13/02 - Dia Mundial do Rádio: Acontecimentos e Curiosidades

O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de fevereiro e foi proclamado pela UNESCO em 2011. Este dia celebra um dos meios de comunicação mais impactantes e de alcance global.

Vamos explorar alguns acontecimentos importantes e curiosidades sobre essa data especial:

Acontecimentos Importantes:

• Descoberta das Ondas de Rádio (1887): Heinrich Hertz demonstrou a existência das ondas de rádio, o que foi fundamental para o desenvolvimento da radiocomunicação.

• Primeira Transmissão de Voz (1906): Reginald Fessenden fez a primeira transmissão de voz e música em 24 de dezembro de 1906.

• Primeira Transmissão Sem Fio (1896): Guglielmo Marconi realizou a primeira transmissão sem fio de sinais de rádio, marcando o início da radiocomunicação moderna.

• Fundação da BBC (1922): A British Broadcasting Corporation (BBC) foi fundada, tornando-se uma das maiores e mais influentes emissoras de rádio do mundo.

• Primeira Transmissão Esportiva (1921): A KDKA em Pittsburgh transmitiu ao vivo a primeira partida de boxe, marcando o início das transmissões esportivas.

• Transmissão em FM (1933): Edwin Armstrong desenvolveu o sistema de rádio FM, que oferece uma qualidade de som superior em comparação com o AM.

• Primeira Emissora Brasileira (1923): Edgard Roquette Pinto e Henrique Morize fundaram a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira emissora de rádio do Brasil.

• Primeira Transmissão de TV (1936): A BBC iniciou as transmissões de televisão em Londres, marcando o início da era da TV.

• Programa “A Guerra dos Mundos” (1938): A CBS transmitiu o famoso programa de rádio “A Guerra dos Mundos”, que causou pânico em muitos ouvintes que acreditaram na invasão dos marcianos.

• Transmissão de TV no Brasil (1950): A TV Tupi foi a primeira emissora de televisão do Brasil, inaugurando uma nova era na radiodifusão brasileira.

Curiosidades:

• Invenção Acidental: Apesar de ser amplamente creditado a Guglielmo Marconi, a invenção do rádio foi um esforço coletivo. Nikola Tesla, Heinrich Hertz e outros cientistas também desempenharam papéis fundamentais na sua criação.

• Nome “Rádio”: O termo “rádio” vem da palavra “radiação”, que descreve a maneira como as ondas de rádio se propagam.

• Primeira Transmissão de Notícia: A primeira transmissão de notícias foi realizada pela estação 8MK (agora WWJ) em Detroit, em 1920. Eles transmitiram resultados das eleições presidenciais dos EUA.

• Rádio na Segunda Guerra Mundial: Durante a Segunda Guerra Mundial, o rádio foi uma ferramenta crucial de comunicação e propaganda. Programas de rádio eram usados para enviar mensagens codificadas aos espiões.

• Primeira Propaganda de Rádio: A primeira propaganda de rádio foi transmitida em 1922 pela WEAF em Nova York. Custou 50 dólares e foi para um complexo de apartamentos.

• Piratas do Rádio: Nos anos 60, estações de rádio pirata surgiram em navios fora das águas territoriais, transmitindo música pop que as estações tradicionais não tocavam. O exemplo mais famoso é o “Radio Caroline”.

• Alcance de Emergências: Em desastres naturais ou emergências, o rádio continua sendo uma das formas mais confiáveis de comunicação devido à sua capacidade de alcançar áreas remotas sem depender da infraestrutura da Internet.

• O Rádio e a Cultura Popular: O rádio teve um grande impacto na cultura popular, ajudando a lançar carreiras de músicos, comediantes e apresentadores. Muitos programas de rádio se tornaram tão populares que foram adaptados para a televisão.

Celebração do Dia Mundial do Rádio:

No Dia Mundial do Rádio, várias atividades e eventos são organizados para celebrar a importância deste meio de comunicação. Emissoras de rádio ao redor do mundo realizam programações especiais, discussões e debates sobre o papel do rádio na sociedade moderna.

Você já viu (ou ouviu) algum tipo de comemoração/celebração pelo dia mundial do rádio?

• Algumas vezes
  • Nunca ouvi
  • Nem conhecia essa data
0 votante

Mas, qual a minha história com o rádio?

Acho que será uma história meio fora do comum, mas vamos lá…

Em meados de 2010/2011 (se não me falha a memória), aconteceram 2 coisas importantes nessa história. Naquela época, ainda criança, gostava muito de videogames mas nunca tive condições de ter um, eis que meus pais compraram um PC de segunda mão para que eu e minha irmã pudéssemos estudar melhor alguns conteúdos. Consequentemente, passei a jogar vários jogo nos tempos vagos, um deles, o Combat Arms, naquela época, no auge de quantidade de usuários e era leve o suficiente para rodar em PCs fraquinhos, foi uma febre entre meus amigos.

