Vem aí a 11ª ENEF - 13 a 19 de maio de 2024

Oi, pessoal!

Vem aí a 11ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que será realizada de 13 a 19 de maio de 2024 com o tema “Proteção Financeira”.

A ação acontece, anualmente, desde 2014, de forma presencial e online, com a participação de diversas instituições e também pessoas físicas. Já divulguei aqui algumas edições anteriores.

Será que a Nu vai se juntar a essa importante ação este ano?

Fonte: Semana ENEF — Semana Nacional de Educação Financeira

25 curtidas

Que bacana! Anotadíssimo, vou acompanhar :purple_heart:

12 curtidas

Obrigado por compartilhar :clap:

14 curtidas

Bacana!
Trarei atualizações aqui no tópico também quando a programação começar a ser divulgada.
Acho esse evento muito bacana!

11 curtidas

Acho o tema escolhido super importante e vem bem a calhar, né @ThiagoMoura? Muito alinhado com as últimas discussões aqui na comunidade sobre o cuidado para evitar golpes.

11 curtidas

Sempre! Falar sobre isso é fundamental e essencial :clap:

10 curtidas

Gostei do tema, muito importante para os dias atuais! Obrigado por compartilhar! :purple_heart:

9 curtidas

Verdade, @Oliwa!
Muito necessário!
Os golpistas se especializam a cada dia.
É preciso orientar a população como se proteger financeiramente.

6 curtidas

Concordo plenamente! :purple_heart:

7 curtidas

Muito bom @andrezzacastro78 obrigado por compartilhar. Também vou querer acompanhar. Esse assunto é muito importante. Já salvei nos favoritos para não perder.

6 curtidas

Bacana, @MaxC!
Ficarei acompanhando.
Quando a programação for publicada, eu pretendo postar aqui no tópico.

9 curtidas

Excelente! :purple_heart:

7 curtidas

E como viu

5 curtidas

Educação financeira,uma necessidade.

7 curtidas

Que dica ótima, @andrezzacastro78. Muito obrigado por compartilhar! Vou acompanhar o evento! :purple_heart:

7 curtidas

Uma observação minha com 8 anos de escola, 27 anos como filho de educadores.


Estou na educação de base a tanto tempo que nem sei como descrever aqui sobre Educação Financeira. Não vai dar certo

A ABNCC implementou a educação financeira no fundamental 1, mas como capítulo de matemática.

Eu achei surreal, um avanço. Porém a partir do fundamental 1 não tem mais esse conteúdo e não tem no ensino médio.

Nada adianta você aprender algo e não praticar, sem falar que a maturidade são níveis diferentes, assim como nos replicam o mesmo conteúdo até você prestar ENEM.

O que resolve? Educação financeira de base.

E com a minha formação em User experence posso dizer que a linha de observações sobre o usuário é incrível. Nada adianta produtos que faça jus a economia se não pegar do berço.

Imagina o Nubank ensinando passo a passo como economizar e sendo corrigido a todo momento o que não gastar? Então pense quantos teriam a paciência, seriam capazes de não criticar o banco, fazer tumulto em foruns, entre outros… O mínimo.

Sabe pq?
E como você ter auto escola sabendo dirigir. Você pra tirar o costume errado para aprender o certo é muito complicado.

E tomar decisões pros clientes vão contra o princípio da proteção de uso dos dados… Um rolo enorme.

O Nubank aplica educação financeira sem você perceber, mas na forma deles sem arrancar dinheiro dos clientes para lucrar em cima.

Como?
Barram empréstimos, limite de crédito não é todo mundo e etc.

Sei que tem uma inteligência por trás, mas gostam de segurar ter vasto lucro pra acostumar os clientes como eles funcionam… Porém ela também oferece melhores oportunidades. Como programas do cartão de crédito (igual do 2° semestre passado), Nucoin para receber algo (ta no começo) entre outros…

Então, por fim não veremos educação financeira na lata tão cedo que é ensinar a sair das dívidas, criar metas e mudar o mindset.

Se não mudar a mente, pegar o código, volta a fazer m… com o dinheiro novamente. Igual vício…

Enfim…

2 curtidas

Ainda bem que não tinha ninguém perto de mim pra me dizer “não vai dar certo”, quando durante a pandemia, partilhando morada com a minha mãe de novo, após 14 anos que eu tava morando sozinha, decidi que ia conscientizá-la sobre a real necessidade de empréstimo que ela não tinha, mas fazia.
Minha mãe aos 75 anos foi entendendo que aqueles descontos de consignados no contracheque dela, era o dinheiro que ela poderia estar usando com ela mesma. Quando se deu conta de que sequer se lembrava com que tinha gasto o dinheiro daqueles empréstimos foi um tanto chocante pra ela.
Não tinha ninguém ali pra me dizer que “não ia dar certo” e não é que deu? Pergunta se ela quer fazer empréstimo hoje?

Ah, também não tinha ninguém me dizendo que não ia dar certo, quando comecei a educar financeiramente a minha sobrinha aos 14 anos. Hoje, ela está na faculdade, investindo o pouco que sobra do dinheiro da bolsa do projeto de pesquisa.

Ah, essa minha teimosia ainda vai acabar comigo!

5 curtidas

Você não entendeu nada do meu comentário.

Se vamos usar exemplos que deram certo e que se persistir, ficar em cima flui. :facepunch:

Eu tenho o meu primo que ensinei ele a economizar para investir, um marmanjo na época com 18 anos.

Agora o exemplo que não deu certo.

Minha avó, minha tia que ao tentar ensinar a economizar veio me dizer quem é você?.

Não construi nada para dar exemplo. Mas, vive endividado chorando pelos cantos…


Lembrando que o post anterior que minha critica é sobre educar na base para prosseguir com a educação financeira.

Só pra constar nem todo adulto é aberto a mudanças… Não vamos generalizar. Ok.

Se não deu a entender que a minha opinião referia aos pequenos que se tornaram adultos educados (doutrinados) algum dia…

Peço desculpas estou fazendo 3 coisas ao mesmo tempo… E tirei um tempinho para vir aqui expor a minha opinião.

Comentei em um post antigo sobre a educação financeira do Nubank vs Nucoin.

Se te ajudar a entender como eu funciono, ao invés de me julgar podemos criar boas opiniões juntos.

2 curtidas

Já tô de olho diariamente por aqui :pray:

7 curtidas