Uma observação minha com 8 anos de escola, 27 anos como filho de educadores.
Estou na educação de base a tanto tempo que nem sei como descrever aqui sobre Educação Financeira. Não vai dar certo
A ABNCC implementou a educação financeira no fundamental 1, mas como capítulo de matemática.
Eu achei surreal, um avanço. Porém a partir do fundamental 1 não tem mais esse conteúdo e não tem no ensino médio.
Nada adianta você aprender algo e não praticar, sem falar que a maturidade são níveis diferentes, assim como nos replicam o mesmo conteúdo até você prestar ENEM.
O que resolve? Educação financeira de base.
E com a minha formação em User experence posso dizer que a linha de observações sobre o usuário é incrível. Nada adianta produtos que faça jus a economia se não pegar do berço.
Imagina o Nubank ensinando passo a passo como economizar e sendo corrigido a todo momento o que não gastar? Então pense quantos teriam a paciência, seriam capazes de não criticar o banco, fazer tumulto em foruns, entre outros… O mínimo.
Sabe pq?
E como você ter auto escola sabendo dirigir. Você pra tirar o costume errado para aprender o certo é muito complicado.
E tomar decisões pros clientes vão contra o princípio da proteção de uso dos dados… Um rolo enorme.
O Nubank aplica educação financeira sem você perceber, mas na forma deles sem arrancar dinheiro dos clientes para lucrar em cima.
Como?
Barram empréstimos, limite de crédito não é todo mundo e etc.
Sei que tem uma inteligência por trás, mas gostam de segurar ter vasto lucro pra acostumar os clientes como eles funcionam… Porém ela também oferece melhores oportunidades. Como programas do cartão de crédito (igual do 2° semestre passado), Nucoin para receber algo (ta no começo) entre outros…
Então, por fim não veremos educação financeira na lata tão cedo que é ensinar a sair das dívidas, criar metas e mudar o mindset.
Se não mudar a mente, pegar o código, volta a fazer m… com o dinheiro novamente. Igual vício…
Enfim…