Entendi perfeitamente, @Renaato. Muito obrigado por explicar de forma tão esclarecedora.
Agora sim, sua sugestão faz muito sentido. Parabéns pela sugestão e pela visão de melhoria.
Entendi perfeitamente, @Renaato. Muito obrigado por explicar de forma tão esclarecedora.
Agora sim, sua sugestão faz muito sentido. Parabéns pela sugestão e pela visão de melhoria.
Sou cliente UV e tenho acesso ao saldo compartilhado. Porém, ele não gera rendimentos.
A minha ideia é poupar junto com uma caixinha compartilhada. Não necessariamente precisa ser no espaço família, pode ser uma caixinha compartilhada em que se convida outras pessoas clientes do Nubank a juntar dinheiro e render.
Por exemplo, um casal que quer economizar para comprar um carro. Criam uma caixinha compartilhada e vão juntando o quanto podem, até chegar no objetivo, com rentabilidade ao longo do tempo.
Outro exemplo, um grupo de amigos que vão fazer uma viagem e criam uma caixinha compartilhada, para ir juntando o dinheiro da viagem e ir rendendo.
Sugiro que quem criar a caixinha compartilhada é o administrador dela, e pode convidar mais pessoas ou excluir as pessoas. Porém, quando alguém sai ou é excluído da caixinha, tudo que ela contribuiu e mais os rendimentos dela voltam para a conta de origem.
É basicamente isso, o que acham?
O administrador da caixinha compartilhada é que pode gastar o dinheiro.
Na prática, é como se fosse uma caixinha do administrador mas outras pessoas podem contribuir.
A qualquer momento alguém que faça parte da caixinha compartilhada pode sair, e levar junto tudo que contribuiu, independente do consentimento do administrador.
Achei excelente sua ideia. Acho que seria usado por muitos.
No inter tem um investimento que vc habilita convite particular ou livre
Particular e bom que so entra pessoas que vc conhece e que vc de o link
Uma ideia legal e seria uma funcionalidade que usaria. Entendo como uma vaquinha virtual 2.0 e a cereja do bolo é se caso um dos participantes sair ele resgata o valor que contribuiu!
É uma ideia interessante. Gostaria muito de ter uma caixinha compartilhada com minha esposa, destinada para os gastos com os filhos, e ainda rendendo melhor ainda!
Ideia interessante. Gostaria de ver ela em prática.
É redundante. Você pode enviar a grama para o adm e ele mesmo direcionar a caixinha.
Olá comunidade, venho aqui compartilhar mais um desejo pessoal mas que pode vir a ser de grande utilidade para muitos.
Eu possuo uma caixinha chamada de “Meu PC” e atualmente só conseguimos definir uma única meta de valor, por conta disso eu coloquei um valor aproximado do que eu espero gastar mas acabo utilizando de planilhas a parte onde separo valores para placa mãe, placa de vídeo, memórias, armazenamento e outras peças de forma mais organizada.
O que eu gostaria de ter na caixinha é a possibilidade de criar diversas metas de valor, como dito acima por exemplo uma para cada peça com o valor que espero gastar, mas que eu possa editar o valor ou remover se trocar ideia do que essa caixinha vai incluir.
“Meu PC” é um nome genérico e inclui vários objetivos menores dentro dele. Eu não quero ter que criar uma caixinha para cada componente só para me manter organizado então a possibilidade de micro gerenciar os objetivos das caixinhas seriam muito bem vindas.
O objetivo total quando você acessar poderia exibir a soma dos pequenos objetivos, mas permitir que veja separado, poderiam haver “prioridade” na caixinha para depois que for criado os objetivos e você for ver o valor guardado separado conseguir ver preenchendo na ordem que você colocou, ou mesmo dividir o valor que for rendendo / depositando entre todas as pequenas metas, poderiam haver alertas quando atingir um dos pequenos objetivos.
Além de “Meu PC” eu estava por criar uma caixinha para planejar uma viajem e novamente me deparei com mini objetivos para essa caixa como um todo. Como separar o valor das passagens aéreas do valor de hospedagem e gastos esperados para o lazer, um opcional seria um valor extra para emergências, tudo em uma única caixinha para “Viajar” mas com meus pequenos objetivos definidos dentro dela.
Acredito que seja isso, me contem vocês o que acham da ideia e o que pode ser melhorado, se é uma ideia ruim ou se ficaria confuso essa forma de distribuição.
A ideia é legal, mas precisa entender qual o seu perfil de investidor. Por exemplo, tem investimentos que pagam mais nas caixinhas por ficarem travadas, mas realmente é para objetivos, sem ter a necessidade de resgatar a qualquer necessidade?
Tudo vai depender da sua mentalidade investidora e se não vai precisar desse investimento para qualquer emergência. Parece clichê falando isso, mas na hora que imprevistos vem, ai tira da caixinha. Porém, se escolher o investimento errado, ele fica travado até o final do vencimento.
E por isso que no final depende. Mas, quanto mais deixar, mais retorno tem…
Difícil dizer se é um ideia boa ou não, eu não me interessava muito quando criaram as caixinhas, hoje já as utilizo separando alguns objetivos e previsão de gastos.
Então para mim não vejo essa necessidade de esmiuçar ainda mais as caixinha, pois quando tenho um objetivo eu enxergo o valor total do objetivo que preciso, e não o de cada parte individual desse objetivo.
Gostei da ideia, @AnderTk.
Comigo também foi assim, @William_Peixoto. Hoje em dia, utilizo bastante.
@AnderTk Entendi sua dificuldade e acho que a melhor forma para você se organizar financeiramente eh:
Te recomendo isso pois as caixinhas do Nubank são estruturadas de acordo com os objetivos e não com as etapas destes objetivos (pelo menos por enquanto). De uma forma ampla e genérica. Ex.: viagens, estudos, dividas, etc.
Lógico que nada impede de criar caixinhas mais específicas para detalhar um pré-requisito de um objetivo financeiro (ex. Componente) mas acredito que não seria muito prático.
Abraço.
Achei sua ideia legal e nova, tomara e seja considerada pela equipe de desenvolvimento.
Concordo que as planilhas seriam mais indicadas para esse caso.
Não é. Pois com a caixinha compartilhada você pode retirar sua contribuição, o que não acontece se você simplesmente enviar o dinheiro para alguém. Além disso, na caixinha compartilhada haveria visualização para todos os envolvidos (creio que não falei disso ainda), da mesma forma que o saldo compartilhado do espaço família, o que não ocorre se você transferir o dinheiro, caso em que a visualização fica restrita a quem recebeu o dinheiro e aplicou.
Inclusive, a Revolut tem função similar, com os ditos cofres:
Destaco o trecho:
Além disso, há a opção “Cofre para Grupos”, em que você pode juntar o dinheiro para objetivos com amigos que também tenham uma conta Revolut.
Nunca usei o cofre para grupos do revolut quando tinha conta por lá, mas acho algo interessante.
Seria ótimo se o dinheiro guardado tivesse um mecanismo automático para transferir os rendimentos fracionados (valores quebrados) para uma das minhas caixinhas ou distribuí-los entre elas.
Dessa forma, o valor principal guardado permaneceria sempre em números inteiros, e minhas caixinhas estariam constantemente sendo alimentadas.
é uma boa sugestão !