Então, nos últimos dias venho recebendo emails com o assunto (subject): “[Meu nome e sobrenome], valor bloqueado por suspeita de fraude - [meu CPF]” e um anexo com os “detalhes da transação” …
E se sabem, como eles conseguiram o meu nome completo, CPF e eMail ?
Texto da mensagem:
Nota de precaucao: 03/12/202424545398
[Meu nome completo], Lamentamos informar que sua movimentacao de fundos foi interrompida por suspeita de atividades irregulares.
==========================
Fabiano, Veja o anexo para uma descricao precisa e completa de cada detalhe.
==========================
Se a ocorrencia de R$ 4.248,20 enviada a Paulo V, CPF 175.288***-** lhe parecer suspeita, conteste-a prontamente em ate 24 horas.
[Meu nome completo], aguardamos o seu contato.
Autenticacao email: 03/12/2024[MEU CPF]
Galera, nunca clique no link ou abra anexos de fontes desconhecidas/suspeitas. Na dúvida, procura a central do Nu pelo chat!
Provavelmente não, mas os golpistas geralmente utilizam nomes de empresa q tem maior probabilidade de alguem cair no golpe, nubank, caixa, ifood, netflix, etc… (eu recebo vários em nome do nubank, que tenho conta, mas tbm recebo do bradesco, netflix e amazon q não tenho conta)
Vazamentos de dados, agora de onde foram vazados talvez seja um pouco difícil de saber… Já nem sei mais quantas vezes vazaram meus dados, pelo linkedin, pelo prórpio governo, etc…
Resta pra gente só tomar cuidado mesmo e ficar de olho
Tem uma ferramenta do Google One muito interessante (para quem assina nuvem) de monitoramento de dados.
Mostra muitas informações sobre os vazamentos, datas, sites, quais foram os dados vazados e instruções para se proteger. Também acho bem relevante porque pode-se cadastrar mais de um email. Quem puder assinar, recomendo fortemente.
Trago uma pesquisa encomendada pelo Nubank ao Datafolha sobre o assunto. Segundo a pesquisa, a prevenção aogolpedeve partir tanto de clientes como das instituições, ou seja , se um dos dois pontos não estiverem fazendo a sua parte, saberemos facilmente de quem será a culpa quando ogolpeacontecer!
Os golpes sempre consistem em como ganhar dinheiro fácil! ou em como ganhar 200% investindo nisso. (Rendimento passado, não é garantia de rendimento futuro)
E claro que com o tempo, mais soluções vão se criando e mais o golpe vai evoluindo também. O que nunca evolui, era o conhecimento do cliente.
Hoje, o Nubank está fazendo um ótimo trabalho em virtude das demais sobre educação a prevenção de golpes.
Gente, e educando que tudo fica mais claro. Logo, vem a experiência que com as instruções certas no começo, jamais você cai. O que as instituições não faziam era educar. E para eles, o cliente perder dinheiro, era se isentar da responsabilidade.
Lembo bem que precisava entrar com uma ação judicial, seguido se B.O até provar que o banco tinha sim responsabilidades…
Então, vou dizer o que meus avós, meus pais, tios sempre avisaram e além de ter crescido na base de educadores: Não existe dinheiro fácil, assim como não existe nada de graça.