Dúvida sobre caixinhas

Eae pessoal, apesar de ter uma relação com a NuBank desde 2015, comecei a usar as caixinhas só neste mês, pois sempre achei a conta e o porquinho suficientes para mim. Mas enfim, fiquei com uma dúvida quanto ao valor rendido mostrado em cada caixinha, como até essa semana tinha feito somente depósitos até ai tudo certo, redimento fluindo e crescendo :smile:, mas nesta semana fiz um saque, e ai percebi que parte do rendimento tambem sumiu :face_with_raised_eyebrow:, minha dúvida então é a seguinte, alguem consegue me explicar porque isso ocorre? Digo, a caixainha vai rendendo, mas se ocorre algum saque, o valor rendido mostrado ali no APP reduz, mesmo que na ponta do lápis o valor esteja ali, afirmo isso pois tenho um controle externo pesado com todas as minhas contas, sei que neste mês a conta rendeu exatamente R$34,97, mas depois do saque o rendimento simplesmente mudou para R$33,94, ai buguei :exploding_head:.

@LucianoMRQS olha, difícil te responder certo, pois tem que avaliar prazos, das dos depósitos e de qual depósito foi retirado o dinheiro.
Dito isto o rendimento da conta e das caixinhas ele é provisionado para ser o mais próximo do real, porém como tem as variáveis que te falei acima, e a caixinha mostra o rendimento total e não individual, no hora de efetivar o calculo pode dar alguma diferença, não é normal mas pode acontecer, principalmente quando se tem vários depósitos em datas diferentes.
Pois entram diferentes alicotas de IR e IOF.

15 curtidas

Buenas, tchê ! Td bem ?
Você disse que tem um controle externo bem apurado. Pergunto:

  1. Você controla o valor bruto ou líquido do rendimento ? Toda vez que há um resgate, há o desconto do IR que varia de acordo com a tabela decrescente e em função do prazo em que o capital ficou aplicado. E tem o IOF também, caso tenha ficado aplicado por menos de 29 dias;
  2. Qual o veículo de investimento em que seu capital estava aplicado ? RDB Nubank ou o fundo Nu Reserva Imediata ? Se foi neste último, hoje houve a cobrança do come-cotas (dê uma lida aqui sobre isso).

Espero ter te ajudado.

14 curtidas

Entao @William_Peixoto, esclarecendo, o rendimento não era do todo mas sim de uma única caixinha, o rendimento estava ali paradinho, saquei e o rendimento mudou, me refiro ao valor destacado em verde logo após o valor na caixinha, não foi no dia seguinte, foi instantâneo ao saque. E como disse o valor está a ali, mas o app não mostra mais o valor correto que existia antes do saque.

@anon30102627, eu cálculo sempre em cima do líquido que o próprio banco já informa, pois obviamente se usasse o bruto entrariam outras variáveis como ir e iof. Uso o RDB, o fundo para mim não é uma boa opção visto a variação do fundo, fora que não aplico em fundos exatamente pelo come-cotas.

2 curtidas

Obg por ter respondido, Luciano.
Para não expor dados sensíveis, neste caso é melhor que tu entres em contato via canais oficiais, p.ex o chat do app, para tentar entender o que aconteceu.
Peça o histórico do resgate e os descontos que ocorreram.

5 curtidas

Nunca tinha observado esse comportamento, não tenho esse nível de escrutínio sobre as informações apresentadas da caixinha, mas vou ficar de olho :eyes:

Mas deixo aqui a minha suspeita: quando a gente faz um resgate, parte do valor sai do principal, parte sai do rendimento, proporcionalmente, com os devidos descontos de IRRF e IOF, quando aplicável. Acredito que esse valor que reduziu do rendimento deve corresponder à parcela do resgate que vem do que era rendimento no montante da Caixinha. Enfim, só um palpite…

7 curtidas

Esse comportamento é normal, eu também consigo observar aqui no meu app.

O rendimento apresentado é relativo ao valor total que está na caixinha. Quando você faz uma retirada esse valor é atualizado para o rendimento dos valores que ainda ficaram lá. Exemplo:

Rendimento: R$100,00
Depósitos: X (rendeu R$50,00) e Y (rendeu R$50,00)

Se em um saque você retirar o depósito X inteiro, só restará na caixinha o depósito Y, que rendeu R$50,00. Esse é o valor que aparecerá lá nos rendimentos da caixinha.

Espero ter explicado de uma forma clara! :sweat_smile:

5 curtidas

Exatamente @FernandoLacerda e @endydealmeida, cada vez mais estou entendo que é isso mesmo que ocorre, o rendimento está ali sim, é só o preview que o app te dá que confunde, até mesmo por isso que não entrei em contato com o suporte @anon30102627, não é exatamente algo prejudicial como o rendimento sumir por exemplo, por isso abri essa dúvida aqui na comunidade onde temos experts, vejo que é apenas um texto referente ao saldo que se desatualiza depois de um saque.

Obrigado pelo interesse de vocês, essa dúvida estava me deixando encafifado :rofl:, pode ser até um bug sei lá, pois não vejo muita lógica em um rendimento reduzir se já foi ganho, mesmo que envolva um saque, sumir o valor sacado já era esperado, mas o rendimento daquele proporcional não. Mas apenas reforçando a quem ler só este trecho, o rendimento está ali, é só o texto que não está mostrando o rendimento real. Vai que vire uma melhoria futura…

Obg pelo papo povo!

4 curtidas

Obrigado a vc, @LucianoMRQS . 5 :brain: pensam melhor do que 1.
:facepunch:

2 curtidas

Tenho um valor guardado na caixinha do nubank a meses, e recentemente precisei tirar 15 reais de lá.
Serei cobrado por tirar esse valor? Se sim, qual é a porcentagem? Porque somos cobrados? Por fim, porque não somos informados da taxa quando vamos fazer a retirada do dinheiro?

Na minha humilde opinião, deveria haver uma clareza, no valor que é descontado antes de mexer no dinheiro guardado.

Obrigado, pessoal.

Olá @Lucas_Marinho1, seja bem-vindo à NuCommunity. :handshake:

Porque as caixinhas são um tipo de investimento, mas só há cobranças em cima dos rendimentos.

Veja como funciona:

RDB e CDB

IOF: só é cobrado de resgates com menos de 30 dias. Depois disso, o investimento se torna isento;
IR: vai de 22,5% (investimentos de até 180 dias) a 15% (investimentos acima de 721 dias).

Fundo Nu Reserva Imediata

IOF: só é cobrado de resgates com menos de 30 dias. Depois disso, o investimento se torna isento;
IR: vai de 22,5% (investimentos de até 180 dias) a 15% (investimentos acima de 721 dias).
Come-cotas é cobrado em maio e novembro e ele é de 15%.
Taxa de administração: 0,3% ao ano e é cobrada para garantir que uma pessoa cuide do seu dinheiro quando é um fundo de investimento.

Lembrando que se guardar ou retirar um valor da sua Caixinha, os impostos vão iniciar desde o primeiro dia da aplicação processada, já que é contado como uma nova aplicação.

6 curtidas