Como funciona no caso de um resgate parcial antes de 30 dias do último depósito?
2 exemplos:
Crio uma caixinha e faço um depósito de R$ 1.000,00. Após 10 dias (66% de IOF) faço um resgate de R$ 500,00, e o restante continua até o 30º dia. Como fica o IOF nesse caso?
Tenho uma caixinha com R$ 2.000,00 há mais de 30 dias, e faço um depósito de R$ 1.000,00. Denovo, faço um resgate de R$ 500 após 10 dias (66%) e deixo o restante até o 60º dia. Qual a incidência de IOF nesse caso?
Resumo da dúvida: Compensa guardar o dinheiro sem ter certeza que vou deixar ele paradinho os 30 dias? Claro que tem que colocar a inflação nessa conta, mas uma coisa de cada vez…
Olá @jcbalmeida! Seja bem vindo à Comunidade Nubank!
Existem 2 tipos de caixinhas…
Impostos e taxas cobrados nas Caixinhas
RDB Resgate Imediato
IOF: só é cobrado de resgates com menos de 30 dias. Depois disso, o investimento se torna isento;
IR: vai de 22,5% (investimentos de até 180 dias) a 15% (investimentos acima de 721 dias).
Fundo Nu Reserva Imediata
O IOF só é cobrado de resgates com menos de 30 dias. Depois disso, o investimento se torna isento;
O IR vai de 22,5% (investimentos de até 180 dias) a 15% (investimentos acima de 721 dias).
O come-cotas também cobra em maio e novembro e ele é de 15%.
Taxa de administração: 0,3% ao ano.
Lembrando que se guardar ou retirar um valor da sua Caixinha, os impostos vão iniciar desde o primeiro dia da aplicação processada, já que é contado como uma nova aplicação. Os resgates solicitados ocorrem a partir dos depósitos mais antigos.
Vou deixar abaixo o conteúdo do blog do Nubank que aborda tudo o que você precisa saber sobre as Caixinhas! Espero ter te ajudado.
Complementando o excelente comentário do Thiago, saiu hoje um artigo no blog a respeito do Nu Reserva Imediata, então vale dar uma olhadinha para ver mais detalhes.
O colega @ThiagoMoura já deu os detalhes sobre as modalidades de caixinha, a incidência de IOF e o regime de tributação. Complementando para falar especificamente dos exemplos que você colocou:
No exemplo 1, espera-se o seguinte cenário:
Você tem um depósito de 1000 reais
O depósito rendeu x em 10 dias
Assim, neste décimo dia você tem 1000 * (1 + x), sendo que, em caso de movimentação do valor integral, a parcela correspondente ao rendimento (1000 * x) é sujeita a IR e IOF.
No caso de um resgate parcial de 500 reais, para que você receba 500 reais na conta o Nubank vai fazer um cálculo reverso de modo que um valor resgatado “y”, menos o IR e o IOF (aplicados sobre a parcela de y referente ao rendimento do montante resgatado, que é proporcional ao rendimento do todo) resultem nos 500 reais.
Na sua caixinha sobrará o valor correspondente a [1000 * (1 + x)] - y. Esse valor vai manter a referencia de data do depósito original, ou seja, já terá 10 dias.
No exemplo 2 o raciocínio é similar, tratando-se novamente de um resgate parcial, mas há um ponto de atenção: o resgate será feito sobre o depósito mais antigo, ou seja, aquele depósito original de 2000 reais que já não tinha IOF, incidirá somente o IR. Neste caso, vai ficar na caixinha um depósito de 30 dias com o que sobrar do resgate parcial, e o depósito de 10 dias inteiro, que tinha o valor inicial de 1000 reais.
Escrevi do celular, não ficou muito bem estruturado, mas tentei ser bem detalhado. Ficou mais claro?
O IOF é sobre os rendimentos proporcionais do valor resgatado.
Não tem muito mistério: resgatou antes de 30 dias, paga o imposto proporcional ao valor retirado. Não esquecendo que os aportes são independentes e que os resgates ocorrerm sempre sobre os depósitos mais antigos, como já foi mencionado.
Cada depósito feito na caixinha é tratado individualmente. Assim, se fizer um novo aporte, ele estará sujeito à incidência de IOF sim, mas nada muda para os depósitos mais antigos.
Ah, e vale lembrar que o IOF só chega a ser cobrado de fato se houver um resgate daquele depósito.
Eu deixo uma parte do dinheiro da empresa na reserva de emergência para não mexer com o dinheiro investido da empresa e preciso tirar R$ 56,00 a cada cinco dias para pagar transporte do meu funcionário. Seria melhor eu deixar parte desse dinheiro em outra caixinha ou se eu continuar tirando esse dinheiro não vai apertar o rendimento da mesma?
Fiz um saque de 1500 da minha conta, quanto deverei depositar no mês seguinte, lembrando que deve ser levado em consideração, IOF, imposto de renda, .aos o rendimento que estou perdendo nos dias que fiquei sem o dinheiro rendendo.
Desde já agradeço