Exatamente. Foi uma pergunta retórica!
Com tantos casos parecidos, que causam danos extremamente complicados de reparar, inclusive pra imagem do banco, algo assim não deveria acontecer.
Não foi uma falha inédita, como bem pontuado por você, então, continuo com o mesmo pensamento. Como isso acontece?
edit:
E ainda me pergunto como isso foi descoberto pelo povo.
Alguém ficou tentando e tentando e tentando e venceu pelo cansaço?
Essa falha já estava ‘adormecida’ ali aguardando alguém explorar ela?
Rapaz. Que loucura isso.
Eu acho que tem gente que enxerga isso como desafio pessoal e tenta a todo custo descobrir fragilidades em hardwares e softwares (sistemas).
Inclusive existem empresas que incentivam estas práticas (BugHunter, Hackatons de segurança, etc) e bonificam os participantes vencedores destes desafios.
Mas outros acabam fazendo isso completamente por acaso ou obedecendo suas próprias motivações e estímulos. Golpistas, Hackers do mal, etc são um exemplo disso.
Recentemente assisti um vídeo de uma pessoa que se filmou na frente de um caixa eletrônico de um grande banco dizendo que foi sacar 50 reais e o caixa entregou 500 reais. Dizia ele que estava filmando o “acontecimento” para divulgar ao banco o “problema” e gostaria de devolver o dinheiro. Da mesma forma que existe este bom exemplo, existe o mal exemplo. Como tudo na vida.
Enfim, vulnerabilidades sempre vão existir, mesmo que o “muro seja bem alto”. E cabe as instituições serem mais rápidas nos processos de remediação destes incidentes.
Admiro sua visão de ‘sh*t happens’.
Eu tenho pouco dinheiro na Nubank, e confesso que cada situação ‘estranha’, como essa, me deixa bastante assustado.
Instituições bancárias, que cuidam, literalmente, da vida financeira alheia, na minha visão, se enquadram naquela coisa de ‘um tiro só’. Errou, perdeu.
Eu, simplesmente, não consigo olhar pra isso e pensar com a tranquilidade de ‘isso acontece mesmo, infelizmente’.
Se acontece, e a Internet fica sabendo, isso se espalha numa velocidade absurda, não é possível que isso continue acontecendo depois disso. Alguém precisa, imediatamente, fechar a torneira.
Além do mais, se meu vizinho escorrega na entrada de casa e moramos na mesma rua, eu vou olhar 10x mais pra calçada quando passar por ela. .
Mas sei lá, não tenho conhecimento técnico pra entender a fundo como funciona isso. Só sei que fico bastante preocupado quando vejo esse tipo de coisa acontecendo.
Pode parecer forçado e medíocre esse pensamento, mas se eles não cuidam direito nem do deles, imagine do nosso?
E tá bom por hoje. hehe.
Já digitei mais do que gostaria pra mesma pessoa. hehe
Mas problemas como esse, acontece em todos os bancos. Infelizmente. E muitas vezes acontece falhas bem maiores. De caixa eletrônico todo ano acontece algum problema. E muitas vezes a pessoa descobre a falha por ocasião, e normalmente é pela madrugada esses bugs. Teve de um programador na China que descobriu que o ATM não repassava o valor de saque para o banco em determinado horário. Teve um caso de um autraliano “Luke Brett” que mesmo ele no vermelho o banco não detectava. Enfim, são inúmeros casos todos os anos, além dos caso já citados pelo @Danielbighelini