Clonagem solicitando PIX

Na data de ontem, recebi uma mensagem via whatsApp solicitando uma transferência via pix, como era de uma colega de trabalho e sempre fazemos esse tipo de transação entre nós, de imediato realizei, logo recebi uma ligação dela informando que o celular dela tinha sido clonado.
Entrei em contato no mesmo momento com o Nubank relatando todo o acontecido, fiz também um Boletim de ocorrência relatando, e até momento não tive retorno.
O valor é de R$ 690,00 não é pouco para se deixar pra lá.

1 Like

Olá @Amanda09 !

Quando você fez o PIX foi para uma conta diferente ou a de titularidade do seu amigo?

4 Likes

Boa tarde @Amanda09. Seja bem vinda a Comunidade!

Vou te dar um conselho, mesmo que seja amigo(a) ou parente, peça para te ligar ou voce liga pra ele(a). Assim voce conhece a voz da pessoa. Esses tempo atras tambem cloraram o zap de um amigo meu e me enviou uma mensagem me pedindo para fazer um Pix, pedi para ele me ligar, quando ligou vi que nao tinha nada a ver com meu amigo. Se eu nao tivesse feito isso, tinha perdido 900,00. Fica a dica.

Provavelmente seu dinheiro foi para algum golpista.

Os golpistas sao ligeiros, tudo indica que esse valor nao deve ta mais na conta dele. Tomara que voce consiga ter seu dinheiro de volta, embora seja raro nesses casos, ainda mais com pix que praticamente é instantâneo.

Dê uma olhadinda nessas dicas.

9 Likes

Era uma conta diferente, mas não estranhei pq já fiz outras vezes pra pessoa, então no momento nem imaginei que seria golpe.

2 Likes

@Amanda09 nesse caso, abra uma reclamação contra o banco de destino pelo site do Banco Central.

https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/registrar_reclamacao

Não precisa de protocolo, coloque “0” no lugar, relate todo o ocorrido, anexe prints do WhatsApp, B.O., comprovante do PIX para comprovar a ação dos infratores.

O Banco de destino provavelmente vai bloquear essa conta, assim impede de ser usada novamente pelos golpistas, se houver algum valor nela eles podem te devolver, porém na maioria das vezes os golpistas tiram antes já prevendo isso.

Infelizmente não tem muito o que fazer se não cobrar a Policia pelas investigações, a transferência foi efetivada por você usando a senha de 4 digitos, sabendo que o titular da conta não era seu amigo, pela justiça é improvável que você consiga o valor através do Nubank, pelo Banco de destino, talvez se eles facilitaram a aplicação do golpe, mas só um advogado pode te auxiliar nessa questão.

8 Likes

Se era um amigo que você transferia regularmente era mais sensato enviar via pix direto do app do nubank, lá ele informa o nome da pessoa que vai receber o pix na hora do pagamento. É só não ser afobado na hora de digitar a senha que você se dá conta que é um nome diferente, no entanto, não sei se no WhatsApp ele mostra o nome antes de concluir a compra.

2 Likes

@Amanda09 , é sempre bom antes de transferir para o seu amigo verificar os dados dele corretamente, assim vc evita de transferir para uma pessoa diferente, fica a dica

1 Like