Como encontrar tempo para cuidar dos investimentos?

E aí, comunidade?

Quem aqui acha que faltam horas no dia, levanta a mão :point_up:

Às vezes parece que não dá tempo de equilibrar tudo. Mas uma boa estratégia de investimentos merece dedicação e cuidado. Aqui, tempo é dinheiro, literalmente.

Agora que você já tem a sua carteira de investimentos e conhece aquilo que funciona para você, é necessário cuidar desse patrimônio, não é? Principalmente para não perder o foco.

Entre trabalho, estudos, relacionamentos, filhos (caso você seja mãe) e interesses pessoais, como encontrar espaço para gerenciar o dinheiro?

Vou confessar que eu não tenho fórmula mágica, mas aqui vão cinco dicas que podem ajudá-las a encaixar essa tarefa importante na sua rotina. Vamos lá?

Escolha uma data no calendário e bloqueie sua agenda

O seu dinheiro deve ser uma prioridade no seu calendário, assim como a entrega de um relatório inadiável no trabalho, a reunião no colégio das crianças, ou uma consulta médica que você marcou há meses.

Defina esse ritual com você mesma e tenha esse compromisso com o seu futuro. Se falamos de um orçamento familiar, envolver o parceiro ou parceira é essencial. Você até pode ser a responsável principal por esse acompanhamento, mas ter um money date quinzenal ou mensal fará com que as conquistas em conjunto sejam ainda maiores…

Se você tem flexibilidade de horários, por exemplo, pode tirar uns minutinhos antes do almoço para se organizar. Se você só tem tempo aos finais de semana, separe 20 minutinhos do seu domingo para rever sua estratégia. Assim, você cria uma rotina e não deixa essa tarefa de lado – e isso vale para todo o seu planejamento financeiro, ok?

Aqui na NuCommunity nós já falamos da importância de tirar um dia para a faxina financeira, mas nunca é demais relembrar.

Automatize processos

A tecnologia está aqui para facilitar sua vida na hora de investir. Por exemplo, pelo Nubank, você pode agendar aportes automáticos para a área de investimentos. Assim você nem precisa pensar em investir: seu app fará isso por você. Com os gráficos e visualizações, também é possível monitorar os rendimentos e ativar notificações para saber das boas oportunidades do mercado.

Simplifique o seu portfólio

Como gosto de repetir, o simples funciona. Para a grande maioria, ter muitos investimentos pode complicar sua vida. Que tal simplificar? Em vez de diversificar em ações diferentes, e ter que aprofundar no entendimento de vários mercados e monitorar a performance de vários ativos, você pode optar por fundos de ações que já são diversificados e contam com suporte de especialistas financeiros… Ou em vez de vários títulos de renda fixa, focar nos títulos do Tesouro Direto. E nem preciso dizer que todas essas opções estão disponíveis no Nubank, né? Isso economiza tempo e facilita na hora de acompanhar seus rendimentos.

Otimize seu tempo

Sabe aqueles momentos “perdidos” no dia a dia? Uma fila no mercado, a espera na recepção de um consultório, o deslocamento no transporte público… Esses momentos de ócio podem ser preenchidos com pequenas pílulas de conhecimento. Nessas horas, ouça um podcast sobre finanças, leia um artigo no blog do Nubank, confira um conteúdo no meu Instagram ou busque informações com outras referências do mercado. Isso mantém você informada e é um ótimo uso do tempo que, de outra forma, poderia ser perdido.

Tenha lembretes visuais

Quando a gente não quer se esquecer de algo, o que a gente faz? Anota. Se você tem dificuldade em lembrar de olhar a sua conta e conferir como estão as coisas, cole pequenos papéis com lembretes na sua agenda, geladeira, espelho, celular, computador do trabalho, ou onde quer que seja.

Sabe uma coisa que eu adoro? Painéis de inspiração. Pegue uma parede da sua casa e coloque várias imagens que te inspiram para que você se lembre dos seus sonhos e tenha motivação para continuar. Ou uma versão virtual, como fundo de tela do seu celular ou computador. Assim, se bater o desânimo, ou se você não quer lidar com as suas finanças porque alguma coisa saiu do controle, esse painel vai te lembrar dos porquês. Esse é um ótimo jeito de manter o foco.

Viu como encontrar tempo para cuidar dos seus investimentos não precisa ser complicado? Utilizar a tecnologia, automatizar processos, simplificar suas escolhas e aproveitar pequenos momentos do dia já faz uma grande diferença.

Agora, eu quero saber: quais estratégias vocês adotam para abrir espaço na rotina? Isso é algo que vocês fazem com naturalidade? Se você tiver mais alguma dúvida ou dica, compartilhe com a gente!

32 curtidas

Costumo colar no armário, também uso a versão digital, as notas autoadesivas do Windows. :relieved:

4 curtidas

Olá @suzannatenorio ,obrigado pelas preciosas dicas.
Em dias que parecem que foram abreviados toda boa sugestão é bem vinda.

9 curtidas

“O olho do dono que engorda o gado.”

Tenho o hábito, sempre que posso durante a semana em algum momento mais tranquilo , mas principalmente aos sábados.

9 curtidas

Falta tempo e falta dinheiro pra investir.

1 curtida

Ótima estratégia, @Edson_Bezerra! Seja no físico ou no digital, o importante é ter um lembrete dos porquês. “Por que estou investindo? Qual é o meu objetivo?”. É muito comum se esquecer disso na rotina e qualquer coisa que nos guie em momentos de desânimo ou falta de tempo são mais que bem-vindas!

9 curtidas

@Limah eu também tenho esse hábito e ele é importantíssimo! Para mim, o que funciona é marcar na agenda, como se fosse um compromisso comigo mesma, sabe? A gente sempre doa tanto tempo aos outros e às vezes nos esquecemos de dedicar tempo a nós mesmas. Ter alguns rituais, sejam financeiros ou de outras coisas que nos dão satisfação são hiper importantes!

10 curtidas

Que bom que gostou, @claudiolsa! Agora me conta: alguma delas você já seguia? Como é que você se organiza no dia a dia?

9 curtidas

Olá @suzannatenorio ,tudo bem?
Eu já utilizo o portfólio simplificado(que pra mim realmente funciona).
E apartir de agora vou usar os “Lembretes Visuais” para auxiliar nos próximos investimentos.

6 curtidas

Passei por uma fase em que achava que me faltava tempo, mas percebi na verdade, o que faltava eram prioridades no que realmente importa.

Eu trabalhava quase 15 horas por dia, de segunda a segunda, somando umas 390 horas no mês, e não tirava nem 30 minutos para pensar sobre o que fazer com aquele dinheiro.

Mudei essa realidade, hoje, trabalho com uma agenda física que me ajuda a planejar o tempo para cada finalidade, de forma mais eficaz.

Como a Cris mencionou no podcast do Caio Carneiro:

“Não preciso ser escravo da minha agenda. Ao contrário, devo moldá-la para que sirva às minhas prioridades.”

7 curtidas