Bloqueio Indevido Está Prejudicando Meu Negócio

:police_car_light: Bloqueio Indevido Está Prejudicando Meu Negócio – Preciso de Solução Urgente!

Olá, comunidade Nubank. Sou empresário, dono de uma empresa de marketing digital com reputação sólida e verificada online. Sempre fui cliente de diversos bancos, mas infelizmente o Nubank é o único que constantemente aponta minha conta como suspeita de fraude — sem qualquer justificativa concreta.

Nos últimos tempos, comecei a perder negociações com clientes e parcerias valiosas, mesmo com tudo certo e alinhado. Achei estranho e resolvi perguntar. Foi aí que tive uma resposta alarmante: vários clientes mostraram prints dizendo que o Nubank alertava que minha conta era “suspeita de fraude” no momento do pagamento via Pix.

Isso é gravíssimo. Minha empresa é formalizada, com CNPJ regular, boa reputação e nenhuma denúncia. Esse tipo de bloqueio ou alerta falso compromete a credibilidade do meu negócio e gera prejuízos diretos e mensuráveis.

:red_circle: O mais preocupante: isso não ocorre em nenhum outro banco, apenas no Nubank. E pior: sem qualquer comunicação oficial, sem investigação prévia, sem direito à defesa ou recurso visível.

:red_exclamation_mark: Isso é permitido por lei?

Do ponto de vista jurídico, esse tipo de prática pode ser enquadrado como dano moral e concorrência desleal indireta, além de possível violação do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90):

• Art. 6º, III e IV: Direito à informação clara e à proteção contra práticas abusivas.
  • Art. 39, VIII: É vedado ao fornecedor desrespeitar a boa-fé objetiva e prejudicar a reputação de outrem injustificadamente.
  • Art. 20 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14): Responsabiliza a empresa que publica ou propaga conteúdo ofensivo que prejudique terceiros — incluindo classificações injustas automáticas.

Emitir alertas ou rotular contas como suspeitas sem processo administrativo ou comprovação fere diretamente princípios constitucionais como presunção de inocência e liberdade de exercício profissional.

2 curtidas

Boa tarde,

Sua conta pode ter sido sinalizada pelo Banco Central como potencialmente envolvida em atividades suspeitas, como fraudes, golpes ou lavagem de dinheiro.
Isso pode ocorrer se a conta destino recebeu denúncias, ou apresenta movimentações atípicas. Também pode ocorrer em caso de dados inconsistentes entre a chave Pix e o titular da conta.

Informe o problema ao atendimento. Explique que sua conta está sendo sinalizada como suspeita ao receber Pix.
Forneça informações para verificar sua identidade e esclarecer a situação. O banco pode confirmar se sua conta está bloqueada ou sob investigação.
Confira se as chaves Pix (CNPJ, e-mail, telefone, etc.) estão corretas e vinculadas à sua conta e corrija qualquer inconsistência, como erros de digitação ou dados desatualizados.

10 curtidas

nesse caso se esta acontecendo somente com a sua conta do nubank e vc tem certeza que esta de acordo com as leis com tanto banco que temos disponivel no mercado nao sei pq vc ainda usa o nubank eu sou pf mais ate o momento nao tenho nenhum motivo pra reclamar do nubank tento usar de acordo com o contrato mais o dia que eu me sentir prejudicado por qualquer banco e se eu estiver certeza que nao cometi nenhuma irregularidade sera a ultima vez que esse banco vai me ter como cliente

4 curtidas

Seja bem-vindo a Comunidade de Clientes do NU.
(Importante entender que nesse espaço somos todos clientes do NU, e as orientações e sugestões são baseadas em experiências pessoais ou relatos de casos análogos relatados)

A conta em questão é PJ?
A Chave PIX que você está fornecendo corresponde a sua empresa?

Verifique o site de vossa empresa no SiteConfiavel, talvez o retorno informado por lá esteja impactando no resultado.

9 curtidas

Nem de longe uma instituição pode fazer esse tipo de alerta, se a conta é suspeita de fraude, o cliente tem que ser notificado para apresentar defesa.

Ela deve seguir procedimentos definidos pelas normas do Banco Central (Bacen), Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (Lei nº 9.613/1998) e regulamentos internos.

2 curtidas

Sobre estes alertas, funciona assim:
Inicialmente não é todas as instituições ou bancos que mostrando este aviso sobre suspeita de fraude/golpe quando alguém vai enviar pix para você. Isso depende de cada aplicativo. Os que eu sei que tem isso e eu vi, foi o Bradesco, Nubank, Sicredi e MercadoPago. E eles só mostram este aviso de alerta quando você foi denunciado no sistema do pix no banco central, BACEN.

Também existe outro caso além de Marcação, que seria uma NOTIFICAÇÃO AO BANCO CENTRAL. Que é um aviso que as instituições fazem ao banco central em casos consideram relevantes como suspeita de fraude.

Mas tudo isso pode ser reversível, quem fez esta denúncia ou notificação pode solicitar a remoção ao banco central.

Então primeiro você precisa identificar qual instituição te denunciou, ou usuário. Mas isso que é o problema. A porcaria do banco central não te informa, e diz que a pessoa que tem que perguntar para seu banco. Mas dai vc pergunta pro banco e eles falam que não fizeram isso e não tem como ver quem fez a denúncia/marcação do seu CPF ou CNPJ no sistema do pix.

Então se você suspeitar de alguma instituição ou pessoa que não tenha provas de algo errado que você tenha feito, você já entra com uma ação judicial solicitando a remoção disso e danos morais.

Caso contrário, o processo vai ser mais complicado p/ obter informações no banco central de quem fez isso, que tbm seria através de uma ação

3 curtidas

Pode ser esse o caso:

4 curtidas

Não temos nada de irregular, isso só acontece quando algum cliente paga do Nubank para nossa conta, qualquer outro banco não dá problema. Testamos vários.

1 curtida

Pode ter certeza, uma empresa séria, nunca tivemos nada de irregular, somente o Nubank que acontece isso. E revoltante, perdi vários clientes.

1 curtida

Tô pensando em entrar com um processo, pois isso só ocorre com o Nubank, já falei com banco Inter, e minha conta e PJ do Inter, e quando alguém vai pagar pelos meus serviços, quem tem Nubank no caso, aparece esse aviso, tenho várias prints, isso me prejudicou muito, caiu muito o rendimento da empresa, ainda a gente fica mal falado, e minha empresa e verificada, só tem avaliações 5 estrelas, mais de 5 anos em atividade. E muito injusto. Deixe de fechar contrato de 5 mil reais já por causa disso, aí ontem foi a gota da água.

3 curtidas

Sinalização indevida de “Suspeita de Fraude” em Transferência — Prejuízo Real e Falta de Explicação do Nubank

Sou empresário com CNPJ ativo há mais de 5 anos, empresa verificada no Google, com inúmeras avaliações positivas, e também verificada no WhatsApp Business. Tenho conta PJ no Banco Inter — e recentemente comecei a passar por uma situação extremamente preocupante, causada exclusivamente por transações feitas através do Nubank.

Clientes que tentam me pagar via PIX recebem o seguinte alerta no aplicativo:

:warning: Suspeita de fraude”

Isso tem causado:

• Perda direta de vendas
  • Desconfiança por parte dos meus clientes
  • Dano à reputação da minha empresa
  • Prejuízo moral e financeiro real

Já entrei em contato com o Banco Inter, que confirmou: não há qualquer problema na minha conta. Nenhum bloqueio, pendência ou suspeita por parte deles. O problema está claramente no sistema do Nubank — e isso precisa ser resolvido com urgência.

2 curtidas

Lamento pelos infortúnios que está passando, qual o ramo de atividade de vossa empresa?

7 curtidas

Já entrou em contato com os canais de atendimento? Qual o retorno deles?

7 curtidas

Esse é o mal das denúncias anônimas, qualquer vagabundo pode ser aproveita disso para tentar prejudicar uma pessoa inocente ou uma PJ insuspeita. Alguma coisa precisa ser revista na questão do anonimato, identidades de denunciantes de má fé precisam ser expostas para que eles sejam punidos.