Eu já vi muita gente sugerindo que conectar suas contas de outros bancos ao Nubank via Open Finance pode aumentar as chances de conseguir mais limite de crédito e até mesmo um convite para o Ultravioleta. Alguns usuários até relataram que o resultado foi imediato.
Por outro lado, também ouvi que, se você tiver um histórico ruim em algum banco, o Open Finance pode acabar expondo isso para o Nubank, prejudicando seu “NuScore” e dificultando aumentos de limite.
Minha dúvida está justamente no meio-termo dessa questão. No meu caso, tenho duas contas em outros bancos:
- Itaú: Sou obrigado a ter conta lá porque sou servidor público, mas fiz portabilidade do salário para o Nubank. Como fiquei um bom tempo sem usar o cartão de crédito (que tinha mais limite que o do Roxo), ele foi cancelado por inatividade. Hoje, minha conta no Itaú fica praticamente zerada, sem movimentação.
- Sofisa: Gostei do CDB deles e tentei o cartão Black, então tirei R$ 10 mil do Nubank e apliquei lá (rendimento de 110% do CDI). Mesmo assim, eles me recusaram crédito, mesmo com um Serasa Score acima de 800. Desde então, só faço pequenas movimentações, pois meu foco lá é o investimento.
Diante disso, será que compartilhar meus dados do Itaú e Sofisa via Open Finance seria benéfico ou prejudicial?
Pode ser que o Nubank veja que eu uso o roxinho como banco principal, nunca atrasei fatura e nunca tive dívidas, o que poderia contar a meu favor.
Por outro lado, será que isso também poderia fazer o Nubank entrar em uma zona de conforto, sem ver concorrência nessas instituições, e com isso se acomodar, sem me oferecer melhores benefícios ou aumento de limite?
O que vocês acham? Alguém já passou por isso e pode compartilhar a experiência?