Meu pai, em sua infância, uma das únicas fontes de informação e, de certa forma, diversão, era o rádio, por isso, ela nutria um amor muito grande pelos programas, tanto que ele começou a dormir ouvindo radio de forma online pelo PC que compramos, e em todas as madrugadas passava o programa “Planeta Rei nas ondas da Globo”.

• O Planeta Rei nas Ondas da Globo é um programa de rádio muito querido pelos ouvintes, especialmente aqueles que apreciam a nostalgia e a saudade, é apresentado pelo radialista Beto Brito, que também é o produtor e diretor. Ele vai ao ar de segunda a sábado, das 1h às 3h da manhã, na Rádio Globo RJ. O programa começou como um fã-clube dedicado ao cantor Roberto Carlos, mas evoluiu para incluir músicas antigas de diversos artistas e épocas do século XX. O Planeta Rei é conhecido por suas excelentes vinhetas e pela participação ativa dos ouvintes, que podem ligar para o programa e participar de brincadeiras e enquetes. Além disso, o programa já teve uma trajetória interessante, passando por várias estações de rádio antes de se estabelecer na Rádio Globo. Beto Brito e sua equipe fizeram história no rádio carioca, muitas vezes liderando as audiências e batendo até mesmo as grandes concorrentes.

Como a minha comunidade era pequena e a infraestrutura era bem ruim, o único momento que conseguia jogar sem “lag” de internet, era no período noturno… E eu que nunca gostei muito de rádio, virei fã de carteirinha do Beto Brito passando incontáveis madrugadas jogando “CA” e ouvindo o seu programa.

Naquela época, eu ouvi incontáveis histórias de amor, histórias tristes, felizes, engraçadas e inusitadas, piadas e pegadinhas, conheci músicas e cantores históricos, e o mais importante, eu pude experimentar, pelo menos por um tempo, o prazer que é curtir um bom programa de rádio.

Você conhecia o programa Planeta Rei nas Ondas da Globo com Beto Brito?

• Nunca ouvi falar
  • Já ouvi falar mas nunca ouvi o programa
  • Já ouvi o programa algumas vezes
  • Ouço sempre
  • Sou fã!
0 votante

Bem, essa é minha história! Qual é a sua?

Vamos compartilhar memórias!

19 curtidas

Minha maior lembrança com o Rádio, era com meu avo. Ele sleep sintonização alguma Rádio AM para ouvir moda de viola, era o que ele mais gostava.

Ele tinha um Rádio bem antigo que acabou quebrando e eu consei dar um novo pra ele, tenho até hoje.

20 curtidas

Não existe nada mais “da roça” do que acorde cedinho com umas modas no rádio dividindo espaço com o som dos pássaros e o cheiro de café pairando no ar.

18 curtidas

A minha história, era ouvindo Padre Marcelo Rossi com a tia (rádio) enquanto via TV Globinho na infância!!

10 min de tv e 5 min arrumando chuvisco da antena ‘portatil’

16 curtidas

Ainda cheguei a pegar um pouco da época que rádio era até que bem popular aqui, as lembranças que tenho era ouvir músicas e orações na casa da minha vó, mas já faz alguns anos que não vejo um rádio, ótimo conteúdo! :white_heart:

15 curtidas

Minha lembrança de rádio era esperar a música Hit do momento e preferida tocar, apertar Play+Rec e rezar para o DJ não abrir a boca e ninguém tocar a capaínha de casa, o que era quase impossível. Era rádio e gravador, um ao lado do outro, muuuuuito antes dos 3x1.
:joy:

13 curtidas

Parabéns pelo tópico @soares.jm!

Na minha adolescência, no longínquo anos 80, eu era aficionado por eletrônica, e dentre diversas publicações, uma em especial, eu era assinante, a revista “Divirta-se Com a Eletrônica”, que além de informar e ensinar o básico sobre o tema, em uma das edições, mostrava como construir um radinho simples na frequência AM.

A chance de montar um dispositivo, com uma quantidade ínfima de componentes era fascinante e montei outros pequenos dispositivos que a revistinha possibilitava.

A geração e captação de ondas eletromagnéticas evoluiu muito de lá para cá.
O sinal de celular, do roteador de Internet sem fio, o Bluetooth de diversos dispositivos são alguns exemplos do amplo uso das ondas de rádio.

16 curtidas

Ótimo tópico @soares.jm !

Na minha adolescência lembro de um programa que tocava na hora em que eu costumava chegar da escola. Se chamava “Moments of Love” só músicas dos anos 80 mas o que mais gostava eram as traduções :heart_eyes:.

Outra lembrança também que tenho com o rádio é A Voz do Brasil que meu pai ouvia todas as noites. Nunca esqueci da vinheta.

13 curtidas

Ainda peguei bem o final de quando meu avô ouvia aquelas músicas de boiadeiro, ele e minha avó eram da roça, dela tiravam o sustento. Era uma casinha humilde no interior, sempre pela manhã, tomando café ele escutava essas músicas.

