Tesouro Selic dúvidas

A taxa Selic caindo afeta meu investimento em que sentindo ? De render menos só , ou posso até perder o dinheiro que eu investi lá ?

2 curtidas

A diminuição da taxa SELIC provoca uma diminuição no rendimento de qualquer aplicação que tenha essa taxa como base.

Investimentos que rendam acima ou abaixo da taxa SELIC não necessariamente são bons ou ruins. É necessário fazer uma análise dos investimentos.

Normalmente, deve-se considerar os possíveis impostos que podem ser cobrados sobre o investimento. Um investimento onde são cobrados impostos pode ter desempenho melhor que outro sem imposto, e vice versa.

A taxa SELIC e a inflação estão diretamente ligadas.

A taxa SELIC tem como objetivo principal o controle dos preços em uma economia. Ou seja, a SELIC objetiva controlar a inflação. No Brasil, nosso principal indicador de inflação é o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que é divulgado mensalmente pelo IBGE.


Aplicações em renda fixa normalmente têm o seu desempenho atrelado ao CDI, que por sua vez é influenciado pela Taxa Selic.

Basicamente, os ativos de renda fixa se diferenciam pela forma de remuneração, sendo classificados como:

  • Títulos Prefixados, cuja taxa de retorno é definida no momento da aplicação;
  • Títulos Pós-fixados, atrelados a um índice de referência, como a Selic, e com rendimentos conhecidos apenas no vencimento do papel;
  • Títulos Híbridos, que mesclam as duas formas de remuneração.

Abaixo estão listados alguns investimentos de diversas categorias que estão diretamente ligados a SELIC:

  • Tesouro SELIC;
  • Tesouro IPCA;
  • CDB (Crédito de Depósito Bancário);
  • CRA (Certificados de Recebíveis Agrícolas);
  • CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários);
  • LCI (Letras de Crédito Imobiliárias);
  • LCA (Letras de Crédito do Agronegócio);
  • Debêntures (Título de dívida que gera um direito de crédito ao investidor);
  • Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs);
  • Fundos de Investimento;
  • Poupança;
13 curtidas

Não perde não, @Igoroliveiraa. Fica tranquilo. :slightly_smiling_face:

5 curtidas

Enquanto a Selic estiver maior que 0 (zero) vc estará tendo rendimento.

2 curtidas

Ou seja sempre

Obrigado meu amigo , outra dúvida que tenho e se é cobrado alguma taxa de alguma coisa para investir no tesouro Selic , se sim já é descontado automaticamente sobre o investimento ou é algo que a gente tem que fica atento para pagar

Sim.
Porém (sempre tem um porém! :sweat_smile:), isso não significa que o rendimento é real (acima da inflação).

A poupança é um bom exemplo de investimento com base em SELIC que, na maioria das vezes, perde para a inflação.

4 curtidas

Em economias estáveis, as poupanças deveriam render acima da inflação por força de lei. Já que é o tipo de investimento mais usado por pessoas de baixa renda.

1 curtida

Aqui no Brasil, os governos anteriores alteraram a maneira de rendimento da poupança, fazendo com que se torna-se o pior tipo de investimento. Antes dessas alterações, a poupança rendia acima da inflação, com rendimento real.

2 curtidas

Inclusive, o rendimento das contas do FGTS e das aposentarias também rendem abaixo da inflação. Tanto que agora tem projeto no congresso para que ambas as contas tenham sempre um reajuste que permita terem rendimento real, acima da inflação.

3 curtidas