Dúvida sobre atendimento

Todos os funcionários do setor financeiro específico para cartões possuem acesso as faturas e movimentações dos clientes, já que são responsáveis por fiscalizar possíveis fraudes (tentativas de compras fraudulentas, etc).

São eles que verificam se o cliente tem o costume de fazer compras, por exemplo, de R$ 20.000 numa única operação. Em caso de suspeita (após olhar as faturas anteriores), eles bloqueiam a compra e ligam para o cliente para confirmar se é realmente ele quem está efetuando a compra.

De modo resumindo, SIM, eles tem acesso aos dados das faturas justamente para efetuar verificações de segurança.

Lembre-se que:

1. Entre as informações protegidas por sigilo estão o patrimônio, a renda, movimentações financeiras, débitos, contratos, relacionamentos comerciais e valores de compra e venda de bens, por exemplo. O direito ao sigilo fiscal, todavia, deve ser sopesado com o dever de fiscalização do Estado.

É justamente nesse último trecho do texto que as instituições financeiras possuem respaldo legal para analisar as faturas e demais dados dos clientes para evitar fraudes.

2. Os dados são sigilosos e não podem ser fornecidos a terceiros sem o consentimento do cliente (não podem ser fornecidos para outras pessoas que não o próprio cliente), exceto em caso de quebra de sigilo fiscal, ordenado por um juiz.

7 curtidas