Vem aí a 11ª ENEF - 13 a 19 de maio de 2024

Obrigado por compartilhar @andrezzacastro78! :handshake:

7 curtidas

Por nada, @Julian_Lopes!

Ficarei acompanhando, @ThiagoMoura; quando a programação for publicada, informo aqui.

7 curtidas

Obrigado :pray:

5 curtidas

Para ser um resultado mais efetivo e duradouro a educação financeira precisa iniciar o mais cedo possível e se prolongar ao longo de toda à educação básica. Concordo plenamente com o @Lucas.R.

Embora isso seja o ideal, também na minha avaliação, não podemos ficar de braços cruzados e temos que difundir a educação financeira aos adultos e idosos, sempre. Aqui embora os resultados positivos sejam mais difíceis, em vários casos, há sucessos incríveis, como relatado pela @andrezzacastro78. Nesse aspecto, não podemos desistir nunca e sempre temos que ser teimosos mesmo @andrezzacastro78.

Trabalhando as duas ideia, a do @Lucas.R e a da @andrezzacastro78, a educação financeira será um sucesso e certamente melhorará a vida do nosso povo.

Parabéns à vocês dois pelas contribuições. :slightly_smiling_face::slightly_smiling_face:

3 curtidas

Mesmo que é importante a educação começar desde cedo, ainda dá pra aprender com qualquer idade, mesmo que possa existir alguma dificuldade maior, mas conhecimento é algo que é possível aprender com qualquer idade, desde que tenhamos perseverança e paciência :pray:

4 curtidas

Isso mesmo @ThiagoMoura. :slightly_smiling_face:

Olha aí. :slightly_smiling_face:

3 curtidas

Como comentei… Aprender sim, manter o aprendizado não.


Ser educador financeiro demanda esforço. Não é apenas uma questão de sair das dívidas (para quem as tem) e começar a economizar. Há sempre mais a considerar.

Dentro da educação financeira, depois de conseguir poupar, é recomendado iniciar nos investimentos para que o dinheiro possa trabalhar para você. Isso inclui aplicações iniciais em RDB ou CDB para metas específicas, como construir uma reserva de emergência em CDB com liquidez diária, entre outras opções.

Minha experiência, especialmente trabalhando com isso na MP, me mostra que tudo que digo sobre esse tema tão sensível não é mera conjectura. Também é influenciado por exemplos de familiares, como meus avós (que ainda trabalham) e tios, que tiveram experiências financeiras diversas ao longo da vida.

Ensinar alguém mais experiente do que você não é tarefa fácil (com exceções, é claro). Embora não se possa generalizar, tentei compartilhar meus conhecimentos com meus pais e até mesmo com professores da instituição em que trabalho. No entanto, muitas vezes, ao perguntar se sobra R$50,00 por mês, ouço respostas como “Você não é pai/mãe para saber que não sobra”, o que evidencia a resistência à mudança de hábitos financeiros.

Nessa aplicação prática, é preciso perseverar, repetindo as informações até que a pessoa esteja receptiva. Nem todos estão dispostos a admitir os erros financeiros que cometem.

Em geral, quando sobra um pouco de dinheiro, a primeira reação é pensar em gastá-lo imediatamente. É por isso que sempre recomendo abrir uma conta no Nubank como um primeiro passo, pois facilita o processo e oferece uma base para começar a organizar as finanças.

Por isso sinto a falta do organizador que tinha no app, ajudava demais a dar o primeiro passo. Saber quanto gastou. Era uma ferramenta que oferecia esperança e motivação para progredir financeiramente.

2 curtidas

Boa noite, galera,

Aprecio muito essa troca de opiniões, mesmo que eu tenha entrado no momento errado ou no post errado…

O Instagram me recomendou um vídeo (não sei por que) de um influenciador que sigo, mas não acompanho regularmente…

E nesse vídeo, ele abordou o tema da educação financeira de forma bastante interessante. Foi uma reportagem perfeita sobre o assunto.

Resumo do vídeo

O objetivo principal do vídeo foi apontar onde está o fracasso da educação financeira no país.

Em resumo, está na ausência daquilo que estamos fazendo agora: uma comunidade.

Trocar informações e opiniões é crucial. Minha perspectiva não reflete necessariamente a realidade de todos, da mesma forma que os outros aqui não vivenciam minha realidade. No entanto, o que todos temos em comum é o desejo de ajudar uns aos outros.

  • Se todos contribuírem com sugestões, debates e orientações, a educação financeira estará completa.

Para não me estender muito, o influenciador é o @dinheirocomvoce (vídeo publicado em 17/03/23 - até os 28 minutos), que apresenta uma visão interessante dessa realidade…

Não estou buscando clickbait ou algo do tipo…

Apenas seja o mentor que a família precisa, seja intrometido, pergunte a vida financeira dos seus pais, fale indiretamente sobre ter conseguido de verdade a construir metas… Logo alguém vem te procurar.

Não cobre pelo amor de Deus.
Assim como você um dia precisou, aquele ente precisa agora e não teve a dificuldade que você teve de pegar bons conteúdos e colocar em prática.

Estou desde 2020 aprendendo sobre educação financeira e nunca para… Ajudei meu primo como disse no comentário anterior e hoje ele persiste em me ajudar com a minha saúde (personal trainer :cry:)

Ah… Não recomenda investimentos esse você precisa orientar pra comprar algum curso ou conteúdo gratuito que te ajudou, pois o negócio é bem mais embaixo. E esse precisa realmente conhecer o suitbility da pessoa…


Conclusão

É importante compreender que todos nós necessitamos de um mentor para esclarecer dúvidas, oferecer auxílio e praticar boas práticas de educação financeira (como o controle das emoções).

E aqui, temos acesso gratuito a tudo isso, com pessoas como eu, @andrezzacastro78 e outros que conhecem e praticam diariamente a educação financeira.

1 curtida