Você sabe o que te moldou?

Olá, Comunidade! :wave:

Estou criando este tópico em resposta a este aqui, que fala do novo curta-metragem “Não é um monstro”. Quem ainda não viu, confere o link :wink:.

Achei o trailer super fofo, sou fã de animações, e estou ansioso pra ver quando sair. :tada:

Mas vamos ao que interessa, quero falar aqui de uma experiência minha com dinheiro quando criança, e focar no tema deste tópico: experiências que nos moldaram.

Não sei vocês, mas eu tenho muito claros nas minhas memórias alguns acontecimentos marcantes que, definitivamente, ajudaram a moldar a pessoa em que eu me tornei. Vocês têm esse tipo de lembrança também? Já tentaram analisar as suas lembranças e, com base nelas, explicar os comportamentos que vocês têm hoje? Eu sou uma pessoa super reflexiva nesse sentido e já fiz muito isso.

Uma dessas lembranças é sobre lidar com dinheiro e eu queria compartilhar aqui.

Cresci em uma família que tinha boas condições de me dar um lar saudável, carinho e boa educação. Meus pais sempre tentaram mostrar a figura do dinheiro remunerando o esforço e o trabalho. Quando a gente dividia os trabalhos domésticos (e não, gente, antes que alguém se incomode, não estou falando em trabalho infantil, estou falando em tarefas de criança mesmo e educação para a vida), em algumas ocasiões em que a gente se dedicava de maneira especial, a gente recebia um “dinheirinho” como recompensa.

Se por um lado isso me ajudou a ver o dinheiro como recompensa pelo esforço e pelo trabalho, eu, muito novo, ainda não tinha aprendido a dar o devido valor ao dinheiro, para mim aquilo era mais uma brincadeira.

Teve uma dessas vezes que eu resolvi usar aquela recompensa toda de uma vez em um prazer efêmero: balas e chicletes :candy: :lollipop: . Dei o dinheiro na mão da “mocinha” (era uma mulher bem mais velha, nem sei a idade, mas era como a gente a chamava) que acompanhava a gente no ônibus da escola pra ela fazer a compra pra mim. Meu irmão, sempre muito protetor :heart:, quando me viu pedir isso a ela até tentou me alertar e me fazer mudar de ideia, mas eu era muito teimoso, sabem? Era:eyes: :face_with_hand_over_mouth:

No final do dia, quando saí da escola e fui pegar o ônibus, ela me recebeu com um sacão cheio dessas guloseimas… :yum: Eu, claro, fiquei felizão.

Não bastasse esse “investimento” mal feito, o que eu fiz depois só fez piorar. Aquele sacão de guloseimas não durou quase nada… foi uma bala atrás da outra, um chiclete atrás do outro, eu ficava dando a desculpa que “acabou o gosto”… Foi uma compulsão que, felizmente, durou pouco. :relieved:

Depois que acabou tudo, quando aquele prazer efêmero passou, foi que eu me dei conta… Nossa! Aquele dinheiro bem que poderia ter sido melhor aplicado, né? Não precisou ninguém falar nada, essa lição eu aprendi sozinho ao perceber a situação.

Sim, eu morro de vergonha de ter feito aquilo… :flushed: mas eu reconheço a importância daquele momento em me fazer quem eu sou hoje. Eu tenho certeza de que este momento me fez ter a disciplina que hoje eu tenho, de considerar a utilidade daquilo que eu estou consumindo, de não gastar com “bobagens”, e por aí vai. Não fiquei radical não, eu uso dinheiro pra prazer e lazer também, mas é um gasto feito com sabedoria.

Enfim, é isso. Hoje eu sei que dinheiro não é um monstro, disciplina financeira não é um monstro, e estou muito feliz com os critérios que eu adoto hoje para poupar, investir e gastar, e tenho certeza de que aquele momento marcante da minha infância foi fundamental nessa minha jornada e me fazer ser quem eu sou.

E você, tem algum momento marcante desses na sua vida? E a sua experiência com dinheiro quando criança, gostaria de compartilhar? O dinheiro é um monstro pra você? Conta pra a gente aí embaixo. :wink:

30 curtidas

No seu caso, foi investimento, no meu eu ‘‘poderia’’ gastar, mas o mais difícil era saber no que, já que muitas coisas pra mim não duravam nem um dia. :sweat_smile:

22 curtidas

Que história sensacional, Fernando! Confesso que dei boas risadas em vários momentos, obrigado por compartilhar! E super concordo esta frase, com tempo aprendemos cada vez mais o valor de nosso suado dinheiro. :purple_heart:

18 curtidas

Guardar dinheiro ou gastar tudo com besteirinhas… uma escolha muito difícil. kkkk

16 curtidas

Esse ponto aqui é chave, aprender o valor do dinheiro, e de ser que ele não vem fácil e quão importante é saber a melhor forma de usar

13 curtidas

Sim, passei por muitas coisas e consegui identificar que foram aprendizados pra mim!

11 curtidas

Que história interessante! :clap: É incrível como você conseguiu extrair uma lição valiosa do dinheiro das recompensas. Essas experiências realmente nos ensinam muito sobre o valor do dinheiro, o planejamento financeiro e a disciplina desde cedo.

