Como investir de acordo com os meus objetivos?

Oi, @NuCommunity! Espero que as trocas da nossa semana de mulheres investidoras tenha inspirado vocês!

Quero lembrá-los de que essa é uma semana especial, em que pretendo conversar sobre investimentos com a mulheres da NuCommunity. Se você é uma mulher, junte-se a nós! Se você é um homem, participe também e aproveite para marcar uma mulher que vai gostar de conversar comigo por aqui :wink:

No post de ontem, falei sobre como fazer um planejamento financeiro. Agora, vamos entrar nos investimentos.

Com o mapa da sua vida financeira em mãos, chegou a hora de entender como fazer boas escolhas para que o seu dinheiro guardado cresça cada vez mais. Você vai entender:

  • Quais são os tipos de investimento;
  • Qual é o seu perfil de investidora;
  • Como escolher o seu investimento de acordo com o seu objetivo.

Os tipos de investimentos

Os investimentos podem ser classificados por prazo (investimento de curto, médio ou longo prazo), ou por modalidade de risco, como os de renda fixa e os de renda variável.

Renda fixa x Renda variável

Na renda fixa, os investimentos têm um retorno financeiro conhecido no momento da aplicação, e o risco é baixo.

Eles podem ser prefixados, que é quando você sabe exatamente o quanto vai ganhar antes de investir, ou pós-fixados, que é quando o rendimento está atrelado a algum índice da economia. No segundo caso, dá para prever mais ou menos qual será seu ganho, de acordo com o índice. O Tesouro Direto é um exemplo de renda fixa.

Existe também o tipo híbrido, que mistura as duas formas de rentabilidade, acompanhando um índice de mercado, somado a uma taxa prefixada.

Por outro lado, na renda variável não existe previsão, e o risco é alto. A rentabilidade desse tipo de investimento depende de muitos fatores, como a saúde da empresa por trás da aplicação, o momento do mercado, o cenário externo e muito mais. As ações são um exemplo de renda variável.

Sabendo disso, fica mais fácil escolher onde você vai guardar a sua reserva de emergência, por exemplo. Neste caso, você busca segurança, disponibilidade do dinheiro e um retorno conhecido. É melhor fugir do risco e passar longe dos títulos variáveis.

Investimento de curto, médio e longo prazo

O prazo de resgate dos investimentos pode ser dividido em curto (até um ano), médio (de um a cinco anos) e longo prazo (mais de cinco anos).

Aqui, entra também uma outra questão: a liquidez. A liquidez não é um tipo de investimento, mas sim uma característica. Essa palavra diferente nada mais é do que a facilidade que você tem em resgatar o seu dinheiro. Investimentos com liquidez imediata, por exemplo, são aqueles em que você recebe o seu dinheiro de volta no mesmo dia que fez a solicitação.

Agora, se o investimento tem liquidez no vencimento, isso significa que o seu dinheiro ficará “preso” até a data de vencimento da aplicação. Ou seja: caso você precise dele antes do dia de resgate combinado, não será possível recuperar.

Voltando ao exemplo da reserva: será que vale a pena guardar o seu dinheiro de emergências em um investimento que você não pode pegar de volta a qualquer momento? Já ouviu falar da Lei de Murphy?

Juntando tudo, agora você já sabe que escolher o prazo certo, a liquidez adequada e o nível de risco que você está disposta a correr para alcançar o seu objetivo é tão importante quanto pensar na rentabilidade.

Qual é o meu perfil de investidora?

Existem basicamente três perfis: conservadora, moderada e arrojada. Vamos conhecer cada uma?

Conservadora

Se você é do tipo que fica nervosa só de pensar em perder dinheiro, você provavelmente é conservadora. Geralmente, esse tipo de investidora prefere ativos investimentos mais seguros, mesmo que o rendimento seja menor.

Moderada

Se você aceita um pouco de risco em troca de uma rentabilidade melhor, seu perfil pode ser moderado. Neste caso, equilibrar segurança e crescimento é o segredo do sucesso.

