O buscador de boletos é realmente muito útil. Uso tanto na conta PF como na PJ.
Porém uma coisa chata na PJ é que tem empresas que todo mês geram boletos “pega trouxa” pra tentar conseguir um dinheiro sem ter prestado serviço nenhum. Consigo ocultar um boleto individualmente, mas tenho que fazer isso todo mês. Acho que deveria ter uma opção pra sempre ignorar boletos dessas empresas.
No meu caso são essas empresas que geram esses boletos fraudulentos:
TS HOST SERVICOS DE INTERNET LTDA
SNCC SERVICO NACIONAL DE CONSULTAS CADAS
No Reclame Aqui, tá cheio de reclamações contra elas. Talvez até o Nubank deveria ignorar essas empresas por padrão pra todos os clientes.
Nesse caso, pelo seu relato, parece que são tentativas de golpe mesmo. Se possível, use o canal de denúncias do Nubank para reportar, escolhendo a primeira opção: Tentativa de golpe/fraude.
Infelizmente nenhuma instituição têm controle sobre isso, pois é uma função automática de acordo com as contas vinculadas ao seu CPF/CNPJ, mas dentro do próprio assistente tem a opção Não exibir esse boleto, você pode clicar nessa opção e os boletos que você não quer que fiquem aparentes irão sumir.
Eu já oculto cada vez, mas continuo recebendo notificação todo mês pra cada uma dessas empresas.
Creio que o Nubank poderia se basear no CNPJ da empresa que emitiu o boleto pra ocultar automaticamente esses boletos. Poderia ser uma opção “Ocultar pra sempre boletos dessa empresa”.
Mas vamos pensar pelo lado positivo, todos os boletos emitidos em seu CPF/CNPJ aparecem automaticamente lá no assistente de pagamentos, se todos os meses aparecem boletos de uma mesma empresa é sinal que estão emitindo pagamentos em parcelas ou até mesmo gerando sempre a mesma cobrança, pelo lado positivo você consegue saber quais empresas estão fazendo isso, dessa forma você pode contatá-las para resolver esse problema, uma vez que você está ciente que são cobranças indevidas. Como que as instituições irão saber quais as cobranças que são verdadeiras ou não? Isso é impossível!
Eu gosto dessa função ativa justamente por este motivo, consigo saber quais empresas estão emitindo cobranças em meu CPF/CNPJ, qualquer irregularidade eu já entro em contato pra resolver diretamente com os emissores desses boletos nos quais não reconheço.
A função do buscador de boletos é super útil, porém algumas pessoas são vítimas de empresas fraudulentas que ficam gerando boletos mensalmente na tentativa de receber pagamento indevido.
Nesse caso, não adianta entrar em contato ou simplesmente ocultar o boleto, pois no mês seguinte elas emitem novamente. Só quem tem CNPJ que passa por esse tipo de problema.
A sugestão nesse caso é disponibilizar duas opções:
Realmente! Por isso só utilizo essa função para consultar os boletos que emitem em meu CPF/CNPJ, não faço pagamentos diretamente do assistente de pagamentos, mensalmente oculto os boletos que não reconheço e deixo visíveis somente os que reconheço para ficar observando quais contas paguei e quais ainda faltam pagar, utilizo basicamente como um lembrete.
Eles mandam boletos pra diversas empresas por aí, sem ter nenhuma relação com elas. Se entrar no Reclame Aqui, você vai ver uma enxurrada de reclamações de inúmeros clientes sobre esses boletos.
Desativei o Buscador de Boletos por enquanto. O incômodo de ficar recebendo SPAM é maior do que o benefício. Recebia mais notificações de boletos SPAM do que legítimos.
Concordo com a proposta e também entendo que o banco não pode fazer isso sem solicitação do responsável da conta.
Mas o q acha de adicionar uma funcionalidade em que eu, proprietário da conta, possa criar uma blacklist de CPF/CNPJ e caso algum boleto seja recebido, ele seja automaticamente ocultado e um email de alerta é enviado?
Assim, a responsabilidade de ocultar é do correntista. O banco só executa.