Oi pessoal, tudo bem?
Vim compartilhar uma situação chata que aconteceu comigo, porque pode acontecer com qualquer cliente.
No dia 07/09/2025, paguei R$147,00 no crédito via PIX pelo Nubank para a empresa Altyz Tecnologia (CNPJ 62.191.417/0001-36), que se apresentava como recebedora da plataforma blimblim.pro. Só depois descobri que se tratava de um golpe, já denunciado por várias pessoas no Reclame Aqui.
Agi rápido: no mesmo dia que paguei, já abri contestação no Nubank, pedindo o estorno. Nubank deu um prazo de 11 dias, mas depois de 12 dias de espera, a resposta foi que “não poderiam fazer nada”, porque a instituição recebedora recusou a devolução pelo MED (Mecanismo Especial de Devolução).
Ou seja, eu, a vítima do golpe, fiquei sem nenhum tipo de proteção. Agora sou obrigado a pagar por uma fraude que está lá na minha fatura, correndo risco de juros e tudo se eu optar por não pagar.
A minha dúvida e indignação são:
Como o Nubank, que sempre fala em cuidar do cliente, pode simplesmente se eximir da responsabilidade em casos de fraude?
Se o próprio Código de Defesa do Consumidor fala em responsabilidade solidária das instituições financeiras, por que o cliente fica desamparado?
Já registrei reclamação no Banco Central, Procon e Polícia Civil, mas deixo aqui meu relato como alerta pra que outros clientes tenham cuidado. Espero também que o Nubank repense sua postura, porque do jeito que está, a gente fica totalmente vulnerável, e se aqui também for um meio de resposta, eu fico no aguardo do posicionamento correto da Nubank, pois estou a um traço de registrar uma demanda no Juizado Especial Cível, pois conheço dos meus direitos.
Atenciosamente,
Andrei Marques