Boletos bancários passam a ser compensados no mesmo dia a partir do dia 15 de março.
Cliente que pagar o boleto até às 16h30 (alterado para 13h30), o cobrador poderá receber o dinheiro no mesmo dia.
“Os boletos bancários foram criados em outubro de 1993, pelo Banco Central, e entraram em vigor em janeiro de 1994.”
O boleto bancário ganhará mais agilidade em seu processamento. A partir da próxima sexta-feira, 15, parte da liquidação interbancária da cobrança do documento será feita no mesmo dia do pagamento.
A nova modalidade, chamada de D+0, fará parte das operações diárias em conjunto compensações com prazo maior, D+1, de um dia útil. Com a mudança, boletos pagos até às 16h30 (alterado para 13h30) serão compensados no mesmo dia.
A novidade é mais um projeto de modernização feito pelo setor bancário na modalidade de boletos, que englobará 136 bancos e será mandatória.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclarece que nada mudará para quem paga o boleto. A mudança ocorrerá para o credor do documento, ou seja, aquele que irá receber o dinheiro.
“A mudança trará mais agilidade para o cobrador, e irá beneficiar muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, avalia Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
Em 2023, 4,2 bilhões de boletos bancários foram pagos, somando um total de R$ 5,8 trilhões movimentados no país. Os boletos bancários foram criados em outubro de 1993, pelo Banco Central, e entraram em vigor em janeiro de 1994.
Fonte: Terra Dinheiros (https://www.terra.com.br/amp/economia/boletos-bancarios-passam-a-ser-compensados-no-mesmo-dia-a-partir-do-dia-15-de-marco,cb58ae0ea4d1d9efcc25f5ea8c43eb954a0hvf0i.html)