Fazia um bom tempo que eu não precisava de atendimento e esta semana precisei por duas vezes e nas duas vezes tive a informação errada, pois claramente os atendentes não estavam preparados para entender o problema.
Resumidamente, o primeiro problema foi um débito em conta da ENERGISA que não ocorreu, fui avisado e instruído por push fazer o pagamento manual, porém para minhar surpresa a ENERGISA não disponibiliza o código de barras para contas em débito automático. Liguei e perguntei se nesses casos havia alguma maneira de novamente comandar o débito, uma vez que eu sem o código não seria possível o pagamento manual, porque a ENERGISA realmente não disponibiliza, depois de vinte minutos explicando exatamente desta maneira o atendente respondeu tudo, menos o que eu queria, liguei novamente e imediatamente a outra operadora entendeu, me transferiu para o setor responsável que explicou não ser possível. Então se as duas pessoas entenderam o problema imediatamente, a questão do entendimento não foi a minha explicação.
Ontem novamente tive que ligar 3 vezes e a dúvida era que meu cartão físico, por ter muitos anos tá todo detonado, então queria saber se era possível a troca sem desabilitar o atual até o novo chegar. A resposta foi sim, porém havia ligado do telefone da minha esposa e para dar continuidade eu teria que necessariamente ligar do meu aparelho, o que fiz em seguida. O segundo operador disse não ser possível fazer desta maneira e que ao solicitar a troca o atual é imediatamente cancelado e o prazo de entrega do novo é 02/01/2025, o que questionei a informação dada porque tinha uma outra dizendo ser possível e também pelo prazo da demora, não poderia ficar sem o cartão por tanto tempo, com a negativa, resolvi desligar e ligar novamente e a terceira atendente confirmou o que a primeira disse letra por letra, que somente quando chegasse o novo cartão eu ligaria para desbloquear o novo e inutilizar o velho.
Se o atendente não tem cultura para entender a pergunta, aí fica difícil, pois interpretação de texto é cabal para que trabalha no atendimento.