Dúvida sobre Nu reserva imediata

Oi pessoal, tudo bem.

Sou cliente Nubank a bastante tempo, mas até então deixo o meu dinheiro apenas na nuconta, nunca fiz caixinhas ou investimento.

Como tenho vários depósitos ao longo dos anos, muitos deles já estão com rendimento diário de 100% do cdi (ppis já passaram de 30 dias), e uma boa fração dele deve estar rececendo a menor taxa de imposto de renda, 15% (pois estão lá a 720 dias já).

Mas agora estou interessado em opções que rendem mais, acima do 100% do cdi, contudo, dado que eu não tenho planos específicos, não me parece sensato travar o dinheiro, prefiro então a possibilidade de liquidez diária (ou pelo menos, mensal).

Vi que existe o Nu reserva imediata, e que supostamente ele está acima de 100% do cdi, mas creio que se eu transferir o meu dinheiro para lá, o tempo de deposito irá resetar e ai a raxa de imposto de renda irá voltar a ser alta, e iria demorar 720 dias de novo pra cair até 15%.

Eu gostaria de saber então se, caso eu escolha não transferir tudo da nuconta para a reserva imediata, existe como eu escolher tirar apenas dos depósitos que ainda não completaram 720 dias na nuconta, ou se será sempre transferido dos depósitos mais antigos automaticamente?

E ainda, existe alguma ferramenta de calculadora do nubank para verificar quanto meu dinheiro irá render na reserva imediata? Eu sei que tem calculadora do nubank para a nuconta, mas não achei algo parecido para a reserva imediata.

4 curtidas

Lembre-se que o valor da NuConta tem um prazo de aplicação e a cada 2 anos (se não me engano) o valor é automaticamente resgatado e reinvestido. Ou seja, a cada 2 anos vc está pagando 15% de IR. O fundo não tem esse problema.

Mesmo que seja um Fundo de renda fixa, não dá pra prever a rentabilidade futura, apenas estimar através do rendimento atual.

12 curtidas

A conta nubank não tem opção de escolher qual depósito resgatar primeiro, é de forma automática, e ao resgatar e aplicar novamente irá iniciar o IR em 22,5%

2 curtidas

Mais uma implementação necessária para o futuro. O cliente determinar qual o depósito será debitado para não afetar o rendimento de valores mais antigos…

8 curtidas

A proposta do fundo é exatamente esta, render pouco acima do CDI.

Nosso amigo @soares.jm falou de pontos importantes como o fundo não ter vencimento como na nuconta, este fundo como qualquer outro e qualquer instituição financeira vai insidir o imposto Come-cotas duas vezes ao ano Maio e Novembro 15%.

3 curtidas

Muito obrigado pelas respostas pessoal.

Eu não sabia dessa informação de que a mais ou menos cada dois anos os depósitos da nuconta são refeitos e por tal, a taxa IR reseta para o valor alto, saber disso me ajuda bastante em fazer a decisão.

E é, seria legal mesmo se desse pra escolher de quais depósitos a transferência irá sair, espero que eventualmente adicionem essa função.

Agora sobre o come-cotas, não sou tão familiar com o conceito, está será a primeira vez que estarei investindo (caso realmente valer a pena). Pelo que eu pesquisei, as cobranças são:

“Alíquotas do come-cotas
A alíquota do come-cotas é fixa para cada tipo de fundo, não importando quanto tempo o investidor já está no fundo.

Se for um fundo de curto prazo, a alíquota é de 20%. Lembrando que, para que um fundo se enquadre nesse perfil, o prazo médio da carteira deve ser inferior a 60 dias, e nenhum ativo pode ter prazo superior a 375 dias.

Já se for um fundo de longo prazo, a alíquota do come-cotas será de 15%.”

Mas isso é a parte da taxa de IR, que também será aplicada? (e que cai para 15% depois que o dinheiro está 720 dias lá). E por exemplo, se eu fazer o depósito de só um valor alto na reserva imediata, o valor todo em um único depósito, mas todo dia de fatura (logo, uma vez por mês) eu fazer um pequeno resgate, isso vai afetar a contagem de 720 dias do depósito original?

E por fim, quando eu pesquiso o rendimento da reserva imediata eu acho:
“De janeiro de 2022 a junho de 2023, o fundo Nu Reserva Imediata rendeu +18,35%. Esse valor corresponde a 95,1% do CDI.”
Bem, na minha opinião isso é ruim, pois se fosse só pra isso eu deixava na nuconta mesmo. Mas ai deve ser por causa daquele incidente com a lojas americanas na época. Mas recentemente eu vi que a nu reserva já está em 112% do CDI. Então pra fechar, na opinião de vocês que tem bem mais experiência, iria valer a pena, por exemplo, depositar 51000 na reserva imediata e deixar 1000 na nuconta só pra transações imediatas?

3 curtidas

:point_up_2: Isso.

2 curtidas

Exato, o governo não quer esperar o momento so seu resgate em um fundo como esse para receber o imposto, problema disso é que compromete o rendimento.

Sim, desde a criação do fundo, para você acompanhar a evolução comparado ao CDI (pois é a premissa do fundo, render pouco mais que o CDI). No meu aponta que rendeu 32,05% enquanto o CDI foi de 31,48% desde o início do fundo.

Este tipo de fundo é indicado para longo prazo, então talvez acima de 3 anos pelo menos.

Não sei se é isso sua duvida desta parte, mas tem aqui um link para o assunto;

3 curtidas

Fundos de previdência não possuem come-cotas, dessa forma, tende a render relativamente mais, mas você vai precisar observar como pretende resgatar no futuro pra saber se escolhe e tabela regressiva ou progressiva.

2 curtidas

@soares.jm você está certo. Fundos de previdência não possuem o come-cotas, o que pode resultar em uma rentabilidade líquida superior no longo prazo.

A escolha entre a tabela regressiva e a progressiva depende do seu planejamento para o resgate dos recursos:

Tabela Regressiva: Ideal para quem pretende manter o investimento por um período mais longo. As alíquotas de imposto de renda diminuem conforme o tempo de aplicação, começando em 35% para resgates em menos de dois anos e podendo chegar a 10% para resgates após 10 anos ou mais.

Tabela Progressiva: Mais adequada para quem não tem certeza sobre o prazo de investimento ou planeja resgates em prazos mais curtos. As alíquotas de imposto de renda seguem a tabela de imposto de renda anual, podendo variar de 0% a 27,5%, dependendo do valor resgatado e da sua renda tributável no ano.

5 curtidas

Vale lembrar que foi instituida uma nova lei onde o investidor pode escolher qual regime usar no momento do resgate, isso ajuda muito.

5 curtidas