Sugestão de mensagem fixa ao Transferir dinheiro

Boa tarde comunidade, tudo bem com vocês?

Venho aqui deixar uma sujestão que acabei de ver em outro banco. Acredito que ajudaria muitas pessoas a evitarem tomar algum tipo de golpe por descuido.

A ideia é basicamente colocar uma mensagem fixa antes de transferir o dinheiro algo do tipo:

“Você conferiu todos os dados?”
“Ou Ja se certificou que realemente esta transferindo para a pessoa que deseja”
“Ou Cuidado com o golpe do WhatsApp clonado, certifique-se que esteja transferindo para a pessoa que deseja (Esta eu vi no app vizinho)”

Seria isso mostrar um aviso, alerta para o usuario, porque as vezes fazemos algo no automatico e nem nos damos conta disso. Um alerta ajudaria.

No meu caso eu iria transferir para uma instituição de combate ao cancer que sempre transfiro todos os meses, mas quando vi a mensagem, me fez voltar e conferir se o nome da instituição estava correta…

Bom é só uma dica que gostaria de amadurecer com vocês, o que acham?

18 curtidas

Gostei da sugestão, de fato ela é muito boa pra reforçar a certeza do que estamos fazendo. Mas pode ter certeza, que ainda vai aparecer gente dizendo que fez uma operação errada, ou fez sem querer, (mesmo tendo passado por trocentas telas tendo confirmado com a senha) pelo simples fato da falta de atenção.

12 curtidas

Curti essa ideia! Desde que comecei a usar o Pix costumo sempre antes de fazer qualquer transferência, verificar as informações se procedem com o destinatário, mas sei que infelizmente não é a mesma coisa de muita gente que acaba às vezes caindo na inocência de transferir sem verificar com antecedência.

Seria interessante um pop-up perguntando, mas eu acho que o Nu atualmente também tem um bom mecanismo, porque nas 3 telas para confirmar o envio do Pix, em todas mostra o nome.

11 curtidas

Isso mesmo @ranielreis. Isso acenderia um alerta na cabeça de quem vai transferir, fazendo nós mesmo indagar: Será que estou transferindo para a pessoa certa?

Com o aumento do WhatsApp Clonado as vezes uma pessoa se passando por um amigo e pedindo dinheiro, faz a gente pelo costume de ajudar acabar efetuando uma transferencia sem perceber. Com este alerta geraria um quetionamento na mente da pessoa para pedir um audio ou algo do tipo antes de transferir.

Aquele ditado: “se tem um aviso é porque tem historia.”

7 curtidas

Eu acho uma ideia excelente, mas que a despeito do aviso, muita gente vai simplesmente continuar a transação sem ler e vir aqui reclamar depois :sweat_smile:

17 curtidas

Pura verdade. Proteger a pessoa dela mesma tem limite.

A despeito disso, eu ainda acho positiva a sugestão, mas sempre fico pensando que a cada alerta que vai sendo incluído no app antes da confirmação de uma transação, a operação vai ficando cada vez mais tediosa e ineficiente para aqueles que já têm a consciência e a disciplina de confirmar as informações antes de prosseguir.

17 curtidas

Realmente, penso que tivesse uma opção de marcar para continuar, inibindo que saísse clicando em “Confirmar”, ainda teria gente que reclamaria da questão de praticidade, já que precisaria fazer um processo a mais.

A ideia do tópico é excelente, acredito que poderia diminuir um pouco esse problema que acontece com frequência, mas as reclamações sempre existirão, achar um meio termo entre segurança e praticidade é difícil. :smiling_face_with_tear:

Estava pensando sobre isso quando li a sugestão, mas se tiver uma opção no aplicativo que permita você (em plena consciência) desabilitar esse aviso, resolveria para quem já toma esse devido cuidado.

9 curtidas

Boa! O famoso “não exibir mais esse aviso”.


:warning: Certifique-se de conferir todas as informações antes de confirmar a transação!

:black_square_button: Não exibir esse aviso novamente
[ botão “Prosseguir” ]

8 curtidas

Acho uma ótima sugestão! :slightly_smiling_face::handshake:

15 curtidas

Concordo plenamente!
Uma boa ideia para ajudar a prevenir as cagadas dos desatentos (ou não né?), mas com certeza vai tornar a usabilidade do App muito mais chata, para os disciplinados.

6 curtidas

Sinceramente não curtiria esse aviso não, como já disseram ficaria entediante e as pessoas começariam a ignora-lo, quando se digita a chave pix já puxa o nome do beneficiário, parte de seu CPF e a instituição que receberá o pagamento. É de responsabilidade de quem faz o pix prestar atenção e conferir as informações antes de enviar

5 curtidas

Creio que uma opção para não receber esse alerta possa solucionar, mas é como você mesmo pontuou, ao menos no Nubank (foi o que testei), foi mostrado 3 vezes o nome do destinatário, então foram 3 avisos ignorados que podem custar um prejuízo grande. É uma opção que infelizmente não seria necessária se olhassem com calma. :pensive:

6 curtidas

Isso mesmo, se a pessoa ignora 3 vezes, vai ignorar a 4, se não aprende através de avisos aprende perdendo dinheiro.

6 curtidas