Arrojada

Agora, se você está disposta a correr riscos em troca de uma rentabilidade mais alta e entende que pode até perder dinheiro ao longo do tempo, mas está preparada para isso, você é uma investidora arrojada.

Para saber o seu perfil, você pode fazer um teste dentro da área de investimentos do app do Nubank.

Vale lembrar que esse perfil não é estático, à medida que você vai se familiarizando com o mundo dos investimentos, é comum que passe a ter mais tranquilidade para assumir um pouco mais de risco.

Como investir de acordo com os meus objetivos?

Agora, é hora de equilibrar tudo o que aprendemos até aqui.

Se você tem uma meta de curto prazo, como uma viagem ou reformar a casa, é melhor escolher opções com alta liquidez e baixo risco, ou seja, que você possa sacar rapidamente quando precisar e que te ofereçam uma certa segurança.

Agora, se o seu objetivo é de médio prazo, como trocar de carro ou juntar dinheiro para dar entrada em um imóvel, talvez você possa tolerar um pouco mais de risco em busca de melhores rendimentos. Tudo depende do seu perfil, é claro, mas aqui pode valer a pena diversificar.

Por último, temos os planos de longo prazo, como formar seu patrimônio. Aqui, você pode se permitir correr um pouco mais de risco porque terá tempo para se recuperar de eventuais perdas.

Mas atenção: caso o seu plano de longo prazo seja a aposentadoria, essa exposição ao risco deve ser mais bem controlada, com uma carteira diversificada que reduz a vulnerabilidade a possíveis perdas em um setor ou mercado… Afinal, você precisa proteger o seu dinheiro da inflação e garantir que sua reserva de aposentadoria estará preservada quando a hora chegar.

Onde começar a investir?

O app do Nubank tem opções para todos os perfis de investidora que eu citei anteriormente. Você pode criar as Caixinhas, para dividir o seu dinheiro por objetivos, pode buscar por títulos do Tesouro Direto e até investir em ações. O importante é começar!

Se você é uma investidora iniciante, não precisa aplicar grandes quantias logo de cara. Vá aos poucos, entenda como você se sente antes de aumentar seus investimentos, e siga as recomendações que o próprio aplicativo oferece para gerenciar a sua carteira.

Lembre-se! O mais importante é ter um plano, objetivos claros para o seu dinheiro e ser consistente no processo de construção de reservas.

Vamos conversar?

Agora, me contem: quem aqui já investe? E qual é o perfil de investidora de vocês? Quero saber tudo sobre as estratégias que vocês adotam para proteger seu patrimônio.

53 curtidas

Mais um excelente e útil conteúdo! Convido a @Andrezadomingos, @Tais_Vendruscolo, @Gabriela_Rito_Dos_Sa, @Viviannejorge_Silva e @dixiegolubcic que vi participando na comunidade pra conhecer essa iniciativa incrível do Nubank! :clap:

16 curtidas

Convite aceito obrigada.

10 curtidas

Ainda não invisto e vou explicar os motivos.
Quando o assunto é investimento confesso que não tenho muito conhecimento, mas o fato de não ter conhecimento suficiente não quer dizer que eu tenha pensado e pesquisado em investir. O fato é que sempre fui “medrosa” e sempre ouvia dizer que poupança é mais segura e isso me deixou insegura para investir, acredito eu que talvez eu tenha perdido boas oportunidades para começar a investir pelo fato de não ir atrás das informações e começar a investir com segurança e objetividade.
Infelizmente não consigo responder as perguntas porque não invisto, mas os textos com as informações me ajudaram a entender que investir não é algo para se ter medo, mas sim que preciso planejar e ter objetivos claros que vão me ajudar a alcançar meus objetivos.

9 curtidas

Conteúdo completo para quem quer começar investir @suzannatenorio ! :clap:

Eu já invisto e comecei graças ao Nubank quando abri a conta e tomei coragem para abandonar de vez a poupança, com o tempo resolvi diversificar e hj já arrisco um pouco mais. Sou do tipo moderada, prefiro renda fixa e médio prazo, e claro a segurança de poder usar o dinheiro investido a qualquer momento,caso seja necessário.

