Análise do Ultravileta

Boa tarde gente, apesar de ja ser um usuário antigo no nubank, comecei a realmente ver com mais frequencia o forum recentemente, e gostaria de deixar uma ideia junto de uma critica e duvida com relação ao ultravioleta.

Ok, até então sabemos que passamos por uma analise automatica na hora de criar a conta ou para quem ja é usuario temos uma analise feita em teoria “todo mês”, porém é com relação a isso que gostaria de comentar, justamente pela ideia da transparência do nubank por quê não colocamos disponível em um local da nossa conta quando essa analise será ou está sendo feita?

Temos isso com a questão do aumento de limite do cartão, em que podemos sugerir um novo limite e nos é dito a data da proxima análise.

Poderia ser feito algo assim para o cartão, sabemos da teoria da analise mas não sabemos quando e como ela acontece. (Ou a analise do cartão é feita no mesmo momento do limite? Ainda se for poderia ser descrito isso)

Sou cliente desde 2019, hoje tenho um limite muito bom, (que estou sempre interessado em aumentar hahaha), tenho um excelente score no serasa, meus gastos estão concetrados, tenho seguros no nu, nunca atrasei uma conta, e até hoje como muitos aqui nunca nem vi a cor desse belo cartão.

Então isso é o pouco que peço com relação a transparência do ultravioleta, deem mais informações de pelo menos quando a analise foi e será feita na nossa conta, acho que é o minimo que deveriamos ter de acesso a informações relacionadas a ele.

Obg.

6 curtidas

Como os critérios para concessão são internos do banco e, se este entende não ser pertinente detalhar tais critérios, resta ao interessado, aguardar.

Uma consideração que, provavelmente muitos interessados legítimos, não observam é que se os requisitos necessários para concessão do Cartão UV fossem públicos, certamente que muitos (talvez a maioria!) iriam “preencher” os requisitos artificialmente, distorcendo o objetivo da concessão.

15 curtidas

Olá Luiz,

Entendo o seu ponto de vista, e eu admito que até concordo com ele, realmente para a nossa infelicidade se tivesse esse tipo de questão muitas pessoas acabariam “tentando burlar” elas a fim de agilizar o processo em conseguir o cartão.

Porém a única coisa que eu realmente acho que não afetaria em nada, é realmente dizer "A analise do cartão está sendo feita/ será feita dia xx/xx ", e como resultado dando uma resposta no caso negativa “Infelizmente não podemos liberar ainda para você mas não desista (ou similares)” ou no caso de resposta positiva já o normal “Você foi aceito para ter o cartão” com o resto dos detalhes que o banco já manda hoje, e para quem já tem a única coisa q ficaria se fosse o caso de deixar o acesso ao local é “Você já possui o cartão”.

Apenas uma informação de quando foi/está sendo feita ou quando será feita a analise para eles acredito que não mudaria em nada nesse quesito, mas para nós seria uma confirmação que algo realmente está acontecendo, saber que essa analise realmente está sendo feita, entende?

Mas obrigado pela sua explicação e opinião :slight_smile:

8 curtidas

Olha, na minha opinião o nubank deveria divulgar minimamente os critérios de análise e requisitos de concessão, em nome do princípio da transparência.

Enquanto isso não acontece (se é que vai acontecer) resta aguardar pelo UV e tentar adivinhar, usando o bom senso, os critérios de concessão.

Como é um cartão Black, voltado para alta renda, então quanto mais movimentar o cartão e quanto mais dinheiro tiver investido no Nubank melhor.

Não deve haver nada que desabone a relação com o nubank, como atrasos nas faturas, muito crédito concedido (limite de cartão de crédito com outros bancos), empréstimos não pagos.

Ainda, fazer seguros, suponho, são positivos, pois mostram planejamento financeiro e pensamento para o futuro.

Essas são algumas ponderações sem nenhum viés oficial, já que, como disse no começo, o nubank não divulga os critérios de concessão.

9 curtidas

Olá, meus amigos! Este assunto acho sempre interessante, apesar de polêmico.

Vejo que seria sim possível aumentar a transparência dos critérios.

E, apesar de respeitar a opinião de vocês neste pensamento:

Eu discordo! Afinal, nem todos os critérios são possíveis de serem preenchidos artificialmente, inclusive, os principais deles não são.

Exemplo, o Score de crédito. Apenas um bom histórico financeiro, que leva em conta diversos critérios, permite se ter um Score alto. Lembrando que existem três órgãos principais que demonstram essa pontuação: Serasa, SPC e Boa Vista!

Outro exemplo, o Open Finance com bons históricos em outros banco. Não permite ser burlado um histórico passado.

Apenas ilustrando o meu pensamento. Quando a NuCoin foi liberada, muitos usuários receberam variados valores de NuCoin como bônus. Os critérios naquele momento foram divulgados, e, a princípio fiquei puto por eu não ter atingido o bônus mais alto, afinal, 95% da minha vida financeira está no NuBank.

Porém, ao ler as regras, notei que um dos critérios era a quantidade de amigos convidados, eu tinha 8 naquele momento, e o máximo eram 10.

Esse é um critério que não permite ser burlado, pois considera uma construção histórica de relacionamento.

Vejo então, que seria possível, analisando de forma simplista, tornar tudo mais transparente. Agora, não sabemos a estratégia do banco por trás disso, se existe uma necessidade de regulação da quantidade de usuários UV, se é interessante abrir de fato os critérios.

