest.

  • Fundo de renda fixa comprado em Americanas/B2W (alguém ainda lembra?).

  • Crédito ruim e mal direcionado, em vez de aquisição de bens, foca em endividar, essa parece ser a maior fonte de lucro no momento, então, sim, me preocupa:

Infomoney nem sei o que é (estou sendo irônico, mas não leio essas coisas, acho que até de casa de análise esse site é ou tem relação).

Ciclo da roda teórico. Eu mesmo não deixo nada além do necessário no Nubank, pelo simples motivo que não tem liquidez diária, nem isenção ou segurança da poupança para reserva de emergência, e a única opção são as caixinhas, que dependendo do objetivo geram diferentes aplicações = rolo na declaração do IR.

Gasto no cartão, mas não compro cripto, muito menos no Nubank. Possuo 4 seguros ativos, apenas um (o mais barato) no Nubank. Não que eu não tenha tentado, mas o Nubank não oferece seguros ligeiramente complexos (não vou aprofundar, se desejar abra um tópico sobre seguros e eu explico), mas deixam de ganhar dinheiro nesse setor que é um dos mais lucrativos, não à toa quase todas empresas de seguros no BR são boas apesar do risco BR.

Futuro é exagero, se não acreditasse em futuro eu não teria stocks deles, porém cometem vários erros de governança na jornada, e alguns queimam o filme e vão exigir justamente histórico para demonstrar o contrário. Histórico financeiro não tem mesmo, muito curto, antes dos 10 anos do Graham é só especulação.

Não entendi, tem agência ali? Indique, por gentileza. O que eu vejo são FIIs, como o TIVIO que está remanejando algumas para virarem farmácias e lojas (diferente de lajes corporativas) são relativamente fáceis de converter em condomínios comerciais. Ganharam no uso das agências, ganham no ganho de capital quando vendem, e ainda ganham na administração e gestão dos fundos, seja diretamente ou por subsidiárias.

Aguardando o Nubank entrar em financiamento imobiliário, embora não saiba nem se não envolve regulações bancárias para isso (Nubank não é banco).

Seu comentário tem pontos a considerar, e idem muita retórica também, especialmente o final que parece ter um salto entre entre a sua pergunta e a conclusão que você mesmo tira.

O link da Morning Star não contém os dados mencionados, nem os que você pretendia contraditar, o serviço que assino não é o link geral aberto, mas tabelas consolidadas (mastigadas).

Se você queria ganhar na retórica esqueceu de mencionar que o Warren Buffet tem entre 0.1 e 0.5% da BH em Nu Holdings, mas ele tinha outras fintecs, se arrependeu ou lucrou e vendeu. Nos próximos exercícios ANUAIS muita coisa vai ficar clara.

Não menos importante, o cashback mencionado é bom, mas já tem cartões oferecendo mais e mais, inclusive salas vip das salas vip.

https://www.reddit.com/r/investimentos/comments/1bo5116/qual_o_seu_melhor_cartão_e_porque/

E por fim, o assunto era a governança da corretora, apesar das opções acima, o cartão é bom mesmo e se o Nubank crescer 2000% vou lucrar, quero mais que de certo, mas desconheço banco que cresce emprestando para inadimplentes, precisa bem mais que isso.