A Revolução que está se desrevolucionando

Será que o gigante adormeceu ou se acomodou?

Quando o Nubank surgiu no mercado financeiro, ele foi rapidamente rotulado como uma revolução no setor bancário. A promessa era clara: simplificar a vida financeira das pessoas, eliminar a burocracia e as taxas abusivas, e proporcionar uma experiência digital fluida. O roxinho conquistou milhões de brasileiros e tornou-se um símbolo de inovação.

No entanto, com o passar dos anos, o que era disruptivo começou a se aproximar das práticas que antes combatia. Entre ofertas de produtos tradicionais, como seguros e empréstimos (Pouco interessantes) e uma maior proximidade com o mercado financeiro convencional, muitos se perguntam: o Nubank ainda representa uma revolução ou está seguindo o caminho de seus antecessores, tornando-se apenas mais um banco?

O gigante não apenas adormeceu ou se acomodou, mas também viu seus investimentos perderem força. A assunção, com sua impressionante valorização inicial e o apoio maciço de investidores, deu lugar a uma queda visível de confiança e rendimento. As ações do Nubank, que antes atraíam atenção e otimismo no mercado, começaram a sentir os efeitos da saturação e da competição crescente no setor financeiro. É isso aí mais do mesmo.

Além disso, a introdução das NUcoins, a moeda digital trouxe um Hipe inicial, porém foi tomada pela desinformação. Com poucos detalhes claros sobre sua aplicação prática e o verdadeiro valor no mercado, “Mas aí os defensores falam que sempre foi um programa de pontos” (Bom eu
Tenho / tinha, sou nível 6)…. Como assim pontos? Afinal pontos ganha-se ou compra-se? Muitos investidores e clientes se perguntam sobre o futuro dessas moedas. A insegurança gerada pela falta de clareza em torno das NUcoins só aumenta com o cancelamento ou paralização da mesma) a sensação de incerteza em relação ao caminho que o Nubank está trilhando assusta.

E como diz o ditado: “Me diga com quem andas e te direi quem és”. Cada vez mais, o Nubank começa a espelhar as práticas dos grandes bancos tradicionais — os mesmos que prometeu desafiar. O que antes era uma postura disruptiva e ágil, agora parece seguir os mesmos caminhos dos “bancões”, com a oferta de produtos tradicionais, taxas e serviços que se assemelham aos dos gigantes que antes criticava. A fintech, que um dia foi símbolo de inovação, começa a perder sua identidade, se misturando ao status quo que antes combatia. Para mim a plataforma de investimentos do NU compara-se com a da Caixa Econômica. Esquisita! O que era bom ficou péssimo.

Talvez por que, o ambiente regulatório e as ações governamentais também podem estar influenciando essa trajetória. O crescimento das fintechs no Brasil atraiu a atenção do governo e das instituições financeiras tradicionais, que pressionaram por regulamentações mais rígidas. Muitas fintechs, incluindo o Nubank, precisaram se ajustar a novas regras e exigências, limitando sua flexibilidade e capacidade de inovar. Quem Sabe um problema político?

Outro ponto de preocupação é a segurança das criptomoedas. Com a volatilidade do mercado cripto e a falta de clareza sobre como o Nubank garante a segurança desses ativos, muitos clientes estão começando a questionar a confiabilidade da plataforma para proteger suas criptomoedas. Dale um Pendrive então. Fora que: você já tentou enviar ou vender uma quantia da sua posição? Já repararam nas taxas de venda?

A discrepância entre a exposição em investimentos de clientes como eu e o limite relativamente baixo no cartão de crédito é especialmente notável. Dramatizando agora: não quero mais um cartão de 400R$ em limite. Obrigado pela consideração, Apesar de ter um portfólio considerável de investimentos e cryptos, o limite oferecido no cartão parece não refletir a real capacidade financeira, o que gera uma sensação de desajuste e estranheza. Essa discrepância apenas reforça a percepção de que o Nubank, em sua busca por se integrar ao sistema financeiro tradicional, pode estar perdendo a conexão com os seus princípios.

