Xô golpe da portabilidade, chegou o BC Protege+ 🎉

Olá, Comunidade :wave:

Venho compartilhar uma notícia que aguardo já há um bom tempo: o Banco Central lançou o BC Protege+, serviço que vai ajudar a nos proteger de fraudes que usam identidade falsa, como o famoso golpe da portabilidade.

Eu, que já tive conta aberta no meu CPF sem o meu conhecimento :scream:, e só identifiquei graças a uma visita ao sistema Registrato, também do Banco Central. Felizmente, no meu caso, não chegaram a conseguir fazer portabilidade ou contrair dívidas no meu nome, acho que o próprio banco identificou que se tratava de falsa identidade e encerrou a conta, mas muita gente não tem essa mesma sorte que eu tive.

Antes, cabia a nós mesmos ficarmos alertas e consultarmos o Registrato para monitorar se aparecia lá alguma conta no nosso CPF que a gente não reconhecesse, torcendo pra não aparecer. A frequência de consulta, daí, depende do nível de “neurose” de cada um quanto à possibilidade de se tornar vítima de possíveis fraudes. Eu que, por muito pouco, não fui uma, estava com a minha “neurose” em nível bastante elevado, e não passo mais do que poucos meses sem consultar o Registrato.

Mas agora posso respirar mais tranquilo! :relieved: A coisa fica muito mais fácil com o BC Protege+. Por meio dele, a gente simplesmente “desliga” a possibilidade de que novas contas sejam abertas no nosso CPF. Simples assim! Enquanto essa “chavinha” foi mantida “desligada”, a gente pode ficar mais tranquilo. E, sempre que a gente quiser, efetivamente, abrir uma conta, a gente pode ir lá e habilitar novamente.

Ah, não sei vocês, mas, pra mim, hoje é dia de festa! :tada: :partying_face:

Quer saber mais? :backhand_index_pointing_down:
BC lança serviço contra fraudes com uso de identidade falsa no Sistema Financeiro Nacional. Saiba como vai funcionar o BC Protege+

E pra acessar o sistema é só seguir aqui :backhand_index_pointing_down:

35 curtidas

Importante novidade! Já entrei e já ativei a função. :index_pointing_up:t2::folded_hands:t2:

16 curtidas

Que legal, @FernandoLacerda! É dia de festa mesmo.

Também já ativei. :tada:

10 curtidas

Excelente tópico com informações precisas @FernandoLacerda

13 curtidas

Ahhh, dia de festa mesmo! Já fui lá e ativei minha proteção! :partying_face:

14 curtidas

Maravilha, já ativei a camada de proteção extra.

12 curtidas

Que mega notícia @FernandoLacerda. Já tinha lido sobre o desenvolvimento dessa ferramenta e finalmente ela chegou. Eu já vou ativar aqui.

11 curtidas

Otima novidade, tinha visto uma noticia sobre esse serviço e estava aguardando o lançamento, vou la da uma conferida e já desativar a abertura de contas .

10 curtidas

Opa!! Finalmente saiu :folded_hands:t3::tada:

9 curtidas

Boa novidade!
Já ativei e vou até aproveitar pra registrar reclamações no consumidor.gov.br de contas que já encerrei mas continuam ativas no Registrato.

7 curtidas

Para acrescentar ao post, compilado de dicas que postei no Twitter:

Utilidade pública com login da conta gov.br:

1- Celular seguro: Cadastra número de celular para bloquear remotamente em caso de furto/roubo:

2- Valores a receber: Consultar dinheiro de contas de banco esquecidas já falidas/fechadas:

3- BC Protege+: Bloqueia de criar novas contas em bancos no seu CPF (bancos de milícias fantasmas):

4- Bloqueia CNPJ: Impede que seu CPF seja incluído como sócio de empresas fantasmas:

8 curtidas

Verdade. Existe muito banco descansado por aí, se vc não ficar em cima eles não fazem.

1 curtida

Maravilha de notícia @FernandoLacerda ! :tada:
Obrigado por compartilhar.
Correndo agora pra ativar a função.

8 curtidas

Essa informação vale ouro, @FernandoLacerda. Já vou dar uma olhada. Valeu pelo excelente tópico.

8 curtidas

Xô golpe! :folded_hands:

7 curtidas

Demorei pra ir lá conferir por conta da chatice que é logar no Gov :confounded_face: mas a ativação é bem simples! :white_check_mark: :wink:

7 curtidas

Uma relevante informação, com dicas valiosíssimas. Visitei o sistema e vi informações minhas ali que não dá para brincar. Também habilitei o bloqueio em causa. Valeu!

Obrigdo.

5 curtidas

Conteúdo muito relevante, obrigado por compartilhar! Vou vê por aqui pra ativar já

5 curtidas