Declaração das Caixinhas no IR

Boa tarde.

Gostaria de saber quando a declaração das caixinhas se torna obrigatória no IR.

Att,

2 curtidas

Boa tarde @MarconiCop

Eu acho que já conversamos sobre as caixinhas serem um produto e os investimentos nelas que devem ser considerados separadamente para declaração.

No momento tem 2 investimentos; Fundos e RDB

Se resgatou existe o rendimento isento e não tributáveis para analisar se houve ganho de capital, isto é, Lucro isento e não tributáveis para fundo e o rendimentos do RDB separadamente.

Junto, os investimentos (RDB e Fundos = produto caixinha) devem somar um total de 200 mil em rendimentos isentos e não tributáveis para a obrigatoriedade de declarar os investimentos

Lembrando que analisei os investimentos, mas tem que consultar um contador, pois talvez os investimentos não somem tudo isso, mas a posse de ativos ou outros bens sim. E é por este motivo eu recomendo procurar um profissional da área que vai analisar toda a sua situação financeira e te explicar se precisa ou não declarar.

6 curtidas

Boa tarde Lucas, posso trocar uma ideia com você no pv?

2 curtidas

Eu também acho que declarar de IR é algo insuportável; burocrático, desnecessário e demorado, que pode muito bem ser feito de modo automático com tecnologia informática que temos. Pessoas que não tem noção alguma de como se faz isso deve procurar um profissional contábil, não há outro remédio.

2 curtidas

Você quer saber se a caixinha torna obrigatória a declaração ou se é obrigatório lançar na declaração o investimento na caixinha?

No primeiro caso, você é obrigado a fazer a declaração se efetuou resgate e obteve rendimentos superiores a $200k (vale ressaltar que nesse caso você provavelmente já seria obrigado a fazer a declaração pelo patrimônio acima de $800k).

No segundo caso, considerando que você já é obrigado a fazer a declaração, é obrigatório o lançamento de saldos de contas ou aplicações financeiras acima de $140,00.

6 curtidas

Boa noite @LuckPass,

Adorei a sua resposta e é exatamente o que eu gostaria de saber. Aproveitando, eu gostaria de saber então a respeito de como funcionam as criptomoedas também. Poderia me explicar da mesma forma que você falou sobre o rendimento das caixinhas?

Att,

1 curtida