Por outro lado, falando de bancão; O Itaú tem se destacado com sua própria revolução digital. (Por favor isso não é marketing e se for, Itaú me manda o cheque. You welcome. A instituição está investindo fortemente em tecnologia e inovação, apresentando soluções que rivalizam com as melhores ofertas das fintechs e aumentando sua competitividade. Um plataforma de investimentos incomparável, e me repetindo… Meu Deus né Nubank que plataforma de investimentos é essa? Parece joguinho do candy crush. Continuando…. Essa transformação digital do Itaú está atraindo a atenção de investidores e clientes que buscam modernidade e eficiência, e tem gerado uma nova perspectiva sobre a forma como o setor financeiro tradicional pode se reinventar. (É não estou falando de caixas eletrônicos e agências).

Diante dessas mudanças, considero seriamente migrar todos os meus investimentos para o Itaú. A percepção de que o Itaú está se tornando mais inovador e alinhado com as tendências digitais pode ser a chave para maximizar o potencial dos meus ativos e garantir uma gestão financeira mais eficaz.

Assim, pergunto: uma fintech que deveria ser escalável e inovadora está se limitando e se tornando mais semelhante aos grandes bancos tradicionalistas que prometeu desafiar? Será que estou ficando maluco por considerar essa mudança? O que vocês acham disso?

43 curtidas

Parabéns pelo texto

4 curtidas

Primeiramente parabéns pelo texto!!

Me senti representado, sou cliente desde o início de 2019 e por muito tempo um grande defensor do Nubank, mas com a ascensão parece que se perderam no propósito que era ser diferente, inovador, revolucionário ou melhor transparente.

A visão dos fundadores, o que se refletiu na cultura do banco até o ano passado, a proposta era muito bonita e estava cada dia mais consolidada na operação, mas algo aconteceu e isso não chegou aos clientes, algo nos bastidores, talvez uma pressão por melhores resultados vindo dos acionistas que na maior parte querem resultados no curto prazo para justificar a sua posição. Enfim, o atendimento perdeu a qualidade, a inovação foi colocada em segundo plano, o amor aos detalhes parece que não existe mais, pronunciamentos de ajustes e produtos vagos e na maior parte parecem que foram feitos as pressas e com isso o Nubank se aproxima mais dos concorrentes que tanto prometeu combater.

Não vou prolongar meu comentário, mas apenas citar uma fala de um ex diretor de um grande banco durante uma discussão sobre o futuro do mercado financeiro e ele disse “Você é novo, mas vai ver que no futuro eles se tornaram mais do mesmo ou vão ficar pelo caminho”.

Triste escrever um comentário tão pesado sobre uma empresa que defendi com unhas e dentes por 4 anos, mas parece que estamos iniciando um novo capítulo na história do tão aclamado roxinho.

13 curtidas

Excelente reflexão, @Jrhostins.
É uma pena sentir e presenciar esse desfecho do Nubank.
Desilusão…

Era difícil pensar que tudo que o Nubank prometia e defendia eram reais. Mas pensamos e torcemos muito para que tudo isso se sustentasse e se mantivesse íntegro aos seus princípios de origem… até experimentamos o gostinho de tudo isso… e como era gratificante!
Agora, a desilusão tomou conta do ambiente e nos sufoca e nos atormenta ferozmente, como se a misteriosa voz sussurrasse nos nossos ouvidos dizendo “achou que seria diferente?”.

Valeuuu pelo texto! :clap::clap::clap:

11 curtidas

Excelente texto.
Penso a mesma coisa, o Nubank agora que conseguiu atingir um número alto de clientes (mais de 100 milhões) está se tornando um banco tradicional, não há nada inovador, mudanças que apenas beneficiam o próprio banco. Um grande exemplo é o cartão UV que torna básico se comparado a outros bancos.

8 curtidas

Não

Sim

Acho bom, estão trazendo novidades para os clientes, melhorias no programa de fidelidade do banco, que já estava sem novidades desde o começo do ano, e quem tem que tomar prejuizo está tomando (quem comprou nucoin como investimento), tudo seguindo seu caminho.

