Valor disponível negativo no cartão

Como o limite do meu cartão de crédito é pequeno e as compras que faço são sempre maiores do que o limite, tenho que pagar a fatura antes mesmo de utilizar o cartão.
Geralmente as lojas oferecem parcelamento sem juros, então costumo dividir.
Exemplifico: O limite é de R$ 220,00, a compra é de R$ 1000,00, então pago o cartão com R$ 880,00 (e o limite fica zerado), sendo a compra parcelada em 5x R$ 200,00. Somente no último mês é que terei que pagar R$ 220,00 referente ao limite do cartão. Até aí tudo certo.

Quando tento aumentar o limite aparece que estou com - R$ 880,00 (estou chutando este valor, mas ele é negativo). Por que aparece um valor negativo?

Para complicar, se faço uma consulta (no Serasa, por exemplo), aparece que estou devendo R$ 880,00 (novamente estou chutando este valor). Por que o Nubank informa que estou devendo se já paguei antecipado?

Já perguntei isso duas vezes à atendente do Nubank. Ficaram de passar esta questão ao responsável, mas continua com valor disponível negativo.

1 curtida

O valor negativo é referente ao crédito que você tem, pois adicionou no limite do cartão, significa que não terá que pagar a fatura, se o saldo fosse positivo seria um valor que deveria pagar.

Sobre o Serasa, você pode contestar com eles essa informação do site, para corrigirem.

5 curtidas

Provavelmente pq o valor fica preso até pagar a última parcela

5 curtidas

O valor negativo é referente ao valor adicionado.

Sobre o Serasa, é realmente um erro deles. Basta notificá-los que eles arrumam.

4 curtidas

Eu quero sebar o limite do meu cartao

1 curtida

Isso aparece no próprio aplicativo. Você já tentou verificar lá?

3 curtidas

Sim, fica preso, mas não estou devendo (já foi pago)

Não sei se entendi. O valor pago foi adicionado ao limite, mas diminuído o valor da compra feita.

Antes da compra ser feita, acho que o saldo estaria positivo e não deveria pagar (pois já paguei).

Quanto ao Serasa, acho que essa informação foi passada ao Serasa pelo Nubank, pois acho que o Serasa não teria como entrar na base de dados do Nubank.

Sim, oq quis dizer é q a informação do valor do limite fica preso até pagar a última parcela, aí depois quando finalizar vai voltar a mostrar seu limite normal
Como esse foi um valor q vc adicionou, acaba mostrando como negativo, mas não quer dizer q precisa pagar novamente (a não ser q vc usou a opção de transformar saldo da conta em limite, esse sim, vc paga a fatura e pode resgatar o valor de volta depois)

Acho que não entendi. O valor fica negativo quando faço um pagamento? Se for isso mesmo não deveria ser o contrário?

Se fosse assim, quando pago R$ 880 o limite passa a ser de R$ 1000,00 e não -R$ 1000,00.

Quando você vai ajustar o seu limite e vê ele em -R$880 quer dizer que ele era R$120, e fazendo um pagamento antecipado você conseguiu fazer uma compra de R$1.000.

Logo, o seu limite está em -R$880.

Me desculpe, mas não consigo entender deste jeito.

Se eu comprar algo cujo valor é a soma do limite que o Nubank me dá mais o valor pago antecipado, meu limite passa a ser zero(e não negativo), ou seja, não posso usar o cartão pois o que tinha eu gastei.

Exemplificando:
Limite de R$ 120,00
Pagamento antecipado de R$ 880,00
Posso comprar algo por até R$ 1000,00 (120+880)
Se eu compro algo por R$ 1000,00 fico com limite de R$ 0,00, ou seja, não posso usar o cartão, e não limite de -R$ 880,00.

Para mim, limite positivo é o valor que posso gastar. Limite negativo é quando eu devo ao banco, pois ele me emprestou dinheiro.

Só consigo entender deste jeito e, acredite, gostaria de entender seu ponto de vista.

O limite negativo quer dizer que você extrapolou aquele valor do seu limite.

Se o seu limite é R$120 e você usou R$1.000, então seu limite é de R$880 negativos. A medida que você for pagando as parcelas ele vai sendo liberado.

Limite positivo é limite disponível para gastar. Limite negativo é limite excedente que você usou.

Desculpe, mas essa é o melhor jeito que consigo explicar. Talvez eu não esteja conseguindo me expressar da melhor forma.

1 curtida

Endy, concordo totalmente com você se eu já não tivesse pago R$ 880,00 antes de ter comprado algo por R$ 1000,00.

Excetuando-se o valor de R$ 120,00 que terei que pagar daqui a uns meses, todas as parcelas já foram pagas antes mesmo ter feito a compra. É esta parte que não consigo entender

Talvez esteja aí o ponto que você não está entendendo.

Apesar de você já ter pago esses R$880, eles serão cobrados de forma parcelada e sendo acrescidos parcela a parcela a esse limite negativo.

Logo, na realidade, você ainda não pagou a compra. Mas se quiser, dá pra adiantar as parcelas no app e quitar tudo de uma vez.

2 curtidas

Endy, graças à você resolvi a questão: adiantei todas as parcelas!

Se for isso mesmo, além do Nubank dizer que estou devendo R$ 880,00 (mesmo eu já tendo pago), ele também deve usar essa minha “dívida” para não subir meu limite e, pra piorar, avisar ao Serasa desta “dívida”. São só achismos meus, mas que podem ser verdade.

De qualquer maneira, Endy, obrigado pela sua paciência :slight_smile:

Que bom que conseguiu esclarecer e resolver a questão @Rudolf!

Tenha um ótimo dia! :wink:

Nossa obrigado, eu estava pra ficar louco com isso agora eu entendi perfeitamente.

1 curtida

Que bom que conseguiu entender @Alan_Vanzeler! :clap:

Ah, e seja bem-vindo à NuCommunity! :tada:

Meu limite ta negativo, so que paguei a primeira parcela do acordo que fiz e nao liberou continua negativado pq?