Hoje venho compartilhar algumas dificuldades que tenho enfrentado com o Assistente de Pagamentos do Nubank e gostaria de propor uma ideia de melhoria para essa funcionalidade. Como sempre, o Nubank valoriza o feedback dos seus clientes e busca constantemente aprimorar seus produtos e serviços.
Uma questão que venho observando é a forma como o Assistente de Pagamentos lida com boletos pagos em outros bancos. Por exemplo, tive a experiência de pagar uma fatura de outro banco utilizando o Pix com saldo do Nubank. No entanto, o Assistente de Pagamentos ainda mostra essa fatura como vencida e em aberto, o que pode causar confusão e dificultar o controle financeiro.
Junto a isso, gostaria de sugerir uma melhoria para a ferramenta. Seria muito útil ter a opção de filtrar os boletos de acordo com o status, separando-os em “Em Aberto” (dentro do período de vencimento) e “Vencidos” (quando a data atual é posterior ao vencimento). Dessa forma, teríamos uma visão mais clara e precisa dos boletos pendentes e quitados, evitando confusões e facilitando o acompanhamento das finanças.
Compartilho essa ideia com vocês para que possamos discutir e enriquecer a proposta. Se você também enfrenta desafios semelhantes ou tem outras sugestões para melhorar o Assistente de Pagamentos, por favor, compartilhe suas experiências e ideias neste tópico. Vamos trabalhar em conjunto para encontrar soluções e fornecer um feedback valioso à equipe do Nubank.
Nossa comunidade tem um poder imenso de influenciar as melhorias dos produtos e serviços que amamos. Ao colaborarmos, ajudamos o Nubank a continuar inovando e entregando a melhor experiência possível aos clientes.
Agradeço a todos que participarem dessa conversa e estou ansioso para ver as contribuições da nossa incrível comunidade!
Teoricamente, o Nubank não tem a responsabilidade de resolver essa situação, e vou explicar o motivo. No exemplo que você mencionou, há uma cobrança com diferentes formas de pagamento disponíveis, como PIX, boleto, entre outras. O sistema de boletos não está diretamente integrado ao sistema PIX, o que significa que o sistema de boletos não tem conhecimento de que você efetuou o pagamento por meio do PIX. O ideal seria que o emissor do boleto cancelasse-o automaticamente assim que a cobrança fosse paga de qualquer forma, mas muitos emissores não fazem isso, resultando na continuidade da visualização do boleto como não pago no aplicativo.
Mas mesmo quando é a opção “Pagar boleto por pix” ? porque ao meu ver a forma de pagamento não deveria interferir no Status do boleto, já que o assistente de pagamentos mostra o status e valor do boleto, e não o modo de pagamento dele.
Quando você realiza um pagamento por meio do PIX, o dinheiro é enviado diretamente para a empresa ou instituição que emitiu a cobrança, e eles possuem um método para identificar e registrar que o pagamento foi efetuado. Esse processo de pagamento por PIX não interfere no sistema de boletos, que também é oferecido como uma opção de pagamento.
Portanto, se você optar por pagar utilizando o PIX e o emissor da cobrança não atualizar o status do boleto para “quitado”, o boleto continuará sendo exibido no aplicativo como vencido, mesmo que você já tenha realizado o pagamento por outra via. Isso ocorre porque o sistema de boletos não tem conhecimento automático sobre os pagamentos realizados por PIX.
Nesse contexto, é importante compreender que a responsabilidade pela atualização do status do boleto e pelo cancelamento do mesmo após o pagamento cabe ao emissor da cobrança, e não ao Nubank.
Pessoal sugestão de melhorias no assistente de Pagamentos!
Deixa antecipar o pagamento já programado em débito automático.
Exemplo:
Meu limite estava todo comprometido o pagamento caiu hoje a conta venceria amanhã (Débito Automático) porém queria pagar hoje, deveria ter uma função dentro assistente para pagar hoje porém deixar os valores registrado no assistente pois, paguei hoje e lá no assistente ele fica porém com saldo zerado deveria ficar quitado pois a conta é do mês SET porém tive que pagar hoje para liberar saldo AGO/23.
Pessoal estou utilizando o assistente de pagamentos para criar meus lembretes de pagamento é possível criar uma conta e colocar em dois dias o vencimento, explico por que, por exemplo tenho que reservar R$ 400,00 todo mês para diarista que vai 2x vezes no mês no assistente ele deixa eu colocar o valor cheio e 1 dia, sei que dá para criar 2 lembretes de R$ 200,00. Mas fica uma sugestão ai.
Sugestão: Colocar a opção “Investir em uma caixinha” dentro dos lembres do “Assistente de pagamentos”.
Sei que a caixinha investe automaticamente, mas explico: com o fim da ferramenta de orçamento “Organizar Gastos” (faz falta! ) passei a usar o “Assistente de pagamentos” como uma ferramenta de planejamento e orçamento.
Assim, sempre coloco os investimentos das minhas caixinhas (ex.: Viagem, Seguro eletrônico etc.) cadastrados no assistente de pagamentos como lembretes. Pois aí aparece lá a soma de tudo que pretendo pagar por mês, inclusive para mim.