4 curtidas

Talvez e infelizmente.
Mas hoje o mundo funciona assim ou não hoje, acho que sempre foi.

5 curtidas

Oi @Jrhostins (Renato Junior), desejo que você esteja bem… :pray:

Considerando que mudanças estão ocorrendo a todo o tempo, eu diria que a resposta é “não”.

Mas se você estiver se referindo ao banco atender suas/nossas expectativas, com ou sem fundamentos, aí eu diria que “talvez”.

Só erra quem faz e entender as ações tomadas como “certas” ou “erradas” é bem relativo e de cunho analítico pessoal…

Foi bem por aí mesmo…

Não acredito que isso seja algo ruim, a final, os clientes precisam destes recursos disponíveis e é perfeitamente possível oferecer tudo isso sem perder o tíno da inovação.
A NuBank antes de mais nada é uma instituição financeira que visa lucros e ascensão e, logo, precisa pensar em sua sustentabilidade para prosseguir inovando no que puder.
Se fosse apenas uma instituição de inovações poderíamos ficar descobertos e ainda assim ter que recorrer às instituições bancárias tradicionais. Enfim, entendo isso como mal necessário, mas sei que não pode ser apenas isso, pois se for você estará repleto de razão e aí a instituição “perde seu brilho”.

Aqui você falou bobagem, muuuita bobagem, o que me leva a te perguntar “tirou essas informações de onde?” pois não refletem a verdade, ou pelo menos não reflete a verdade mostrada pelo mercado financeiro e talvez apenas a do mercado concorrente… kk

É, quanto a essa parte, foi mesmo um tiro no pé de muita gente…
Muitos puderam aproveirtar o programa como era, mas a partir de dezembro não poderão mais.
Outros tiveram um baita prejuízo e, realmente, a falta de clareza foi o ponto chave para isso em meu entendimento.

Disso já comentei anteriormente, é um mal necessário para não ser apenas um complemento inovador sem atender a demandas básicas [e lucrativas].

Disse bem, para ti.
Assim como, para mim, “O que era bom continua bom, mas precisando melhorar muito para ficar melhor”…
Pontos de vistas particulares, e ambos podemos estar certos…

Quem sabe. Eu também não duvidaria nem me surpreenderia se houvesse algum viés político nas decisões.

Esse é um ponto em que concordo contigo, pois precisa ser melhorado.
A área de investimentos como um todo precisa de melhorias e muitas mudanças para ficar bom de verdade…

Quanto a isso, estou aguardando a liberação do NuScore para ver se torna clara essa questão do crédito ser ou não concedido, acredito que será bem útil para todos nós.
Ainda assim, a avaliação da NuBank é distinta e talvez abranja hábitos financeiros das pessoas em uma amplitude maior do que se imagina.
As vezes, talvez, as pessoas que reclamam só colocam a parte conveniente em seus relatos, mas os seus descontroles financeiros ou práticas duvidosas ficam de fora.
E, veja bem, existem informações disponívels no mercado e acessível às instituições que podem facilmente tornar as pessoa um risco para concessão de crédito a depender do que estão analisando.

Você chegou a um ponto interessante.

Se outra instituição, seja ela qual for, te atende mais e melhor, possuindo inclusive uma “plataforma de investimentos incomparável”, usufrua disso.

Usufrua desses benefícios lá, e usufrua também dos serviços que te favorecerem na NuBank, simples assim e nem precisa dizer que isso é no mínimo coerente.

Isso aí, vai na paz e seja feliz…
Aproveita para deixar aplicado lá, se for o caso, qualquer quantia que possa ter ganhado deles para fazer o relato aqui… :joy:

Acho que eu já disse o que quis dizer, e que em muito pouco concorda com você…
Mas respeito sua opinião e deixo aqui também a minha contribuição…
Até rimou, rss…

Tudo de bom a todos nós…
:grin: :v:t5:

8 curtidas

tenho certeza absoluta desde o inicio, já faz tempo que falam de IA, de coisas ligadas a isso, suspeito que esteja de nível incrível, para nem criar grupos mas individuais -não sei se dá para entender-

as pessoas acham que ter dinheiro significa saber fazer gestão de seu dinheiro, nubank pode saber como se adaptar a cada um, tanto para limite que concessão de cartão.

