Será que o gigante adormeceu ou se acomodou?
Quando o Nubank surgiu no mercado financeiro, ele foi rapidamente rotulado como uma revolução no setor bancário. A promessa era clara: simplificar a vida financeira das pessoas, eliminar a burocracia e as taxas abusivas, e proporcionar uma experiência digital fluida. O roxinho conquistou milhões de brasileiros e tornou-se um símbolo de inovação.
No entanto, com o passar dos anos, o que era disruptivo começou a se aproximar das práticas que antes combatia. Entre ofertas de produtos tradicionais, como seguros e empréstimos (Pouco interessantes) e uma maior proximidade com o mercado financeiro convencional, muitos se perguntam: o Nubank ainda representa uma revolução ou está seguindo o caminho de seus antecessores, tornando-se apenas mais um banco?
O gigante não apenas adormeceu ou se acomodou, mas também viu seus investimentos perderem força. A assunção, com sua impressionante valorização inicial e o apoio maciço de investidores, deu lugar a uma queda visível de confiança e rendimento. As ações do Nubank, que antes atraíam atenção e otimismo no mercado, começaram a sentir os efeitos da saturação e da competição crescente no setor financeiro. É isso aí mais do mesmo.
Além disso, a introdução das NUcoins, a moeda digital trouxe um Hipe inicial, porém foi tomada pela desinformação. Com poucos detalhes claros sobre sua aplicação prática e o verdadeiro valor no mercado, “Mas aí os defensores falam que sempre foi um programa de pontos” (Bom eu
Tenho / tinha, sou nível 6)…. Como assim pontos? Afinal pontos ganha-se ou compra-se? Muitos investidores e clientes se perguntam sobre o futuro dessas moedas. A insegurança gerada pela falta de clareza em torno das NUcoins só aumenta com o cancelamento ou paralização da mesma) a sensação de incerteza em relação ao caminho que o Nubank está trilhando assusta.
E como diz o ditado: “Me diga com quem andas e te direi quem és”. Cada vez mais, o Nubank começa a espelhar as práticas dos grandes bancos tradicionais — os mesmos que prometeu desafiar. O que antes era uma postura disruptiva e ágil, agora parece seguir os mesmos caminhos dos “bancões”, com a oferta de produtos tradicionais, taxas e serviços que se assemelham aos dos gigantes que antes criticava. A fintech, que um dia foi símbolo de inovação, começa a perder sua identidade, se misturando ao status quo que antes combatia. Para mim a plataforma de investimentos do NU compara-se com a da Caixa Econômica. Esquisita! O que era bom ficou péssimo.
Talvez por que, o ambiente regulatório e as ações governamentais também podem estar influenciando essa trajetória. O crescimento das fintechs no Brasil atraiu a atenção do governo e das instituições financeiras tradicionais, que pressionaram por regulamentações mais rígidas. Muitas fintechs, incluindo o Nubank, precisaram se ajustar a novas regras e exigências, limitando sua flexibilidade e capacidade de inovar. Quem Sabe um problema político?
Outro ponto de preocupação é a segurança das criptomoedas. Com a volatilidade do mercado cripto e a falta de clareza sobre como o Nubank garante a segurança desses ativos, muitos clientes estão começando a questionar a confiabilidade da plataforma para proteger suas criptomoedas. Dale um Pendrive então. Fora que: você já tentou enviar ou vender uma quantia da sua posição? Já repararam nas taxas de venda?
A discrepância entre a exposição em investimentos de clientes como eu e o limite relativamente baixo no cartão de crédito é especialmente notável. Dramatizando agora: não quero mais um cartão de 400R$ em limite. Obrigado pela consideração, Apesar de ter um portfólio considerável de investimentos e cryptos, o limite oferecido no cartão parece não refletir a real capacidade financeira, o que gera uma sensação de desajuste e estranheza. Essa discrepância apenas reforça a percepção de que o Nubank, em sua busca por se integrar ao sistema financeiro tradicional, pode estar perdendo a conexão com os seus princípios.
Por outro lado, falando de bancão; O Itaú tem se destacado com sua própria revolução digital. (Por favor isso não é marketing e se for, Itaú me manda o cheque. You welcome. A instituição está investindo fortemente em tecnologia e inovação, apresentando soluções que rivalizam com as melhores ofertas das fintechs e aumentando sua competitividade. Um plataforma de investimentos incomparável, e me repetindo… Meu Deus né Nubank que plataforma de investimentos é essa? Parece joguinho do candy crush. Continuando…. Essa transformação digital do Itaú está atraindo a atenção de investidores e clientes que buscam modernidade e eficiência, e tem gerado uma nova perspectiva sobre a forma como o setor financeiro tradicional pode se reinventar. (É não estou falando de caixas eletrônicos e agências).
Diante dessas mudanças, considero seriamente migrar todos os meus investimentos para o Itaú. A percepção de que o Itaú está se tornando mais inovador e alinhado com as tendências digitais pode ser a chave para maximizar o potencial dos meus ativos e garantir uma gestão financeira mais eficaz.
Assim, pergunto: uma fintech que deveria ser escalável e inovadora está se limitando e se tornando mais semelhante aos grandes bancos tradicionalistas que prometeu desafiar? Será que estou ficando maluco por considerar essa mudança? O que vocês acham disso?