Comprar ativos com tipo de ordem “Valor a mercado” tem seus riscos. Eu mesmo já me “ferrei” algumas vezes utilizando HB nesta modalidade. Acredito que no app os riscos podem ser bem maiores pelo fato de não existirem mecanismos “stop” durante a operação.
Portanto, é possível sim pagar mais caro ao utilizar valor de mercado na compra de ações por várias razões:
-
Volatilidade do Mercado: O preço de mercado das ações pode flutuar rapidamente devido a mudanças na oferta e demanda, notícias, ou eventos econômicos. Durante períodos de alta volatilidade, pode-se acabar pagando um preço mais alto do que o esperado.
-
Diferença entre Preço de Oferta e Preço de Venda: O preço que você vê na tela é geralmente o último preço negociado, mas a próxima transação pode ocorrer a um preço diferente. A diferença entre o preço de compra (ask) e o preço de venda (bid) pode resultar em você pagar mais caro.
-
Liquidez da Ação: Em ações com baixa liquidez, a diferença entre o preço de compra e venda pode ser maior, fazendo com que você pague mais ao comprar a mercado.
-
Ordens de Mercado: Ao colocar uma ordem de mercado, você aceita comprar ao melhor preço disponível no momento, que pode ser superior ao preço de cotação atual, especialmente em mercados voláteis ou com baixa liquidez.
-
Impacto da Ordem: Ordens grandes podem impactar o preço de mercado. Ao tentar comprar uma quantidade significativa de ações, você pode subir o preço das ações devido ao aumento na demanda.
Para mitigar esses riscos, investidores frequentemente utilizam ordens limitadas, que especificam o preço máximo que estão dispostos a pagar, garantindo que não paguem mais do que o valor desejado.
Essa é uma das razões que pelo app atualmente soh estou comprando utilizando o tipo de ordem “Pelo preço desejado”.