Olá, Comunidade ![]()
Venho compartilhar uma notícia que aguardo já há um bom tempo: o Banco Central lançou o BC Protege+, serviço que vai ajudar a nos proteger de fraudes que usam identidade falsa, como o famoso golpe da portabilidade.
Eu, que já tive conta aberta no meu CPF sem o meu conhecimento
, e só identifiquei graças a uma visita ao sistema Registrato, também do Banco Central. Felizmente, no meu caso, não chegaram a conseguir fazer portabilidade ou contrair dívidas no meu nome, acho que o próprio banco identificou que se tratava de falsa identidade e encerrou a conta, mas muita gente não tem essa mesma sorte que eu tive.
Antes, cabia a nós mesmos ficarmos alertas e consultarmos o Registrato para monitorar se aparecia lá alguma conta no nosso CPF que a gente não reconhecesse, torcendo pra não aparecer. A frequência de consulta, daí, depende do nível de “neurose” de cada um quanto à possibilidade de se tornar vítima de possíveis fraudes. Eu que, por muito pouco, não fui uma, estava com a minha “neurose” em nível bastante elevado, e não passo mais do que poucos meses sem consultar o Registrato.
Mas agora posso respirar mais tranquilo!
A coisa fica muito mais fácil com o BC Protege+. Por meio dele, a gente simplesmente “desliga” a possibilidade de que novas contas sejam abertas no nosso CPF. Simples assim! Enquanto essa “chavinha” foi mantida “desligada”, a gente pode ficar mais tranquilo. E, sempre que a gente quiser, efetivamente, abrir uma conta, a gente pode ir lá e habilitar novamente.
Ah, não sei vocês, mas, pra mim, hoje é dia de festa!
![]()
Quer saber mais? ![]()
BC lança serviço contra fraudes com uso de identidade falsa no Sistema Financeiro Nacional. Saiba como vai funcionar o BC Protege+
E pra acessar o sistema é só seguir aqui ![]()