14 curtidas

Morrir aqui kkkkkkkk. Mas gente.

Concordo com você pai :hugs: :hugs: :hugs: :hugs:

8 curtidas

Gostei da historia :clap: :clap:

7 curtidas

Pois é. Foi percebendo isso que eu passei a buscar gastar o meu dinheiro com coisas mais duradouras, ou coisas que, ainda que passageiras, tivessem um valor duradouro (a experiência de uma viagem, por exemplo).

Pois é, né, @ranielreis e @Kleber_Vieira1. Hoje eu consigo rir e contar isso numa comunidade aberta, pois vejo o valor do aprendizado trazido. Podem ter certeza de que para a criança que eu era na época foi bem constrangedor.

Não sei se era natural pra mim na época, foi uma lição tirada de uma situação marcante. Hoje eu sou uma pessoa que tenta extrair aprendizado de praticamente todas as situações pelas quais eu passo, por mais corriqueiras e mundanas que sejam, é praticamente uma filosofia de vida. Olho muito pra mim mesmo, e busco sempre ser cada vez melhor.

Quando a gente olha pra trás identifica várias, né, @Sabrina_Santos17? Caso se sinta à vontade, compartilha uma dessas com a gente! :wink:
Estou lembrando agora de outras três situações muito marcantes da minha infância e que me moldaram, mas não têm a ver com dinheiro. O que eu acho mais interessante é que a maioria das situações é de alguma forma constrangedora para mim, eu me senti envergonhado de determinada situação, e dali extraí o aprendizado e evoluí. Talvez não seja o mesmo para todos, mas acho que o constrangimento, a consciência pesada, acaba sendo uma ferramenta poderosa de aprendizado no meu caso específico.

Que bom que gostou, @Jary! Fico feliz :smiling_face:

11 curtidas

Olá @FernandoLacerda !

Um grande retorno de investimentos(que dão certo ou errado)é o aprendizado.
O dinheiro acabou,mas o aprendizado ficou com voce,parabéns pelo relato.

8 curtidas

Bem isso! Pior seria se não tivesse aprendido nada. Mas, dado que aprendi algo tão valioso, acho que ainda saí no lucro :wink:

9 curtidas

Olha, por toda experiência parecida que eu tive (e não, gente, não tô inventando!) eu sempre vi o dinheiro como o maligno. E ainda vejo, mas com outro olhar.

Por muito tempo, na boa e velha infância, a minha recordação é que o dinheiro :euro:, não trazia felicidade, pois meus pais sempre brigavam… (Nem tudo é lindo!). E na adolescência, passando ali da “aborrecencia” tudo mudou… ( :broken_heart::ring:).

Na minha mente, o dinheiro era o monstro. Mas, com a experiência do dia a dia, ouvindo opiniões de todos os lados… Eu criei, a minha mentalidade que foi se desfazendo com o tempo, uma ideia :bulb: esquecida na mente. Mas, o Nubank, de coração, me mostrou isso… e vem me mostrando todos os dias…

O monstro não é o dinheiro. Mas, sim, a mentalidade que te torna um monstro!

→ E só questão de perspectiva. :purple_heart:

11 curtidas

Nossa, eu li pensando que a mulher ia sumir com o seu dinheiro rs

Olha aprendeu ate que facil hein, foi uma lição barata eu diria .

Simm, com equilibrio da pra se aproveitar o melhor

8 curtidas

Felizmente no final te trouxe um aprendizado para a vida e hoje te permite se sentir confortável em compartilhar conosco :purple_heart:

8 curtidas

Desde pequeno sempre tive o ensinamento de guardar dinheiro para o futuro e esse pensamento materializado em cofrinhos. Tive alguns que mais me marcaram, como a bolinha da Nossa Caixa, que era totalmente desmontável, sendo cada cor uma peça, como um quebra cabeça 3D.

Assim como os Poupançudos da Caixa, que eu tive vários, mas só restou um…

Bem que esse monstrinho poderia vir na forma de cofrinho também… :purple_heart:

6 curtidas

A nossa mentalidade pode nos tornar monstros, ou pode nos fazer ver monstros onde eles não existem. Essa sua frase até me lembrou da história d’O Médico e O Monstro. Não creio que sejamos seres tão duais como retratado na história, mas, sim, temos vários componentes na nossa personalidade e é comum que um se sobressaia. Acho que está mais para Fragmentado que para o outro, rs. Aprender a domar a nossa mente às vezes é um desafio e tanto, e esse aprendizado é custoso.
Parabéns pela evolução, @Lucas.R , e obrigado por compartilhar o seu relato! :purple_heart:

Enquanto eu escrevia, eu tinha certeza de que isso ia acontecer com alguém :rofl:

Tenho que concordar :wink:

É sobre isso! :purple_heart:

Eu não me lembro dessa bolinha. Que legal!

7 curtidas

O dinheiro é uma ferramenta… ai vai do uso de cada um.

Que trágico kkkkkkk

O poupançudo metaleiro

7 curtidas

Isso aí @FernandoLacerda. Vivendo e aprendendo. Ainda bem que nós aprendemos certas lições, não é mesmo? Obrigado por nos contar essa história. :purple_heart:

10 curtidas

Ainda bem sim, meu amigo! :relieved: :purple_heart:

10 curtidas