Definitivamente não faz sentido, investimento e reserva de emergência são coisas distintas.

É isso aí @Andrezadomingos, :clap: espero que com todos os conhecimentos adquiridos vc possa dar os primeiros passos no mundo dos investimentos! :wink:

14 curtidas

Olá,
Comecei a investir faz uns 10 anos. Antes disso, era poupadora (também pudera, pois vim de uma família extremamente poupadora e sempre prepada para emergências).
Eu tinha um bom dinheirinho na poupança e vi uma palestra na empresa sobre mulheres investidoras. Um dia depois fui descobrir os CDBs de 100% cdi. Comecei a esticar o ouvido quando alguém falava sobre investimentos… e um dia ouvi sobre tesouro direto. Abri uma conta na easynvest e fiz a primeira besteira de investidora iniciante: comprei tes.direto com juros semestrais :expressionless: (que eu mantenho até hoje).
Mas também fui pegando boa renda fixa, sempre focada no FGC.

Um dia me interessei por um fundo de investimento, que resolvi fazer um teste com 1000 reais. Ele caiu por alguns anos (e fiquei surpresa com o quão calma eu reagi) e depois começou a crescer.
Depois de mais alguns anos, depois de consumir muitos e muitos vídeos sobre renda variável, em 2018 comprei 200 reais em FLMA11, se alguém teve esse ativo nessa época, vai saber como a ladeira foi para baixo.
Fiquei assustada como um ativo só despencava, mas gostei dos 10 centavos ao mês caindo sempre.
Paralelamente fui fazendo minhas metas de curto médio e longo prazo, que contavam com viagens, eventos grande e o principal e mais comum em todos os investidores: a independência financeira. Também comecei a ler todos os livros sobre finanças mais repetidos pela Internet.

Fui alimentando uma panilha, que para mim, é a protagonista dessa jornada.
Então abri uma carteira de ações com 5 ativos, um de cada setor, inclui até uma smallcap. Meses depois deu o circuit break de 2020 (acho que foi 2 ou 3 dias de circuit break). Mantive as ações e fui aumentando posições e comprando mais. A carteira performou bem. Então, abri uma carteira de Fiis (para se juntar com o meu FLMA11 que estagnou numa baixa de 50%.
A carteira de Fiis superou a de ações, sendo o carro chefe de renda variável.
Estava tudo certo para nos aposentar com 43 anos :star_struck: maaas, chegou uma notícia que bagunçou tudo. Não estava na planilha… tivemos um bebê.

Recalculamos a rota, tivemos uma grande baixa na planilha (que hoje já voltou sob controle) e as metas se alteraram todas.
Fizemos uma caixinha de presente para ela e todo mês colocamos um pouquinho para a vida financeira dela começar bem antes da minha.

7 curtidas

Quero participar

Não invistam em poupança! A segurança da poupança é a garantia do FGC (fundo garantidor de crédito) e é a mesma que se aplica ao CDB (por exemplo) onde você consegue melhores retornos que a poupança e é muito fácil de achar. Eu indico buscar por CDB para deixar o dinheiro rendendo enquanto estudam e se preparam pra entender como investir melhor. Não “percam” dinheiro na poupança.

1 curtida

Com exceção da reserva de emergência.
Basicamente invisto em FI-INFRA, FII, FI-AGRO, diversifica com bons ETFs e renda fixa de alto risco.

5 curtidas

Bom dia!

