Estorno de pix fraudulento

Boa noite!
Preciso efeutar o estorno de um pix que efetuei ao cair num golpe de estelionnato, ja foi aberto o B.O. O valor é alto.

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Infelizmente não existe estorno, a pessoa que recebeu poderia devolver (o que não é o caso). Você entrou em contato com o Nubank? Lamento muito o ocorrido! :disappointed:

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Olá @Natalia_Cortez!

Você pode fazer uma contestação de transferência, e apresentar provas do golpe ao Nubank.

Se a instituição de pagamento destino, conseguir encontrar valores e bloquear a conta, é possível, mas é um caso complicado pois a maioria faz saque depois da fraude, a melhor via é através da Policia.

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Natalia,

Nenhuma instituição realiza o estorno de uma transação seja ela: pagamento de boleto, transferências, etc, e isso é permitido e regulamentado pelo BACEN.

Entretanto, como houve uma situação de golpe, a abertura de um Boletim de Ocorrência, além de outras provas como conversa em redes sociais que vincula uma negociação ou agora chamado “Clonagem do WhatsApp”, é importante que chame o pessoal do Nubank lá no chat para que eles possam fazer uma análise, não é garantido que o valor será devolvido.

É importante que saiba que este processo pode durar em média 10 dias, e será feito contato via e-mail, solicitando o Boletim de Ocorrência e outros documentos que tenha poder de comprovar.

Espero que consiga resolver o quanto antes, essa é uma situação de muito desgaste.

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@Vittoria_Cunha estou ansioso para ver sua resposta senhorita, vc está demorando …

O @Julian_Lopes não mentiu nem induziu a vítima a erro, de fato não existe um procedimento de estorno de PIX, que seria a devolução mediante solicitação do consumidor. E isso não é pelo fato do Nubank ser uma fintech ou empresa nova, é por regulamentação do BACEN. Do mesmo jeito que não existe estorno de TED ou DOC, o que temos é a devolução dos valores mediante nova transação.

O que pode ser feito pela moça já foi indicado pelo colega @FabriciosRocha, que é a abertura do B.O, contatar o Nubank para que ele possa monitorar a conta e impedir golpes futuros. O BACEN também não é capaz de solucionar o caso, por ser uma agência reguladora, ele regula o bom funcionamento das instituições financeiras. Mas aqui não houve falha na prestação do serviço, e sim uma prática criminosa, portanto os competentes para proceder com o caso é a polícia (que já foi acionada via Boletim de Ocorrência).

Nenhum dos dois resolveriam o problema da moça, estamos diante de um caso criminal que não pode ser solucionado na esfera consumerista. São dois problemas distintos.

Um advogado poderia fazer pouco por ela, já que o titular da ação penal é o Ministério Público. Mas ela pode procurar o mencionado órgão e se habilitar como assistente de acusação. Após a condenação penal, é possível usar a sentença criminal para executar o criminoso no juízo cível para restituição dos valores.

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Horário comercial, você não em marcou com @ e nem paga meu salário. Mas se precisar de uma consultoria, me chama no privado que te passo os valores conforme a tabela da Ordem :kissing_heart:

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Não vai chamar. Ele só nos enche porque é de graça.

Se tivesse que pagar ele já estava longe! :sweat_smile:

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Ja abri solicitação de bloqueio nos dois bancos tanto Nubank quanto a instituição recebedora Santander. me deram o prazo de 5 dias uteis mas a atendente do outro banco nao foi muito animadora.

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Sim tenho provas, conversas, contratos, comprovante.

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No caso do Santander, você pode abrir reclamação no Banco Central que é mais ágil do que o SAC, pelo menos pra uma amiga minha foi melhor assim.

https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/registrar_reclamacao

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obrigada irei abrir.

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Na verdade você é só chato e inconveniente mesmo :neutral_face:

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Na verdade a @Vittoria_Cunha está correta, a minha sugestão de contactar o Santander pelo Banco Central, é para chegar o mais rápido possível ao analista de segurança deles, minha amiga conseguiu bloquear a conta do farsante, porém só tinha R$4,92 de saldo, ou seja, não conseguiu o valor de volta, porém evitou que outras pessoas perdessem o dinheiro nos próximos golpes usando essa mesma conta.

Somente a Policia e o poder judiciário pode resolver a questão em definitivo, o Santander só é responsável, acredito eu, quando a conta foi aberta sem os procedimento corretos que regulamenta o Banco Central.

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Responsabilidade social a gente vê por aqui :clap:t2::clap:t2::clap:t2:

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Já é um sinal que você me nota. Jogo e Jogo!

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