vou da um exemplo o MXRF11 que teve subscrição agora recentemente…
por exemplo eu tinha 1000 cotas do MXRF11 - e ele inicicou a subscrição com um fator de 0.23 por exemplo, logo eu RECEBI o direito de subscrever 230 novas cotas por um preço defnido
então eu tinha um ativo chamado MXRF12 em minha custodia, que era o papel que dava direito a subscrição,
Fui na area de investimentos, subscrição, e falei que queria subscrever as 230 cotas.
e o debito desse valor aconteceu no dia 12…
entendeu ± como funciona o fluxo ?
voce tem o ativo
recebe o direito a subscrição
informa que quer exercer o direito a subscrição
o valor é debitado e sua suscriçao feita…
MAS existe a opção de comprar o direito de subscrição no mercado em alguns casos,
então você poderia comprar o direito no caso o MXRF12, mas
isso não quer dizer que você fez a subscrição, você apenas estaria comprando o direito de fazer.
Ainda estaria faltando informar e pagar a subscrição
Olá Julio, tudo bem ?
Seja muito bem vindo à NuCommunity, a comunidade oficial do Nubank para você tirar dúvidas e compartilhar ideias. Aqui somos em sua maioria clientes como você.
É exatamente como o @Everton_J_da_Silva explicou. No segundo caso, quando vc compra o direito de subscrição, é muito parecido ao processo de compra de opções (tanto faz se é call ou put). Você paga pelo direito de exercer a opção (o prêmio) e se não exercer de fato até a data de vencimento, ela “vira pó” (o valor vai a zero). Reforçando que este caso é específico se vc comprou o direito de subscrição.
A muito tempo atrás eu tinha MXRF11, custódia da XP. Toda vez que havia subscrição eu era informado do fato e tinha que ir lá e confirmar meu interesse clicando na quantidade desejada (até o máximo permitido pelo fator mencionado pelo Everton), dps nos termos etc e era informado que no dia DD/MM/AAAA teria que ter o valor disponível em conta para concluir o processo.
Neste meio tempo eu tinha em custódia as cotas que já possuía (sob o ticker MXRF11) e mais as que subscrevi (sob o ticker MXRF12). Depois que o processo todo tinha sido finalizado, tudo virava MXRF11.
Um amigo meu passou exatamente por isso que tu passaste, ele comprou os MXRF12 pagando o prêmio mas, esqueceu de exercer…resultado: tudo virou pó, ele “perdeu” apenas o que pagou pelo direito.
Julio, pelo que vc postou aparentemente tudo estava ok.
Vc subscreveu 38 cotas por R$ 10,36/cada. No dia da liquidação financeira vc tinha os R$ 393,68 + umas “quirerinhas” para as taxas e emolumentos da [B]³, correto ?
Se tudo isso estava ok, então tente entrar em contato com a Nuinvest com todos esses dados para que eles vejam o que exatamente deu errado:
Apenas para reportar que após dias de análise o problema foi realmente sistêmico e acabei perdendo a subscrição.
Apesar de me oferecer os meus direitos hoje em reembolsar a diferença do preço de mercado com a subscrição, acabei não seguindo devido a não ter mais o capital disponível.
Na Nuinvest, vinha um e-mail com todo cronograma certo datas horários e tudo e até o link para irmos direto ao aceite ou não da subscrição, eu to vendo desde ontem como faço agora para manifestar interesse na subscrição do MXRF11, e não encontrei, a hora que tiver um tempo maior vou tentar com atendimento, mas não entendi nada como faz isso no app, e tem até o dia 27/06 para exercer o direito.
Edit. Conseguir fazer a reserva de direito a subscrição pelo site da Nuinvest, no app do Nubank não existe a opção, só agora fiquei na duvida se preciso deixar o dinheiro na conta Nuinvest, ou deixando no Nubank debita igual.
Acho que até o momento não existe nada certo de como será isso no app, infelizmente é uma função que já devia estar ativa na integração, o MXRF11 que você citou deve estar na maioria das carteiras de quem tem conta na Nuinvest, tomara que com o fim do site a gente tenha uma experiência boa nesse quesito.