Aqueles que não utilizam uma conta remunerada isenta de IOF para gerenciar seu dinheiro mensal acabam perdendo uma quantia considerável. No ano passado, minha movimentação financeira do dia a dia pelo Iti Itaú totalizou R$ 435,40, e isso sem considerar o Mercado Pago e o 99Pay, que também utilizei. Essa quantia teria sido perdida se estivesse na conta corrente ou na reserva de emergência do Nubank.
Podemos dizer que, no meu caso, o Nubank cobraria uma taxa de conta de R$ 435,40, ou seja, aproximadamente R$ 36,28 por mês.
Realmente dói ver os rendimentos irem embora por conta do IOF, mas vejo isso até como um assunto adicional. Se abrissem a possibilidade de realizar pagamentos com as caixinhas, já seria uma vitória para os clientes (que ganhariam com a comodidade de não ter que fazer engenharias financeiras mirabolantes).
Fiz um comparativo entre o 99Pay q está pagando 130% do CDI com liquidez diária e o RecargaPay que está pagando 103%. E o rendimento no RP é mais alto acreditem. E o melhor, independente do horário q vc coloca o dinheiro, pode ser as 23H da noite, no dia seguinte logo de manhã já temos o rendimento. O RP não cobra IOF nem IR, os ganhos são bonus e não uma aplicação, por isso não precisa nem declarar. Já o do 99Pay q é pra ter liquidez diária deve cobrar alguma coisa, deve ser o IR e precisa declarar os ganhos.
Então não existe nenhuma opção melhor que o do RP
Antigamente conseguíamos ver o rendimento mensal do valor na conta, porém já não é mais possível.
Acho que seria uma ótima ideia podermos visualizar o rendimento de cada mês e também diário de cada caixinha que temos, podendo esse também ser válido para a visão geral das caixinhas. Atualmente só conseguimos ver o rendimento total de cada caixinha individualmente ou o grupo dela, ou ver rendimento por depósito, porém não acho nada intuitivo. (Espero que consigam me entender)
A opcao nao foi excluida, apenas mudaram de lugar. Agora você consegue acessá-la no ícone roxo ao lado direito do histórico de compras. É um icone de escadinha, roxo.
O grande problema nisso é que como recentemente mudaram o rendimento para rendimento bruto (considerando impostos) a visualização está bem distorcida. Acho que se o propósito das caixinhas é auxiliar na gestão financeira, deveriam reverter isso ou ao menos mostrar em maior destaque o rendimento líquido do mês ou do dia, do contrário mesmo com a visualização que você está sugerindo teríamos que recorrer à calculadora para ver de fato quanto dinheiro ganhamos no período.
Uma sugestão de melhoria para as caixinhas seria o prazo de vencimento da caixinha reserva de emergência com resgate imediato
Acharia ideal se o nubank aumentasse o prazo de vencimento de 2 anos para 4 ou 5 anos , visto que a média do mercado são 3 anos
Com o vencimento maior seria ideal para deixar o dinheiro da reserva de emergência para o juros compostos trabalhar a nosso favor, em vez de ter o resgate automático (caso não usar o dinheiro) descontando IR de 15% a cada 2 anos e voltando para a maior alicota de 22,5% reiniciando o investimento, seria ideal poder deixar o dinheiro permanecer rendendo por 4 ou 5 anos na menor alicota de 15% de acordo com a tabela regressiva.
Oi @Renaato, eu não entendi muito bem a ideia.
A caixinha de “reserva de emergência” tem exatamente esse nome pela importância de ter o resgate imediato.
Como seria isso de 2 a 4 anos?
Então a caixinha reserva de emergência continuaria com resgate imediato podendo resgatar qualquer dia qualquer hora
A ideia é aumentar o prazo de vencimento 2 anos para 4 ou 5 anos, atualmente quando você deposita um dinheiro e não utiliza o mesmo esse dinheiro é resgatado automaticamente quando chegar no prazo de 2 anos o IR é descontado automaticamente 15% e preciso reinvestir novamente começando na alicota máxima de 22,5% até chegar no prazo de 2 anos novamente e ser resgatado e assim sucessivamente.
Então se o prazo máximo fosse de 4 a 5 anos seu depósito caso você não utilizasse o dinheiro permaneceria rendendo na alicota mínimo de 15% do IR de acordo com a tabela regressiva até ser resgatado automaticamente caso não utilizasse o dinheiro
A ideia é essa quanto mais tempo o dinheiro ficar parado menor é o IR descontado dos rendimentos.