Dúvida sobre Open Finance

Eu já vi muita gente sugerindo que conectar suas contas de outros bancos ao Nubank via Open Finance pode aumentar as chances de conseguir mais limite de crédito e até mesmo um convite para o Ultravioleta. Alguns usuários até relataram que o resultado foi imediato.

Por outro lado, também ouvi que, se você tiver um histórico ruim em algum banco, o Open Finance pode acabar expondo isso para o Nubank, prejudicando seu “NuScore” e dificultando aumentos de limite.

Minha dúvida está justamente no meio-termo dessa questão. No meu caso, tenho duas contas em outros bancos:

• Itaú: Sou obrigado a ter conta lá porque sou servidor público, mas fiz portabilidade do salário para o Nubank. Como fiquei um bom tempo sem usar o cartão de crédito (que tinha mais limite que o do Roxo), ele foi cancelado por inatividade. Hoje, minha conta no Itaú fica praticamente zerada, sem movimentação.
  • Sofisa: Gostei do CDB deles e tentei o cartão Black, então tirei R$ 10 mil do Nubank e apliquei lá (rendimento de 110% do CDI). Mesmo assim, eles me recusaram crédito, mesmo com um Serasa Score acima de 800. Desde então, só faço pequenas movimentações, pois meu foco lá é o investimento.

Diante disso, será que compartilhar meus dados do Itaú e Sofisa via Open Finance seria benéfico ou prejudicial?

Pode ser que o Nubank veja que eu uso o roxinho como banco principal, nunca atrasei fatura e nunca tive dívidas, o que poderia contar a meu favor.

Por outro lado, será que isso também poderia fazer o Nubank entrar em uma zona de conforto, sem ver concorrência nessas instituições, e com isso se acomodar, sem me oferecer melhores benefícios ou aumento de limite?

O que vocês acham? Alguém já passou por isso e pode compartilhar a experiência?

3 curtidas