Fato é que amo o NuBank de qualquer maneira! :purple_heart:

9 curtidas

Respeito sua opinião e, apesar de haver certo fundamento, os exemplos que você citou, em verdade são fáceis de adequar.

Por questões óbvias de segurança e visando não disponibilizar um tutorial de como burlar esses quesitos, se houver interesse, detalho via direct.

8 curtidas

Luiz, acho interessante você detalhar aqui mesmo, para que todos possam compreender, aquilo que for possível e possa inclusive ajudar.

Mas prossigo discordando ser algo tão simples assim. E, se a pessoa conseguir mudar o cenário, talvez ela se torne digna de realmente ter o cartão.

O Score, leva em conta por exemplo não ter nome sujo, pagar suas contas em dia, responsabilidade com o crédito.

O NuBank, provavelmente utiliza como critério o histórico do usuário com a própria instituição, é outro critério não possível de ser burlado sem que haja uma melhora de comportamento.

Mas gostaria de ler sua considerações.

8 curtidas

Realmente,

Concordo com sua pontuação e com muita sinceridade eu também amaria que tivéssemos uma clareza maior no quesito de transparência com o Ultravioleta, afinal esse sempre foi o lema do Nu Bank, ser um banco transparente.

Faz mais do que sentido eles seguirem essa transparência nesse quesito também de cartões, que não deixa de ser um produto deles.

Como comentei acima, o mínimo que eu esperaria que eles disponibilizassem para nós, é a data que será feita a analise (até que seja finalmente liberado para aquela conta). Mas se conseguíssemos mais informações de um rumo melhor a se tomar, ia ser com certeza muito melhor.

2 curtidas

É possível que estejam pensando em uma forma de aumentar as receitas com o Ultravioleta. Não sabemos quantos clientes possuem o cartão nessa modalidade, quantos são isentos, etc. O Inter, por exemplo, facilitou o acesso ao black deles mediante assinatura do Duo Gourmet. Bancão costumeiramente oferece produtos e serviços em troca de aumento de limite ou upgrade do cartão. Talvez em breve vejamos alguma campanha desse tipo por aqui.

Se for de maneira natural, sim.
Mas de forma ardilosa e artificial, não.
Observe que usei o termo “burlar” e, especificamente em relação aos exemplos que você citou.

Não existe fórmula secreta para obtenção do UV.

3 curtidas

Vamos lá! Vou tentar explicar sobre que compõe o cálculo do Score de Crédito:

  • Evolução Financeira: São as informações sobre o seu tempo de relacionamento com o mercado de crédito e a sua participação em empresas.

  • Dívidas e Pendências: Informações referentes aos seus avisos e pagamentos de dívidas e demais pendências financeiras.

  • Compromisso com o Crédito: Informações vindas do seu cadastro positivo referente aos créditos contratados.

  • Consultas ao seu CPF: Informações sobre as consultas que são realizadas por terceiros ao seu CPF.

Para uma pontuação excelente é também levado em conta se você possui os seus dados de cadastro atualizados junto aos órgãos.

Além disso, hoje o Serasa possibilita a realização de conexões bancárias, para aumentar a sua precisão nestas análises.

Outro ponto é o histórico do Score, que demonstra a sua evolução ao longo dos últimos 12 meses.

Logo, qualquer manobra que você realize para modificar este cenário, modificará no máximo o seu score atual, mantendo negativo as análises passadas. A análise para pontuação do score é realizada fielmente à cada 15 dias, mantendo ou alterando a sua pontuação. Então, se o NuBank realiza análises frequentes dos seus cliente, ele sabe aquele que tem de fato bons hábitos ou apenas melhorou sua pontuação recentemente.

Apesar de concordar que os birôs tem suas falhas, ter um score de respeito exige dedicação, tempo e mudanças de hábitos reais, não sendo tão simples a manipulação de algo que afete tão diretamente a sua pontuação.

5 curtidas

Pessoa digna de ter um cartão de crédito UV. Eu me surpreendo a cada dia nessa comunidade.

Boa noite meu caro,

Não vou me delongar nisso porque não o objetivo da postagem, mas ninguém falou nada em quesito de ser digno a algo aqui, a única coisa que foi fomentada na parte escrita, é que apesar de nesse caso eu, assim como em muitos casos que já vi aqui que contemplam de certos requisitos que em muitos casos de cartões como esse são alguns dos requesitos, e que assim como outros também ainda não tive a oportunidade de adquirir o cartão.

Porém tudo foi dito em quesito para pedir uma maior transparencia com relação a critérios e a sugestão de um local para ser visivel essa “analise” que é feita.

Sinto muito se você entendeu errado ou se pareceu algo nesse sentido, mas em nenhum momento do tópico foi citado de algum “ser especial” a ser digno de algo.

Uma boa noite e começo de semana para você.

2 curtidas

Cada entidade financeira tem critérios próprios e, não necessariamente, precisam ser “transparentes”, aliás, isso já é algo consolidado quando o tema é Cartão de Crédito standard e mais ainda na modalidade premium, que em geral inicia com o Platinum.

Há vários exemplos, o mais recente foi o cartão da Amazon, que apesar de enviar convite aos clientes com limites pré aprovados, após a análise (rápida, por sinal) negava a concessão.

3 curtidas