Cadastrar dispositivos para autorizar pagamentos

Esta ideia é para evitar fraudes no sentido de ter dispositivos cadastrados e só a partir deles o cliente poderá realizar pagamentos virtuais, ou seja, sem cartão físico.

Seja bem-vindo @dlfrutos!

O Nubank já oferece uma proteção para login em novos dispositivos, para ter acesso as principais funções do app ao fazer login em novo dispositivo é necessário que você autorize o acesso por dispositivo já reconhecido como ou seu, caso não tenha, você deve enviar uma foto sua e de sua identidade.

Seria isso que você está procurando?

1 curtida

Acredito que estejas se referindo a pagamentos wireless certo? Estilo o pagamento por aproximação, mas usando o celular?

Existem alguns questionamentos aqui na comunidade com relação a integração do cartão com apple pay, samsung pay etc, mas a resposta que temos que é que eles estão investindo primeiro em projetos próprios e só depois procurarão parcerias.

2 curtidas

Bem notado @hlgurgel! Acho que era isso mesmo o que ele quis dizer haha

1 curtida

Bom dia pessoal! Desculpem a demora!

Negativo, não são pagamentos wireless, são pagamentos normais realizados pelo aplicativo, o que chamamos de transações.

Explico melhor: já tive situações em que meu cartão de crédito foi fraudado e fizeram compras em meu nome (que tive que contestar depois). Então tive a ideia de criar um novo nível de segurança para evitar isso, opcional para o usuário. Como?

Semelhante a como alguns aplicativos de mensagens ou até os de banco fazem: elas “autorizam” o aparelho para realizar transações. Se isso existisse, apenas meu PC e meu Celular estariam “permitidos” a realizar transações com o Nubank. Dessa forma, se alguém obtiver meus dados de cartão de crédito, não conseguiria fazer compras por PC ou Celular porque o dispositivo não está cadastrado.

Uma variante dessa proposta seria, por exemplo, solicitar aprovação de compras de crédito pelo aplicativo. Hoje o que acontece é que o usuário ou bloqueia o cartão, ou o Nubank avisa que “bloqueou uma compra suspeita”. Mas se o usuário tivesse uma chave on - off dizendo se ele gostaria de aprovar as compras por crédito em seu celular?

As duas soluções acima, acredito, resolvem o problema de que uma pessoa mal intencionada use os dados do cartão que não pertencem a ela para realizar compras por crédito.

O que acham? Faz sentido?

2 curtidas

Essa primeira acredito que não seja possível ser implementada, penso que ao fazer uma compra não estamos fazendo diretamente com o Nubank e sim a loja que repassa para a bandeira que essa por vez repassa para o Nubank.

Sobre a segunda opção, acho ela bem mais interessante e já foi sugerida em alguns tópicos aqui na comunidade, você conhece algum banco que a use por padrão? Eu não sei como iria se comportar em alguns serviços, algumas lojas ficam um tempo processando o pagamento, mas alguns apps costumam a efetuar a cobrança na hora e se não ocorrer é automaticamente cancelada.

Hoje a Mastercard tem o securecode, mas somente o lojista que pode decidir se quer usar ou não, quando ela é ativada você tem 5 minutos para confirmar no app se realmente é você realizando a compra.

3 curtidas

Maxon, excelente resposta, muito obrigado. Como uso poucos bancos não saberia lhe responder. Sei uma lida nesses tópicos e eles retratam sim o que restou propondo, não vejo motivo para ter tópicos redundantes.

A título de informação: como eu poderia contribuir para apoiar a ideia / tópico que mais se aproxima ao que estou procurando? Deixando meu comentário naquele tópico?

Desde já muito obrigado!

2 curtidas

Antigamente o Banco do Brasil possuía essa opção (não sei se ainda existe), onde você solicitava no app o desbloqueio do aparelho e deveria realizar o desbloqueio no caixa eletrônico. Enquanto o desbloqueio não fosse concluído, o app funcionava em um modo de “somente leitura”.

2 curtidas

Ainda existe essa opção, mas ele estava se referindo a autorizar um dispositivo para que somente ele conseguisse realizar compra no cartão.


Você pode deixar o seu like (coração) no tópico e reforçar a ideia respondendo o tópico :wink:

1 curtida

Positivo! Apenas complementando, a ideia acima faz mais sentido quando falamos do cartão NuVirtual, considerando que ele é preferencialmente usado para compras online, ja que estas ficam mais suscetíveis (expostas) a condições de risco (comp interceptação de seus dados bancários).

Entendo, ainda, que poderia ser “mais uma vantagem na utilização do Nubank e do cartão virtual disponibilizado”.

1 curtida