Dúvida: o que são atividades suspeitas?

Volta e meia passo lá no Reclame aqui pra ver alguns tipos de reclamações de bancos digitais, dentre as que mais li foi sobre bloqueio ou encerramento de contas que para o cliente foi de forma indevida e pro banco foi por atividades suspeitas(inclusive de clientes nu). Eu creio que nem todos os correntistas tem ciência do que é ou não crime financeiro. Digo isso porque recebi um email de outro banco digital que tenho conta e colocaram também por um tempo na página inicial do app um aviso informativo sobre um crime que muita gente já cometeu sem saber, no caso deles o teor do aviso foi: passar o próprio cartão de crédito na sua maquininha(aprendi com eles o porquê não podia). Eu concluí que esse poderia ter sido um dos motivos pro fechamento/ bloqueio das contas. Então queria saber do NU: O que causaria bloqueio/encerramento de nucontas, o que seriam essas atividades suspeitas? E se possível mencionem as leis creio que este tema seja importante.

4 curtidas

Boas vindas novamente @Jessica_Alves_Nascim, é bom te ver outra vez por aqui :slightly_smiling_face:
Atividades suspeitas podem ser muitas, tentativas de login, passar o próprio cartão na maquininha, gerar boleto para outros pagarem por serviços ou produtos que você comercializa (para isso existe a conta PJ) , receber frequentemente valores altos sem declarar origem, entre outros.
Não sei as leis específicas, mas nos termos de uso você pode encontrar mais coisas .

10 curtidas
11 curtidas

Os casos mais comuns são:

1- Conta corrente pessoa física não pode ser usado como pessoa jurídica: Pessoa trabalha por conta, fatura muito dinheiro, e recebe tudo pela conta de pessoa física, sem declarar IR. Banco suspeita vários pix recebidos de pessoas diferentes toda hora.

2- Conta roubada recebendo diversos pix. Possível golpe, fraude, ou lavagem de dinheiro.

3- A pessoa tem empresa e fica passando o próprio cartão na maquininha da própria empresa para gerar pontos ou benefícios.

4- Recebeu dinheiro de cripto ou bet em grande quantidade sem declarar.

Esses são os casos mais comuns de bloqueio.

Tem uma lei que se valor é acima de 2k, todos bancos e fintech precisam enviar para banco central todo extrato do dia daquele cliente. O próprio Bacen avisa o banco se algo está suspeito. A lei seria para qualquer valor no pix ou cartão, mas foi revogado.

11 curtidas

Eu acredito que a maioria das pessoas bloqueadas devem usar bets online, visto que as somas ganhas são volumosas para quem aposta grandes somas, embora o risco seja grande também. Se a pessoa aposta em uma bet ilegal, não autorizada, não se pode esperar que ela tenha interesse em declarar qualquer valor ganho.

2 curtidas

Muito útil sua resposta, ainda tinha coisa que não sabia rsrsrsrs

3 curtidas

Vdd, pode ser isso também.

3 curtidas

Obrigado, Limah acho que esse tema vai continuar aparecendo rsrsrs

5 curtidas

Obrigado, brunmj pela contribuição. :grinning_face:

3 curtidas