Buscador de Boletos: Opção para ocultar empresa pra sempre

Olá,

O buscador de boletos é realmente muito útil. Uso tanto na conta PF como na PJ.

Porém uma coisa chata na PJ é que tem empresas que todo mês geram boletos “pega trouxa” pra tentar conseguir um dinheiro sem ter prestado serviço nenhum. Consigo ocultar um boleto individualmente, mas tenho que fazer isso todo mês. Acho que deveria ter uma opção pra sempre ignorar boletos dessas empresas.

No meu caso são essas empresas que geram esses boletos fraudulentos:

• TS HOST SERVICOS DE INTERNET LTDA
  • SNCC SERVICO NACIONAL DE CONSULTAS CADAS

No Reclame Aqui, tá cheio de reclamações contra elas. Talvez até o Nubank deveria ignorar essas empresas por padrão pra todos os clientes.

Abraços,
Andrey

10 curtidas

Nesse caso, pelo seu relato, parece que são tentativas de golpe mesmo. Se possível, use o canal de denúncias do Nubank para reportar, escolhendo a primeira opção: Tentativa de golpe/fraude.

https://denunciargolpes.nubank.com.br/pt/nubankdenuncias/relato/fraude

11 curtidas

Infelizmente nenhuma instituição têm controle sobre isso, pois é uma função automática de acordo com as contas vinculadas ao seu CPF/CNPJ, mas dentro do próprio assistente tem a opção Não exibir esse boleto, você pode clicar nessa opção e os boletos que você não quer que fiquem aparentes irão sumir. :wink::purple_heart:

6 curtidas

Eu já oculto cada vez, mas continuo recebendo notificação todo mês pra cada uma dessas empresas.

Creio que o Nubank poderia se basear no CNPJ da empresa que emitiu o boleto pra ocultar automaticamente esses boletos. Poderia ser uma opção “Ocultar pra sempre boletos dessa empresa”.

5 curtidas

Mas vamos pensar pelo lado positivo, todos os boletos emitidos em seu CPF/CNPJ aparecem automaticamente lá no assistente de pagamentos, se todos os meses aparecem boletos de uma mesma empresa é sinal que estão emitindo pagamentos em parcelas ou até mesmo gerando sempre a mesma cobrança, pelo lado positivo você consegue saber quais empresas estão fazendo isso, dessa forma você pode contatá-las para resolver esse problema, uma vez que você está ciente que são cobranças indevidas. Como que as instituições irão saber quais as cobranças que são verdadeiras ou não? Isso é impossível!

5 curtidas

Eu gosto dessa função ativa justamente por este motivo, consigo saber quais empresas estão emitindo cobranças em meu CPF/CNPJ, qualquer irregularidade eu já entro em contato pra resolver diretamente com os emissores desses boletos nos quais não reconheço.

7 curtidas

Já criaram um golpe pra isso!? Eita, Brasil calamitoso!!!

2 curtidas

A função do buscador de boletos é super útil, porém algumas pessoas são vítimas de empresas fraudulentas que ficam gerando boletos mensalmente na tentativa de receber pagamento indevido.

Nesse caso, não adianta entrar em contato ou simplesmente ocultar o boleto, pois no mês seguinte elas emitem novamente. Só quem tem CNPJ que passa por esse tipo de problema.

A sugestão nesse caso é disponibilizar duas opções:

1. Ocultar boleto (opção já existente)
  2. Ocultar boleto desse CNPJ (opção sugerida)
5 curtidas

Abre uma reclamação no Reclame Aqui contra a empresa.

2 curtidas

Essas empresas não estão ligando para a satisfação da “vítima”, o ReclameAqui não tem efeito.

4 curtidas

Realmente! Por isso só utilizo essa função para consultar os boletos que emitem em meu CPF/CNPJ, não faço pagamentos diretamente do assistente de pagamentos, mensalmente oculto os boletos que não reconheço e deixo visíveis somente os que reconheço para ficar observando quais contas paguei e quais ainda faltam pagar, utilizo basicamente como um lembrete.

4 curtidas

Dei uma olhada no Reclame Aqui de ambas em empresas, e parece que elas não param de enviar os boletos mesmo após reclamação.

Como não quero perder meu tempo, não vou nem abrir reclamações eu mesmo.

Mas isso reforça a importância de uma opção “Ocultar pra Sempre”, já que essas empresas se recusam a parar de enviar esse boletos.

2 curtidas

Ótima dica, isso eliminaria o inconveniente para o cliente.

1 curtida

Eles mandam boletos pra diversas empresas por aí, sem ter nenhuma relação com elas. Se entrar no Reclame Aqui, você vai ver uma enxurrada de reclamações de inúmeros clientes sobre esses boletos.

2 curtidas

Desativei o Buscador de Boletos por enquanto. O incômodo de ficar recebendo SPAM é maior do que o benefício. Recebia mais notificações de boletos SPAM do que legítimos.

2 curtidas

Concordo com a proposta e também entendo que o banco não pode fazer isso sem solicitação do responsável da conta.

Mas o q acha de adicionar uma funcionalidade em que eu, proprietário da conta, possa criar uma blacklist de CPF/CNPJ e caso algum boleto seja recebido, ele seja automaticamente ocultado e um email de alerta é enviado?

Assim, a responsabilidade de ocultar é do correntista. O banco só executa.

3 curtidas

Útil só se for pra estelionatário.
Essa função abriu não uma porta, abriu um grand canyon de oportunidades pra roubar o cliente.

1 curtida

Eu imagino que uma pessoa para emitir um boleto precisa de uma instituição financeira por trás, digamos. Cabe ao cliente alertar essa empresa denunciando o cliente golpista. Nesse caso pode-se abrir um reclamação nos órgãos pertinentes e solucionar o problema.

O ChatGPT deu algumas dicas:

Uma pessoa para emitir um boleto precisa de uma instituição bancária para isso, certo?

O ChatGPT disse:

Sim, para emitir um boleto, é necessário utilizar os serviços de uma instituição bancária ou de uma fintech autorizada a operar com boletos. Essa instituição será responsável por gerar o boleto com o código de barras, registrar a cobrança, e processar o pagamento quando ele for efetuado. Existem algumas opções para fazer isso:

1. Diretamente com o banco: Empresas ou pessoas com conta bancária podem contratar o serviço de emissão de boletos com o banco. O banco fornece acesso a uma plataforma para gerar os boletos, geralmente com registro, que é obrigatório no Brasil desde 2018.
  2. Por meio de fintechs ou intermediários: Existem plataformas como PagSeguro, Mercado Pago, Gerencianet, entre outras, que oferecem serviços de emissão de boletos sem a necessidade de uma conta bancária empresarial tradicional. Essas soluções costumam ser mais acessíveis para pequenos empreendedores.

Portanto, mesmo que não seja diretamente com um banco, é sempre necessário um intermediário autorizado para emitir boletos dentro da regulamentação financeira brasileira.

Caso um golpista esteja emitindo falsos boletos de cobrança usando meu nome como sacador, posso reclamar nos órgãos de defesa do consumidor contra essa instituição financeira?

O ChatGPT disse:

Sim, você pode e deve reclamar contra a instituição financeira ou fintech que permitiu a emissão dos boletos fraudulentos em seu nome, mas a abordagem deve ser estratégica e acompanhar outros passos para lidar com a situação. Aqui estão as ações recomendadas:

1. Identifique a instituição emissora

• Verifique no boleto qual é a instituição financeira responsável pela emissão. Geralmente, isso está indicado pelo código bancário (os três primeiros dígitos do código de barras) e pela logomarca ou nome da empresa emissora.

2. Entre em contato com a instituição emissora

• Notifique a instituição responsável pela emissão do boleto sobre a fraude. Peça que eles investiguem e tomem providências para evitar novos boletos emitidos em seu nome.

3. Registre uma reclamação nos órgãos de defesa

Se a instituição financeira não agir ou não resolver o problema, você pode:

• Registrar uma reclamação no Procon de sua região.
  • Abrir uma reclamação na Plataforma Consumidor.gov.br, que conecta consumidores diretamente com as empresas.
  • Reclamar no Banco Central (BACEN), pois as instituições financeiras são reguladas por ele. Isso pode pressionar a instituição a investigar e corrigir o problema.

4. Registre um boletim de ocorrência

• Vá até uma delegacia ou registre um B.O. eletrônico, caso disponível no seu estado, para formalizar a denúncia de uso indevido do seu nome.

5. Notifique outros envolvidos

• Avise os possíveis pagadores dos boletos (como clientes ou contatos) sobre a fraude para evitar prejuízos a terceiros.
  • Em casos mais graves, um advogado pode ajudá-lo a buscar reparação judicial.

6. Monitore seu CPF

• Verifique seu CPF em serviços como o Serasa ou Boa Vista SCPC para identificar possíveis dívidas ou transações fraudulentas associadas ao seu nome.

Responsabilidade da instituição financeira

As instituições financeiras têm o dever de implementar controles contra fraudes, como validações de identidade e autenticações rigorosas. Caso elas tenham sido negligentes nesse processo, você pode responsabilizá-las pelos danos sofridos.

Consideração importante

Os órgãos de defesa do consumidor podem ser aliados, mas o caminho mais eficaz, dependendo da gravidade do caso, pode ser a via judicial. Um advogado especializado em direito do consumidor ou cível pode ajudá-lo a entender melhor seus direitos e buscar a devida compensação.

Muito bom mas também tem que ter a opção para buscar dados do emissor do boleto , para derrubar as fraudes e golpes e direcionar para autoridades competentes :smiling_face::purple_heart:

1 curtida