7 curtidas

Nossa amei as suas respostas! Muito obrigado pela suas informações e opinões 🫶🏻

3 curtidas

Ótimo ótimo ótimo! Obrigado pelo feedback, eu sempre mais emocional, adoro uma visão pragmática! Obrigado

3 curtidas

Muito bom!! Penso a mesma coisa e já comecei a transição, mudei tudo para o Itaú e aos pouquinhos vou me desligando do Nubank, sou cliente desde 2019 e do ano passado para cá fui perdendo a confiança na fintech.

5 curtidas

Olha já precisei cancelar compra no Nubank e no Itau. No Nubank foi infinitamente melhor e mais fácil. Menos burocrático.
Acho que em alguns pontos ainda é melhor que os bancões. Como por exemplo, antecipar faturas. No Itaú, Bradesco e até mesmo no Inter é mais difícil.
São esses detalhe que considero ainda fazer a diferença por eu optar o Nu.

6 curtidas

Olha, eu já desconfiava que a nucoin teria essa possibilidade de caminho, aqui mesmo, um tempo atrás, alguém comentou sobre a iniciativa de uma fintec italiana (se não me engano) que lançou um produto muito parecido e deu mais ou menos esse resultado. Agora, eu sou fiel ao nubank não pelo fato de ele sempre oferecer as melhores opções de investimento ou programas de vantagem (entenda minha fidelidade como “é meu banco principal”, pois eu exploro investimentos e vantagens em outras instituições quando posso, logicamente), mas porque, sem ele e sem a sua trajetória, sejamos sinceros, o Itaú e outros não teriam se movimentado para trazer essas plataformas maravilhosas que você citou. Particularmente, sempre senti uma preocupação do nubank com o cliente, mesmo agora no encerramento de negociações da nucoin. Quem investiu (eu comprei nucoins pro nível 6) e não fez o cálculo e a estratégia pra recuperar, realmente ficou com prejuízo, mas eu, por exemplo, já havia levado em consideração essa possibilidade e sai no “zero a zero”. Quando comprei, sabia que era um investimento de risco, por isso… tudo em paz, um dia ganhamos, em outro perdemos, só precisamos encontrar o equilíbrio. Só espero que o novo programa traga benefícios incríveis, assim nos reencontraremos mais uma vez para compartilhar alegrias!

6 curtidas

Concordo com vc.

Decisões à revelia como essa recente, tem me deixado agora com um pé atrás pra qualquer novidade do nubank, ainda mais porque a inovação estagnou, hoje outras contas digitais oferecem os mesmos recursos, o que resta pro nubank? Apenas ter um monte de clientes… Desse jeito o que vejo para o futuro é apenas ele sendo engolido por grandes bancos perdendo seu valor, ou comprando os bancões, pois eles sim detem a folha de pagamento das empresas e outras vantagens que só bancos tradicionais tem mesmo que ao custo de taxas, acredito que uma hora não fará muita diferença em recursos e taxas, bastando apenas escolher pela comodidade de não fazer a portabilidade e não ter que esperar passar o fim de semana pra cair o salário.

1 curtida

Oi @GuiEnrik , desejo que você esteja bem. :pray:t5:

Esse “pé atrás” é algo compartilhados por muitos viu, acaba meio que deixando muita gente com receio de que toda novidade possa vir como um teste em massa, usando a base de clientes, antes de finalmente se tornar um produto definido. :thinking:

Se for para ser uma dessas opções, então, tomara que seja a segunda. A NuBank talvez precise ampliar a gama de serviços oferecidos pelos bancos tradicionais para que se beneficie dessas novidades. Só não pode perder a essência que a fez ter nosso prestígio. :sweat_smile:

E quanto à estagnação das inovações, particularmente, espero que seja resolvida de forma criativa, pois às vezes me parece que o pessoal de “criação de produtos” tem focado em novidades e esquecido que isso por si só não representa inovação alguma. :face_with_monocle:

Tudo de bom a todos nós…
:grin::v:t5: