Bloqueio Preventivo Nuconta

Sim @FaelG eu entendi e sinto muito pelo seu ocorrido. Eu só respondi o @Jotapb reforçando que por aqui o cliente não têm atendimento, mas o espaço foi criado para expor ideias, experiências (boas e ruins), etc. Torcendo por você! :crossed_fingers:

1 curtida

Sim, sim! É que a frase entrou no meio mais no sentido de reforçar que os outros bancos não tem este espaço e que, portanto, não temos como saber o que ocorre com seus clientes, de bom ou ruim. Ao contrário, esta comunidade está virando um FAQ dos outros bancos.
Mas como tem pessoas que acreditam que o banco virá em uma rede social resolver seus problemas, mesmo que se trate de assunto confidencial, que envolve sigilo, até porque pode envolver mais gente na transação, é duro imaginar que entenderão estes objetivos.

2 curtidas

Primeiro que a Nubank não é totalmente um banco. É uma fintech! Segundo, aguarde a análise! Acredito que tudo será resolvido e você poderá movimentar sua conta. Em momentos de pandemia onde o atendimento e trabalhos foram diminuidos, acredito que aja algumas falhas no sistema, sem que os empregados vejam. lembre-se que aqui também você com certeza não vai ter nenhum suporte próprio da Nubank, o fórum foi criado para expor experiências boas/ruins. Entre em contato no chat online no app caso ainda tenha problemas.

@anon26974882 qual foi a parte que eu disse que apenas vir expor minha experiência negativa com o banco que você não entendeu! Aqui e uma comunidade onde podemos expor coisas boas e ruins que está acontecendo! Segundo, quando se envolve o Dinheiro que a mim pertence, não tem desculpa de Pandemia certa! O nubank e uma fintech digital, tudo pode ser resolvido via e-mail ou ligação assim como outros bancos fazem. Aguardar algo e desmotivante quando já se foi enviando todas as documento solicitadas e seu dinheiro que você depende para pagar suas coisas está travando! E acho que vc não leu o post direito, minha conta foi bloqueada quinta feira sem nenhum aviso prévio ou contato do banco e vc ainda vem querer justicar que o “banco” está correto! A por favor! Sem mas…

Justamente por isso que eu escrevi isso na mensagem logo acima! Aprenda a ler e a respeitar. Só quis salientar que você precisa entrar em contato com a Nubank.

Em nenhum momento eu disse também que o “banco está correto”, somente mandei você procurar ligar para eles e pedir mais informações sobre o ocorrido. O que ao meu ver, quem não soube ler e interpretar o que eu escrevi, foi você. Tenha mais calma e seje mais educado com todos que tentem te ajudar. Como eu tentei! :slight_smile:

@anon26974882 querido quem não sabe ler e interpretar e vc, pq no post está claro que entrei em contato com eles várias vezes, e apenas na sexta feira quando mais uma vez liguei na ouvidoria foi que me ajudaram e me informaram que minha conta estava bloqueada. Outra coisa, respeito , em nenhum momento faltei com vc querido, apenas rebatir o que vc postou, pois, como vc não teve a decência de ler o post corretamente, veio aqui expor sua “ajuda”! Eu que lhe digo aprenda a ler, interpretar para depois se posicionar!

1 curtida

Tá bom então. :slight_smile:

@anon26974882 olha que texto lindo diz na entrada do site do blog da nucomunidade elaborado pelo próprio nubank:

O Nubank lançou hoje a NuCommunity, a nossa comunidade online oficial. Ela é um espaço aberto para trocar informações e começar conversas não só sobre os nossos produtos, mas sobre tudo aquilo que afeta a vida financeira das pessoas.

Ou seja aqui o espaço e para falarmos sobre tudo que afeta a nossa vida financeira, e hoje essa é minha experiência com o nubank! Sem contar que isso aqui é algo oficial deles. Eles, jamais iriam criar algo e não acompanhar o que se passa! Eles vêem só não resolvem infelizmente. Tanto é que vários post sobre bloqueios já foram deletados. O que não acho justo, pois, são experiências vividas por clientes , lógico negativas que eles não tiveram o respeito de resolver com tanta clareza e transparência como eles pregam que são! Apenas para reforçar viu ! Bom domingo a vc e bjs no coração :heart::heart:

1 curtida

@FaelG Lhe entendo amigo. Já vi vários posts de reclamações sobre pessoas dizendo que estão sendo bloqueadas ou tendo suas contas encerradas e confesso que até eu estou com medo… Recebo meu salário pela Nuconta e caso isso ocorra, irá me dar uma dor de cabeça enorme. Tomara que eles resolvam seu caso e se pronunciem a respeito disso.

@anon26974882 adorava o nubank, tinha uma experiência ótima com ele, até agora. Depois, disso não tenho mais confiança neles. O atendimento é péssimo. O fato de resolver problemas financeiros por e-mail e não obter uma resposta é frustante. Não deixo meu Santander por nada neste mundo! É um banco comum mais extremamente inovador! Minha conta já foi bloqueada 2 vezes, meus cartões de crédito tb por tentativa de fraude, mas , logo desbloquei, basta ligar para eles, informar tudo que de imediato , cancelam os cartões, em 5 dias vc recebe outro, troca a senha do app e etc. Com o nubank a gente tem que mandar email, esperar uma resposta Deus sabe quando e ainda ler do chat que o pessoal não pode fazer nada. Tem que mandar email agora o meajude@nubank.com.br, que deveria trocar de nome para medeixenamao@nubank.com.br! O nubank nada de inovador tem mais! Infelizmente! Depois que tudo isso passar e espero que seja breve e menos um pra eles! E se eu não resolver com eles, a justiça tá aí, demora mais um pouco mais nós vai atrás! Pq com o dinheiro do brasileiro não se brinca! A Cris Junqueira que reveja os valores e conceitos da instituição dela, pq o que crescer e faz sucesso um dia se pode se tornar um nada!

Ah, mas não pode, muitos não aceitam. Seu tópico está demorando a ser trancado. Pra muitos o Nubank é o único que presta kkkkkkkk. As pessoas que vivem nessa caixinha aqui eu convido para dar uma passada no Reclame Aqui e ver a reputação do Nubank como está atualmente. Se brincar tá perdendo até para a Caixa, e isso acontece por conta desses que passam pano.

Boa :+1: :+1: :+1: :+1: :+1: :+1:

1 curtida

@gpaulinno passei no reclame aqui e fiquei assutado com tantas reclamações sobre o assunto.

Também fui ver no consumidora.gov as reclamações dos clientes e tem várias, mais várias mesmo sobre bloqueio.

Essa pessoas que defendem hoje, quero ver o dia que acontecer com elas a mesma coisa, que se elas ainda bateram no peito para defender!

1 curtida

Pois é, pior que nunca vamos ver, com certeza elas não dirão aqui.

1 curtida

Eu sempre espero que estas discussões nos ajudem a entender o que efetivamente acontece. Infelizmente, na maioria das vezes, descambam para um fla-flu por falta de fundamentação e por se tomar como inimigo a ser aniquilado quem eventualmente diverge.

As pessoas falam de forma genérica, que a lei não permite, que a instituição não está acima da lei, etc. Mas qual lei? Onde está escrito? Não se fundamenta.
Lá atrás, quando começaram casos de bloqueio eu já fui pesquisar um pouco e tinha a Circular 3461 do BC. Ela ditava as regras. Bem esclarecedora…

Agora fui dar outra olhada e uma nova Circular foi emitida pelo BC, em 23 de janeiro deste ano, ampliando o escopo e revogando a 3461.

Uma informação nova que apareceu foi prazo. Nos dois pontos que falam da coleta de dados e das verificações, o prazo máximo é… 45 dias!!! Especificamente na análise de operações e situações suspeitas, é o artigo 43, parágrafo 1o.

Uma leitura rápida dá a entender que muito poder foi dado às instituições. Elas são obrigadas a controlar tudo, desenvolver métodos, procedimentos, mecanismos, etc. Tudo deve estar em um manual aprovado internamente.

Outro ponto que já estava na 3461: a instituição deve indicar um gerente ao BC responsável por estas verificações. O grupo dele é que deve analisar, segundo os procedimentos aprovados. Portanto, não vai ser um atendente de chat que irá te detalhar o que aconteceu, porque não tem acesso (são dados sigilosos que podem ir ao COAF posteriormente, se comprovada a suspeita).

Outro ponto: O artigo 50 diz que a comunicação de suspeita ao COAF deve ser feita sem dar ciência aos envolvidos. É o caso de se perguntar: não seria esta a justificativa para o banco não avisar vc da conta bloqueada, esperando que vc entre em contato (todos os relatos que lembro falam que só souberam do bloqueio após ligar e reclamam não terem sido avisados)? A comunicação ao COAF dar-se-á após a análise (se comprovada a suspeita). Se ele comunicar a todos que a conta será bloqueada, na análise, vai furar esta regra do artigo.

Enfim, leiam e digam quais artigos estão sendo ofendidos pelos bloqueios aplicados pelos bancos (todos fazem, conforme pesquisa básica no Reclame Aqui mostra). Não se trata de defender este ou aquele mas sim de entender as regras do jogo, para corretamente jogar.

web

pdf

Ah, se nada disso se aplicar, por favor, apresentem a legislação pertinente para que todos nós fiquemos cientes.

1 curtida

Essa circular tem algumas diferenças, mas a abordagem é a mesma: as instituições devem analisar, monitorar, informar ao COAF, ao papa, etc, mas onde está falando que elas podem bloquear os recursos?

@Jotapb já tinha lido está sua circular na sexta-feira junto com um amigo que faz advocacia, e é justamente a mesma pergunta que o colega @tower fez , nela não tem nenhuma cláusula que diz claramente que o “banco” pode bloquear os serviços, ou saldo da conta corrente do cliente sem prévio aviso. Meu caso é justamente esse amigo. Minha conta foi bloqueada na quinta feira, sem siquer um prévio aviso ou notificação no meu email da situação. Só descobrir quando fui tentar utilizar o saldo, o que me trouxe um constrangimento ernome e transtorno, configurando assim DANOS MORAIS. Apenas na sexta-feira quando eu liguei na ouvidoria foi que fui informado que estava com um bloqueio Preventivo, ou seja, apenas quando eu procurei o banco que me informaram. Tenho isso tudo documentado. Os bancos devem sim seguir suas normas e regras, no intuito de minimizar suas percas e proteger seus clientes, mas, tudo tem que ser explicado ao cliente previamente, para evitar transtornos e dano vexatória. Se você @Jotapb acha que isso é correto ok! Tente passar por isso, tenha seus recursos bloqueados, tente usar , não consiga , procure o banco de imediato e ouça deles " de nada podemos fazer pelo Sr, não sabemos o que está acontecendo com sua conta, mande um e-mail para meajude@nubank.com.br e aguarde" aí depois vc nos fala. Volto a dizer acho até correto o banco buscar ferramentas para evitar fraudes e etc… mas, o cliente que tem sua conta e seus bens com ele deve está ciente do acontecido para evitar transtornos maiores.

Apenas para reforçar e ficar claro aos amantes e defensores do nubank, que aqui já vir que tem vários…

  1. Minha conta foi bloqueada na quinta-feira sem nenhuma comunicação, aviso prefiro, notificação, email ou ligação para me informar.

  2. Na quinta enviei vários, email, liguei, e etc, e não tive uma justificativa cabível do que estava acontecendo. Nenhuma explicação.

  3. Tentei usar o saldo que estava e diversas vezes, passei constrangimento, pois, tinha saldo, no app não dizia que está bloqueado o cartão normal e nadaaaa. Me causando transtorno e danos morais. Pois, passei vergonha.

  4. Só descobrir que estava bloqueando ao ligar, leia bem amigos, eu que tive que ir atrás na sexta feira falar com a ouvidoria e eles que me disseram que estava bloqueando. Leu bem amigo, eu cliente que fui atrás da informação, não foi o banco que me comunicou , ficou claro?

  5. Por fim , toda a documentação pedida foi enviada , e ainda não tive uma resposta, mais , vamos aguardar como vc citou acima até 45 dias! E nesses 45 dias meu dinheiro fica retiro, minhas obrigações pendentes o que irá me trazer ainda mais transtorno e danos morais.

Espero que tenha ficado claro, a ação e o caminho que o “banco” tomou comigo, para quando os defensores vir justificar aqui.

Volto a dizer, não estou dizendo que bloquear preventivamente para chegar alguns dados seja errado não, mas, o cliente tem que está ciente, tem que haver uma comunicação prévia para evitar com que o cliente seja submetido a problemas vexatórios e acima de tudo, tentar resolver o problema o mais rápido possível!

4 curtidas

E onde está falando que não pode? Também não está escrito que tem obrigação de avisar o cliente. Como eu disse, a circular dá muitos poderes às instituições. O que deve ter o tal manual de procedimentos? Pelo texto, é o banco que define. E este manual deve estar à disposição do BC, bem como todo o resto. Se fosse tão ilegal, o BC já não teria atuado? Repito: todos os bancos fazem isso e não é da semana passada para cá. Deve estar chovendo reclamação lá. O BC não atua?
Outro ponto é que é bloqueio preventivo, a fim de checar algo. Como a prisão preventiva, onde a liberdade do indivíduo representa risco e isto justifica o encarceramento. Acabou a situação de perigo, o cara é posto em liberdade.

E se a instituição detecta movimentação suspeita, faz sentido ela avisar o cara e ainda dar liberdade para ele movimentar o dinheiro? O objetivo deve ser exatamente impedir que a pessoa movimente e assim coibir o ato criminoso quando for o caso. Imagine em um mandado de busca e apreensão a polícia ligar e avisar: estamos indo aí buscar provas de ilícitos seu. Não consigo ver tanta diferença.

Mais: estes bancos são defendidos por poderosas bancas de advocacia. Acha mesmo que nenhuma alertaria sobre ilegalidade? Ainda mais: mesmo sendo ilegal, os bancos fazem isso só para sacanear com os cliente e até perdê-los? Qual o ganho do banco com isso?

Resta, enfim, a questão do dano moral. Fui prejudicado, quero ressarcimento. Ok, aí vai depender da cabeça do juiz que receber a ação. Também dei uma rápida olhada em decisões judiciais. Há casos de recusa e de aceitação. Cada caso é um caso, vai depender das provas e da análise do quanto isso trouxe prejuízo.

2 curtidas

Foi o que já disse: também não tem nada escrito que tem obrigação de comunicar. E o Artigo 50 parece mostrar o contrário. A não ser que eu tenha pulado algo na leitura (é possível).
Eu realmente gostaria que alguém entrasse na Justiça e comentasse depois. Já ameaçaram muito ano passado, mas parece que ninguém entrou (ou se entrou, perdeu, porque nunca voltaram).

1 curtida

Para vocês amigos que dizem que não existe nenhum funcionário do nubank por aqui estão engandos. Acabei de receber uma msg de um Nubanker dizendo que meu post será apagado dentro de 24h. Agora resta a pergunta, a comunidade existe apenas para deixar explícita alguns assuntos benefícios, positivos apenas de carácter para enaltecer a empresa em sim? Esses Nubanker que são funcionários deveriam olhar as reclamações e buscar ajudar o cliente no intuito de fazer com que os clientes se sintam mais felizes e satisfeitos com a empresa! E muita falta de respeito mesmo! Já era de se esperar de uma empresa como está, que trata alguns clientes com tanta falta de respeito! Repensem onde vcs deixam o dinheiro de vcs, pq um dia da noite para o dia o banco podem lhe surpreender com uma ação como está.