Critérios para o empréstimo

Pessoal, boa tarde.

Sou cliente há 7 anos e até hoje não consegui entender os critérios para concessão de crédito.
Vou usar meu caso como exemplo.
Sempre tive valores disponíveis e em todos esses anos usei apenas 1 vez um valor X, há cerca de 4 anos.
Percebi que ao não utilizar os valores eles são simplesmente zerados, ao invés de serem reduzidos.
Os valores que eu tinha, já a algum tempo, eram de 30K, muito bem, fazendo uma operação no app ontem, mais uma vez vi que esses 30K “sumiram”.
Até entendo que, ao não utilizar o crédito, o mesmo seja “repassado”, mas zerar?! Porque não deixar disponível 5K, ou até mesmo mil reais?

Se alguém puder explicar o que acontece, agradeço.

1 curtida

Oi Sergio, tudo bem ? Seja bem vindo de volta à NuCommunity.

Existe uma diferença entre a disponibilidade do crédito e a concessão. O elo de ligação entre ambos é a análise de crédito que a instituição faz.

Cada uma tem seu modelo proprietário para realizar tal análise. No caso do Nubank é um algoritmo sem interferência humana e ele considera, assim como as demais instituições, seu nível de relacionamento, sua renda, seu nível de endividamento etc.

Assim sendo cada caso é analisado individualmente e é muito importante notar que a disponibilidade e concessão do crédito é de critério único e exclusivo de cada instituição.

Espero ter te ajudado.

13 curtidas

Olá.

Acho que não coloquei minha dúvida de forma clara.

Vamos lá com mais um exemplo:

Há tempos tenho disponíveis R$ 30.000 para empréstimo e de um dia para o outro nada! (Meu score há meses é 994)

Minha dúvida:

Porque não reduzir os valores ao invés de zerar?
Se o cliente não usar os R$ 30.000 ele não terá direito a nada?!
E se eu precisasse de R$ 2.000,00?
Realmente esses algoritmos estão cada vez mais burros!

Acho que agora ficou melhor (rs)

Abraços.

Então Sergio, como eu havia explicado, o critério é da instituição. É ela que decide se vai te emprestar dinheiro ou não.
E novamente, disponibilidade não implica necessariamente em concessão. Por exemplo: num outro banco onde tenho conta, tenho disponível o crédito imobiliário conforme as regras do SFH.
Após análise de crédito, o empréstimo (financiamento) pode ser recusado por N motivos conforme a análise que este banco faz.

Edit: dê uma olhadinha nesse novo post:

11 curtidas

Estou perguntando uma coisa e você está respondendo outra. (rs).
Quanto aos critérios de concessão não tenho dúvidas, isso está muito claro, a minha questão é:
O banco disponibiliza R$ 30.000,00, não utilizo esse valor por não precisar, ao invés de reduzir o valor para R$ 5.000,00, por exemplo, ele zera, de um dia para o outro, literalmente.
Resumindo:
Ou cliente usa os R$ 30.000,00 ou não usa nada.
Acho que ficou claro agora.
Essa dúvida é de vários clientes antigos como eu, só que nem todos tem tempo para vir aqui questionar.

Obrigado.

Vamos lá…

5 curtidas

O fato do banco disponibilizar 30 mil não quer dizer que todo o montante será, de fato, liberado para o cliente. Da mesma forma que ele pode solicitar 30 e receber 20, ele pode solicitar 10 e não receber nada.

5 curtidas

É assim que funciona, a análise é dinâmica e em tempo real, não tem nada garantido.

Eu compartilho da sua ‘curiosidade’.
É curioso como num dia, tenho ‘disponível’ 25k (e eu sei que pode ser que eu não consiga tudo isso. A dúvida/curiosidade do OP não é essa) e no outro dia, não tenho nem 1 real disponível, sem alterar absolutamente nada na minha vida financeira.
Entendo que é o algoritmo etc, mas a curiosidade persiste. É, no mínimo curioso e com pouca lógica, utilizando o cérebro humano, é claro.

1 curtida

Concordo, claro.
Banco vive de juros e não deixar opção nenhuma para contratação, do dia para moite, vai contra qualquer lógica ou “algoritmo”.
E exatamente como no seu caso, não mudei uma vírgula na minha vida financeira, além de meu score está em 994 há aaaanos!