Dúvida na primeira subscrição

Olá pessoal, é a primeira vez que faço uma subscrição e até o momento não foi debitado o valor da minha conta.

Consultei o extrato da B3 e lá diz:

  • Saida: Cessão de Direitos - Solicitada
  • Entrada: Cessão de Direitos
  • Saida: Direitos de Subscrição - Não Exercido

Desde a data da subscrição há saldo para ser debitado.

Faltou fazer algo?

bem vindo a comunidade @Juliotropeia

de qual ativo você está falando ?

vou da um exemplo o MXRF11 que teve subscrição agora recentemente…

por exemplo eu tinha 1000 cotas do MXRF11 - e ele inicicou a subscrição com um fator de 0.23 por exemplo, logo eu RECEBI o direito de subscrever 230 novas cotas por um preço defnido

então eu tinha um ativo chamado MXRF12 em minha custodia, que era o papel que dava direito a subscrição,

Fui na area de investimentos, subscrição, e falei que queria subscrever as 230 cotas.
e o debito desse valor aconteceu no dia 12…

entendeu ± como funciona o fluxo ?

  • voce tem o ativo
  • recebe o direito a subscrição
  • informa que quer exercer o direito a subscrição
  • o valor é debitado e sua suscriçao feita…

MAS existe a opção de comprar o direito de subscrição no mercado em alguns casos,
então você poderia comprar o direito no caso o MXRF12, mas
isso não quer dizer que você fez a subscrição, você apenas estaria comprando o direito de fazer.

Ainda estaria faltando informar e pagar a subscrição

9 curtidas

Olá Julio, tudo bem ?
Seja muito bem vindo à NuCommunity, a comunidade oficial do Nubank para você tirar dúvidas e compartilhar ideias. Aqui somos em sua maioria clientes como você.

É exatamente como o @Everton_J_da_Silva explicou. No segundo caso, quando vc compra o direito de subscrição, é muito parecido ao processo de compra de opções (tanto faz se é call ou put). Você paga pelo direito de exercer a opção (o prêmio) e se não exercer de fato até a data de vencimento, ela “vira pó” (o valor vai a zero). Reforçando que este caso é específico se vc comprou o direito de subscrição.

Espero ter conseguido te ajudar.

7 curtidas

Bom dia Everton e A_Varga, muito obrigado pela recepção.

Pois é, tenho 175 cotas do MXRF11 em minha carteira, no entanto fiz a subscrição dos 21%.

Após este dia deixei o valor na conta e nunca foi debitado.

Hoje consultei a B3 e diz que solicitei e não exerci o direito.

Pelo que entendi, mesmo eu subscrevendo ou pagando pelo MXRF12, ainda faltou eu exercer ou seja comprar de fato a cota com ela descontado correto?

5 curtidas

Aqui você quer dizer que comprou mais MXRF12 ?

ou foi lá em “Subscriçãoes” viu o MXRF11 e usou a opção subscrever ?

porque se você comprou MXRF12 , realmente ficou faltando o passo de subscrever de fato. :smiling_face_with_tear:
inclusive você recebe um email confirmando sua subscrição .

4 curtidas

Ambos Everton, 21% referente ao meu direito que estava lá em Subscrições e depois 100 do MXRF12 por 0,16 por cota.

1 curtida

A muito tempo atrás eu tinha MXRF11, custódia da XP. Toda vez que havia subscrição eu era informado do fato e tinha que ir lá e confirmar meu interesse clicando na quantidade desejada (até o máximo permitido pelo fator mencionado pelo Everton), dps nos termos etc e era informado que no dia DD/MM/AAAA teria que ter o valor disponível em conta para concluir o processo.
Neste meio tempo eu tinha em custódia as cotas que já possuía (sob o ticker MXRF11) e mais as que subscrevi (sob o ticker MXRF12). Depois que o processo todo tinha sido finalizado, tudo virava MXRF11.

Um amigo meu passou exatamente por isso que tu passaste, ele comprou os MXRF12 pagando o prêmio mas, esqueceu de exercer…resultado: tudo virou pó, ele “perdeu” apenas o que pagou pelo direito.

4 curtidas

da uma olhada se você recebeu email da Nuinvest

meu ultimo email de subscrição foi assim

" Meu nome, reserva de Subscrição feita com sucesso!"

se você execeeu as que você tinha direito é estranho isso.
ou voce apenas comprou os direitos e ficou de execercer tudo de uma vez e acabou esquecendo

uma vez quase aconteceu isso comigo rs

4 curtidas

Sim Everton, recebi.

3 curtidas

A minha única duvida é se faltou eu fazer algo depois desse passo ai.

Pois só deixei o valor disponível na conta.

2 curtidas

Julio, pelo que vc postou aparentemente tudo estava ok.
Vc subscreveu 38 cotas por R$ 10,36/cada. No dia da liquidação financeira vc tinha os R$ 393,68 + umas “quirerinhas” para as taxas e emolumentos da [B]³, correto ?

Se tudo isso estava ok, então tente entrar em contato com a Nuinvest com todos esses dados para que eles vejam o que exatamente deu errado:

  1. email: nuinvest@nuinvest.com.br;
  2. Tel.: (11) 3841-4515 em dias úteis, das 9h às 18h.
4 curtidas

Estava sim.

Como foi a primeira vez, achei que tinha faltado algo.

Entrarei em contato com eles para saber o motivo de não ter concretizado.

De qualquer forma, muito obrigado pelas explicações!

3 curtidas

Ta tudo certo memso, como o colega @anon30102627 disse.

Entra em contato com o atendimento, se eu não estiver engando o debito deveria ter acontecido no dia 12/07.

Mas é sempre bom consultar o calendario que eles divulgaram.

5 curtidas

Valeu Everton!

Obrigado pelas explicações!

Depois volto para comentar o desfecho kkk

4 curtidas

Boa tarde pessoal,

Apenas para reportar que após dias de análise o problema foi realmente sistêmico e acabei perdendo a subscrição.

Apesar de me oferecer os meus direitos hoje em reembolsar a diferença do preço de mercado com a subscrição, acabei não seguindo devido a não ter mais o capital disponível.

Agradeço a todos pelo apoio.

5 curtidas

Valeu Julio, por ter retornado e postado o desfecho. E no que pudermos ajudar, conte conosco. :fist_right: :fist_left:

4 curtidas