2 curtidas

Oi @andrezadomingos, tudo bem? Seja muito bem-vinda! Muito obrigada por compartilhar a sua trajetória por aqui. A ideia dos meus conteúdos nesta semana especial é justamente essa: ajudar as mulheres a libertar a investidora que existe dentro de cada uma. Você está no caminho certo! Não tenha medo de investir e use essas dicas para dar o primeiro passo. Inclusive, reconhecer que a poupança não é o melhor investimento para você já é um baita começo! Você pode fazer como a @Limah e outras companheiras por aqui: entre no seu app do Nubank e dê uma olhada nas opções disponíveis por lá. As Caixinhas, por exemplo, são bem interessantes para quem está começando. Se você tem um objetivo específico, como construir sua reserva de emergência ou fazer uma viagem daqui um ano, por exemplo, você pode definir suas metas no momento de criação da Caixinha e o próprio app te dará uma recomendação. Fácil, não é? Se sobrar dúvidas, escreva por aqui e acompanhe os meus outros conteúdos na categoria Mulheres Investidoras, combinado? Te espero!

11 curtidas

Que incrível o seu relato, @CarolinaM! Gostei muito de perceber como você foi dando pequenos passos até alterar o seu perfil de investidora, indo do mais conservador a um perfil mais arrojado. Essa é uma forma muito boa de evoluir na jornada, ir se familiarizando com o mercado financeiro, diferentes tipos de ativos, e com isso a sua carteira passa a incorporar ativos mais arriscados, mas com equilíbrio. Se organizar para as perdas é tão importante quanto manter o foco nos ganhos e você soube dosar isso muito bem. E meus parabéns pela sua família! Tenho certeza que a sua filha também será uma grande investidora! Agora, nesta nova fase da sua vida, quais são os seus maiores desafios como investidora? Sei bem como cada fase da criança nos traz desafios nas mais diferentes áreas da nossa vida. Muito obrigada pela participação e continue por aqui!

13 curtidas

É isso mesmo, @Limah. A reserva de emergência pode ser alocada em um investimento de forma que o dinheiro continue rendendo e protegido da inflação, mas sem ficar em risco e tendo liquidez, ou seja, acesso rápido. Já possui algum ativo de renda variável na carteira?

12 curtidas

Sim, tenho FII, mas definitivamente sou da renda fixa. Não tenho nervos para renda variável :grimacing:

12 curtidas

Olá tudo bem.Obrigada.
Vou acompanhar sim.

7 curtidas

@ABEATRIZ @Acacia_Regina @Adriana271290 @Aenda_Santos @agata_Rayane @Amanda_Sousa5 @Ana_Paula_Marques_sa @Aquila_Alves @Aucilene_Ferreira @Azevedo_brunna

1 curtida

Excelente! Já sabia muita coisa, mas faltava eu anotar detalhe por detalhe. Sou ultra conservadora, não aceito perder um centavo, então por enquanto tenho meu dinheirinho tudo em CDB de curto prazo, já é melhor que a poupança né?? Estou adorando os posts da Suzanna :purple_heart: :heart_decoration:

7 curtidas

Não vale a pena investir em um banco sem transparencia.

2 curtidas

Reserva de emergência é basicamente poupança em banco estatal ou gigante como Itaú, moeda estrangeira de alta liquidez na mão (dólar, euro, franco) e se a pessoa for muito paranoica ouro físico (sabendo que não atende o critério de liquidez, porém é portável em calamidades). CDB pode demorar meses até conseguir receber FGC em caso de liquidação da instituição. Tesouro é seguro (em tese), mas já aconteceu (e agora vem acontecendo novamente) de greve e não funciona final de semana. Sobre as estratégias de investimentos: as minhas estratégias não ajudariam em nada, porque o essencial é que elas sejam adequadas a cada um, e meus objetivos não são iguais aos de ninguém e vice-versa. Em meia década de bolsa vi que cometi vários erros e apenas estudar por conta própria me fez ficar menos burro em investimentos. Dica de ouro, fujam de fundos, sejam sócios de empresas que acreditam para não vender na baixa e no pânico, não girem patrimônio (que é tudo que o sistema financeiro quer).

PS: não existe almoço grátis, renda fixa com alta rentabilidade tem risco embutido que a maioria dos investidores não é capaz de identificar, se o investidor quer risco deve ir para ações que ao menos o retorno é ilimitado.

2 curtidas