Caixinhas: Incidência de IOF em resgates parciais

E lá vem mais uma dúvida sobre IOF…

Como funciona no caso de um resgate parcial antes de 30 dias do último depósito?

2 exemplos:

  1. Crio uma caixinha e faço um depósito de R$ 1.000,00. Após 10 dias (66% de IOF) faço um resgate de R$ 500,00, e o restante continua até o 30º dia. Como fica o IOF nesse caso?
  2. Tenho uma caixinha com R$ 2.000,00 há mais de 30 dias, e faço um depósito de R$ 1.000,00. Denovo, faço um resgate de R$ 500 após 10 dias (66%) e deixo o restante até o 60º dia. Qual a incidência de IOF nesse caso?

Resumo da dúvida: Compensa guardar o dinheiro sem ter certeza que vou deixar ele paradinho os 30 dias? Claro que tem que colocar a inflação nessa conta, mas uma coisa de cada vez…

3 curtidas

Olá @jcbalmeida! Seja bem vindo à Comunidade Nubank! :slightly_smiling_face:

Existem 2 tipos de caixinhas…

Impostos e taxas cobrados nas Caixinhas

RDB Resgate Imediato

IOF: só é cobrado de resgates com menos de 30 dias. Depois disso, o investimento se torna isento;
IR: vai de 22,5% (investimentos de até 180 dias) a 15% (investimentos acima de 721 dias).

Fundo Nu Reserva Imediata

O IOF só é cobrado de resgates com menos de 30 dias. Depois disso, o investimento se torna isento;
O IR vai de 22,5% (investimentos de até 180 dias) a 15% (investimentos acima de 721 dias).
O come-cotas também cobra em maio e novembro e ele é de 15%.
Taxa de administração: 0,3% ao ano.

Lembrando que se guardar ou retirar um valor da sua Caixinha, os impostos vão iniciar desde o primeiro dia da aplicação processada, já que é contado como uma nova aplicação. Os resgates solicitados ocorrem a partir dos depósitos mais antigos.

Vou deixar abaixo o conteúdo do blog do Nubank que aborda tudo o que você precisa saber sobre as Caixinhas! Espero ter te ajudado. :handshake:

21 curtidas

Complementando o excelente comentário do Thiago, saiu hoje um artigo no blog a respeito do Nu Reserva Imediata, então vale dar uma olhadinha para ver mais detalhes. :point_down:t4:

11 curtidas

Olá, @jcbalmeida, boas vindas à nossa Comunidade!

O colega @ThiagoMoura já deu os detalhes sobre as modalidades de caixinha, a incidência de IOF e o regime de tributação. Complementando para falar especificamente dos exemplos que você colocou:

No exemplo 1, espera-se o seguinte cenário:
Você tem um depósito de 1000 reais
O depósito rendeu x em 10 dias
Assim, neste décimo dia você tem 1000 * (1 + x), sendo que, em caso de movimentação do valor integral, a parcela correspondente ao rendimento (1000 * x) é sujeita a IR e IOF.
No caso de um resgate parcial de 500 reais, para que você receba 500 reais na conta o Nubank vai fazer um cálculo reverso de modo que um valor resgatado “y”, menos o IR e o IOF (aplicados sobre a parcela de y referente ao rendimento do montante resgatado, que é proporcional ao rendimento do todo) resultem nos 500 reais.
Na sua caixinha sobrará o valor correspondente a [1000 * (1 + x)] - y. Esse valor vai manter a referencia de data do depósito original, ou seja, já terá 10 dias.

No exemplo 2 o raciocínio é similar, tratando-se novamente de um resgate parcial, mas há um ponto de atenção: o resgate será feito sobre o depósito mais antigo, ou seja, aquele depósito original de 2000 reais que já não tinha IOF, incidirá somente o IR. Neste caso, vai ficar na caixinha um depósito de 30 dias com o que sobrar do resgate parcial, e o depósito de 10 dias inteiro, que tinha o valor inicial de 1000 reais.

Escrevi do celular, não ficou muito bem estruturado, mas tentei ser bem detalhado. Ficou mais claro?

13 curtidas

Wow pra mim ficou sim Fernando, obrigadão! :clap:t5: :clap:t5:

4 curtidas

O IOF é sobre os rendimentos proporcionais do valor resgatado.
Não tem muito mistério: resgatou antes de 30 dias, paga o imposto proporcional ao valor retirado. Não esquecendo que os aportes são independentes e que os resgates ocorrerm sempre sobre os depósitos mais antigos, como já foi mencionado.

13 curtidas

Segue a tabela do IOF que é regressiva:

images

E do IR:

download

11 curtidas

Muito pelo contrário, Fernando: Achei excelence a forma como você explicou, era justo o que faltava eu entender. Muitíssimo obrigado!

6 curtidas

Para deixar mais organizada sua caixinha,deixe o dinheiro na pagina inicial e use o que precisar,

e se sobrar vc aguarde recebe o seu proximo salario em maos.

Ai com o salario em maos, vc tera certeza que aquela sobra do mes anterior podera ir para sua caixinha e nao ficara perdendo para iof.

A minha caixinha se chama Filho :joy::joy::joy:
Pq me ajuda psicologicamente a nao tirar o dinheiro que dou a ela kkkkk

Eu nao tenho filho real,entao fiz um virtual com o nubank😂

2 curtidas

Ola tenho uma dúvida , eu tenho uma caixinha de reserva de emergência , a cada vez que faço um novo aporte mensal nela o iof volta a ser cobrado ?

2 curtidas

Olá, @Jessica_Nieto!

Cada depósito feito na caixinha é tratado individualmente. Assim, se fizer um novo aporte, ele estará sujeito à incidência de IOF sim, mas nada muda para os depósitos mais antigos.

Ah, e vale lembrar que o IOF só chega a ser cobrado de fato se houver um resgate daquele depósito.

8 curtidas

Eu deixo uma parte do dinheiro da empresa na reserva de emergência para não mexer com o dinheiro investido da empresa e preciso tirar R$ 56,00 a cada cinco dias para pagar transporte do meu funcionário. Seria melhor eu deixar parte desse dinheiro em outra caixinha ou se eu continuar tirando esse dinheiro não vai apertar o rendimento da mesma?

Se você precisa resgatar com frequência, não faz diferença.

7 curtidas

Fiz um saque de 1500 da minha conta, quanto deverei depositar no mês seguinte, lembrando que deve ser levado em consideração, IOF, imposto de renda, .aos o rendimento que estou perdendo nos dias que fiquei sem o dinheiro rendendo.
Desde já agradeço

Bem-vindo, @Jonildo_Roque!

Não entendi muito bem sua dúvida. Você pode depositar quanto quiser e quando quiser, pois os aportes são independentes.

6 curtidas

Pelo que entendi, ele quer saber o valor que iria render o valor X pelo tempo Y, para ele recuperar o “tempo perdido”.

Nesse caso @Jonildo_Roque você pode procurar na internet alguma calculadora de rendimento.

4 curtidas

Cada 1000 reais rende 7.70,mas nao e sempre,a taxa selic caindo,rendera menos

Da pra criar varias caixinhas,todas rendem,crie uma so pra guardar ,e outra para seus gastos diarios

Isso mesmo Maurício

Zóio esse valor seria rendimento mensal certo?
Mais além disso tem IR e IOF certo, já que não ultrapassou os 30 dias de depósito.