Volta e meia passo lá no Reclame aqui pra ver alguns tipos de reclamações de bancos digitais, dentre as que mais li foi sobre bloqueio ou encerramento de contas que para o cliente foi de forma indevida e pro banco foi por atividades suspeitas(inclusive de clientes nu). Eu creio que nem todos os correntistas tem ciência do que é ou não crime financeiro. Digo isso porque recebi um email de outro banco digital que tenho conta e colocaram também por um tempo na página inicial do app um aviso informativo sobre um crime que muita gente já cometeu sem saber, no caso deles o teor do aviso foi: passar o próprio cartão de crédito na sua maquininha(aprendi com eles o porquê não podia). Eu concluí que esse poderia ter sido um dos motivos pro fechamento/ bloqueio das contas. Então queria saber do NU: O que causaria bloqueio/encerramento de nucontas, o que seriam essas atividades suspeitas? E se possível mencionem as leis creio que este tema seja importante.
Boas vindas novamente @Jessica_Alves_Nascim, é bom te ver outra vez por aqui
Atividades suspeitas podem ser muitas, tentativas de login, passar o próprio cartão na maquininha, gerar boleto para outros pagarem por serviços ou produtos que você comercializa (para isso existe a conta PJ) , receber frequentemente valores altos sem declarar origem, entre outros.
Não sei as leis específicas, mas nos termos de uso você pode encontrar mais coisas .
Os casos mais comuns são:
1- Conta corrente pessoa física não pode ser usado como pessoa jurídica: Pessoa trabalha por conta, fatura muito dinheiro, e recebe tudo pela conta de pessoa física, sem declarar IR. Banco suspeita vários pix recebidos de pessoas diferentes toda hora.
2- Conta roubada recebendo diversos pix. Possível golpe, fraude, ou lavagem de dinheiro.
3- A pessoa tem empresa e fica passando o próprio cartão na maquininha da própria empresa para gerar pontos ou benefícios.
4- Recebeu dinheiro de cripto ou bet em grande quantidade sem declarar.
Esses são os casos mais comuns de bloqueio.
Tem uma lei que se valor é acima de 2k, todos bancos e fintech precisam enviar para banco central todo extrato do dia daquele cliente. O próprio Bacen avisa o banco se algo está suspeito. A lei seria para qualquer valor no pix ou cartão, mas foi revogado.
Eu acredito que a maioria das pessoas bloqueadas devem usar bets online, visto que as somas ganhas são volumosas para quem aposta grandes somas, embora o risco seja grande também. Se a pessoa aposta em uma bet ilegal, não autorizada, não se pode esperar que ela tenha interesse em declarar qualquer valor ganho.
Muito útil sua resposta, ainda tinha coisa que não sabia rsrsrsrs
Vdd, pode ser isso também.
Obrigado, Limah acho que esse tema vai continuar aparecendo rsrsrs
Obrigado, brunmj pela contribuição.