Valor NCN em 28.12.2023!

Galera, não encontro o valor unitário da NCN para colocar a posição em reais no IRPF no campo de R$ em 31.12.2023. Alguém conseguiu o valor para multiplicar pela quantidade disponível do demonstrativo? O informe da NuConta não atribui valores, somente quantidade. Abraço!

2 curtidas

Olá @MarcelloLuz

No app só encontrei a cotação em 27/12/23.

Mas talvez algum colega tenha essa informação, vamos aguardar. :handshake:

8 curtidas

Opa! Importante lembrar que, na declaração de bens, o bem deve ser declarado pelo valor de aquisição. Não importa o quanto o NCN estava valendo em 28/12/2023, ou 31/12/2023. Importa o quanto você pagou pelos que NCN que você tinha em 31/12/2023.

Em tempo, não é necessário informar o custo unitário na declaração de bens e, sim, o custo total da sua carteira. Esta informação, obtida pelo método UEPS, está no informe do Nubank. Eu, pessoalmente, prefiro fazer pelo método do preço médio e estou fazendo as minhas próprias contas.

É importante, sim, saber o custo unitário na hora de vender, para conseguir apurar se houve lucro na operação e, se for o caso, fazer o devido recolhimento.

11 curtidas

Adotei o preço de aquisição na declaração de NCN no meu IR.

7 curtidas

Entendi, mas não tem valor de aquisição no meu demonstrativo :slight_smile: e agora? pq o IR pedi os valores de antes (31/DEZ/2022) e o de 2023.

2 curtidas

Se você recebeu Nucoin (NCN) somente através de AirDrop e Coinback (ou seja, não efetuou nenhuma compra), então não tem valor algum de aquisição para declarar.

1 curtida

Entendi. Mas, para a gente te ajudar estamos com 2 respostas.

  • 1 Eu entendi que não tem valor no seu demonstrativo para declarar Nucoin. No caso, no extrato ou no informe?

  • 2 o @laetemn entendeu que você recebeu via airdrop, com isso congelou e recebeu coinback, certo?

Queremos saber, você comprou nucoin ano passado? Tipo, deu seus R$ em troca de receber NCN? Pois, se você não desembolsou nada e informa que na aquisição é zero. Você pode declarar como 0,01.

Logo, a intenção é demonstrar a receita que você tem cotas de um ativo como Nucoin, mas que não pagou nada por eles.

Fica a seu critério, caso comprovado de não ter valor algum, não precisar declarar.

Lembrando que deve analisar todos os ativos (investimentos), casa, carro, plano de saúde se você está isento deles também…

No mais, se tiver patrimônio, além dos investimentos recomendo procurar um contador para você consulta-lo.