Era um rádio mais ou menos assim :point_down:

Nostalgia bateu agora, ótimo tópico, @soares.jm

14 curtidas

@soares.jm que história linda!

A minha conexão com o rádio também nasceu de forma afetiva.

Quando eu era criança, minha mãe era apaixonada pelo Eli Corrêa e não perdia um programa dele na Rádio Capital.

Eu lembro que nos fins de tarde ela sintonizava para ouvir o quadro “Que Saudade de Você”, com histórias que os ouvintes enviavam e ele roteirizava.

Até hoje eu acho essa vinheta muito marcante:

16 curtidas

Nostalgia pura.

13 curtidas

Que tópico bom de ler @soares.jm :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5: parabéns!

O rádio fez parte da minha adolescência. No orfanato (Educandário Dom Duarte), nosso grupo de amigos (uns 5) nos reuníamos para escutar os jogos e exercitar a imaginação kkkkkkkk.

Eu tinha um radinho e de noite ficava escutando músicas (love songs) baixinho até dormir, não havia fones rsrsrsrs, então tinha que ser na encolha, porque no quarto havia mas colegas.

Mas gostávamos mesmo era das histórias dramáticas e dramatizadas do Gil Gomes :rofl: :joy: :rofl:

Agora queria propor um exercício para você que está lendo sentir mesmo o que era ouvir o rádio.

Bora lá! Vou colocar aqui 1 episódio por dia, serão 3 episódios de uma história que ele contou.

O exercício é:

1. Deixar tocar o áudio que colocarei, fechar os olhos e tentar imaginar o que está em narração do Gil Gomes;

2. Após ouvir, você pode escrever as suas impressões, sensações do episódio, comentando.

Episódio 01 - Que história estranha (Quem é o Jurandir)

Amanhã às 19h30 colocarei o Episódio 02 da Rádio em Série

Agora é com você! Comente em 1, 2, 3

16 curtidas

Que legal. Não sabia de todas essas curiosidades do rádio.

Pra quem quiser conhecer, existe uma página na internet chamada radio.garden em que você pode escutar rádio do mundo todo ao vivo. Só escolher uma estação no mapa.

15 curtidas

Olha que bacana, às vezes vou usar pra matar saudade e escutar o que toca mundo a fora. :white_heart:

14 curtidas

Voz marcante. Lembro dele no Aqui Agora. Não sabia que tinha sido radialista.

O Gil Gomes conseguia transformar até estória infantil em suspense. E escutando o áudio a gente consegue imaginar os detalhes.

Agora fiquei ansioso pelo final da história @ClaudioSilvaDigital .

14 curtidas

Valeu brother @soares.jm. Deu no radio. Ja ouvi muito Jose Carlos de Araujo quando morava na zona rural kkkkkk. O radio sempre esteve presente na minha vida e continuará. Gosto de viajar e sintonizo o radio do carro (Fm).

14 curtidas

Não era fanático por rádio, mas na minha infância era comum ouvir rádio em boa parte das residências, vc passava pela rua e escutava músicas com frequência, hoje isso acabou. Outras mídias vieram para competir com o rádio e, ao que parece, ele também mesclou-se algumas delas.

Hoje podemos ouvir transimissões radiofônicas pelo YouTube com frequência, muitas rádios fazem isso, especialmente em jogos de futebol. Tem um programa que gostava de acompanhar pelo YouTube mesmo chamado “CBN noite total”, com Tânia Morales.

Em meados dos anos 2000 cheguei a comprar um radinho ondas curtas para acompanhar notícias de rádios internacionais e aprender o espanhol. Nessa época a internet não era tão acessível, além de fraquinha. Rádios de vários países faziam transmissões em distintos idiomas.

Atualmente a grande maioria dessas rádios migraram para novas mídias e os transmissores de ondas curtas foram desativados, talvez alguns resistam ainda, mas é só questão de tempo. Dentre as rádios que acompanhava tinha a RCI (Rádio Canadá Internacional) que realizava transmissões em inglês, espanhol, francês e português.

Também tinhas emissoras da China, Japão, Coréia e vários países de diferentes continentes divulgando fatos interessantes sobre suas culturas, história, política, economia, etc… Atualmente as rádio têm como ouvintes fiéis os motoristas, caminhoneiros, taxistas. Teve seu auge, mas não significa que vai acabar.

11 curtidas

Minha memória afetiva de infância era ser acordado pela minha avó com um som alto de programa de rádio da igreja. Era extremamente irritante, mas ela me recompensava com um delicioso café da manhã! :yum:

Também adorava “destruir” aquelas fitas do som. Era satisfatório puxar aquela fitinha infinita! :sweat_smile:

13 curtidas

@MaxC segue o segundo episódio para acalmar a sua ansiedade :joy: :joy:

Episódio 02- Quem seria o velho?**

Para quem não ouviu o Episódio 01

Amanhã o último e curtinho episódio final!!!

11 curtidas

Kd???

9 curtidas