Declaração de Softwares no IR

Não é bem isso não.

Isenção de IR não tem nada a ver com a “obrigatoriedade” de declarar ou não.

Analogia

E o mesmo que fazer uma prova do ensino médio, mas você é do fundamental 1, sabendo que a nota da prova não vai valer para você. Fica como um teste de aptidão.

Na receita é a mesma coisa. Entre eu gostar ou não gostar de fazer, somos todos obrigados a declarar, mesmo isento. Pois, a isenção significa que você não vai pagar IR, mas o seu patrimônio não está informado.

Então, como você vai saber se precisa ou não declarar, se não sabe todo o patrimônio que tem? E por isso que mesmo isento é melhor declarar.

Vejo isso cada vez mais sendo comum. Não to no teto X, então não precisa declarar.

Gente, existe varios setores dentro da declaração para dizer se é isento ou não. Se não contratar um contador e perguntar, não vai saber.

Quer ver só?

Rendimento não tributáveis

• Isento de IR até 40 mil reais em rendimentos não tributáveis :joy: (Não está isento de declarar)

Dentro dos investimentos tem cripto e bolsa, renda fixa (mais comum)

• Cripto é isento do IR até 35 mil vendas por mês (rendimentos não tributáveis) e precisa declarar acima de 5 mil em posse = compra (bens e direitos). Acima de 35 k em vendas IR de 15% sobre o lucro (DARF).

• Bolsa de valores:

• As ações é isento de IR para 20 mil em vendas por mês (swing trader), acima é 15% sobre o lucro e não tem isenção para day trader que é de 20% sobre o Lucro. (DARF) E o mínimo para declarar é 1 mil reais (bens e direitos).

• BDR não tem isenção (na última que vi) e se não me enganoné 20% sobre o lucro. (DARF) E o mínimo pra declarar é 1 mil.

• ETF é a mesma coisa se não me engano, mas o mínimo exigido para declarar é 100 (bens e direitos)

• FII é 20% em qualquer venda, seja swing ou trader (DARF). E não tem mínimo pra declarar.

E os dividendos?

Entram na isenção de até 40 mil ao ano dos rendinentos não tributáveis. E o BDR entra como rendimento exclusivo e tem outro valor.

E a renda fixa como saldo na conta remunerada? Sim, o RDB da conta do Nubank é um investimento e precisa declarar. Entra na faixa dos 40 mil para rendimentos isentos e não tributáveis (rendimento não tributáveis).

E quanto você recebe de salário no mês (rendimento PJ, precisa ver o teto lá de 1900 (acho), você paga IR. E casa, carro? o mínimo é 200 mil ou 800 mil se não me engano.

E juntar dinheiro na conta, o mínimo que precisa declarar é 28 mil se não me engano. (Mudou tudo, recomendo buscar informações)

Lembrando que todos acima do teto que precisa de DARF, devem ser emitidos até o dia 1° e ainda precisa importar as DARF na declaração do próximo ano. Isto é, se tem DARF tem declaração

E muito detalhe que 2 ou 1.

• Ou você declara para saber se paga IR.
  • Ou você declara sabendo que vai pagar IR.

Exemplo:

Joaquim, ganha 1800 reais (líquido) e recebe o seu salário na conta remunerada do Nubank. Ao longo do ano Joaquim juntou 30 mil. Ele precisa declarar?

Sim… Joaquim tem o salário abaixo do teto mínimo, aqui ele não paga o IR, mas ele precisa declarar, pois juntou 30 mil no ano. Isto é, acima do teto mínimo de 28 mil ano. Portanto ele precisa declarar.

Porém de onde vem esses 2 mil a mais? :thinking: Renda extra ou investimentos? O Joaquim não sabe, mas o contador vai saber ao analisar os extratos.

O contador descobriu e os 2 mil a mais são de rendimentos da conta. Ou seja, ele está abaixo dos 40 mil de isenção para rendimentos isentos e não tributáveis.

Só que toda empresa (Nubank) declara por volta de janeiro.

Então, a receita sabe o que passou na sua conta, e sabe que você está isento de IR, mas não que esteja isento de declarar.

Conclusão: Infelizmente, recomendo sempre declarar, buscar as informações. Mas, se for a primeira vez converse com um contador.

Tem gente que cobra a consultoria para você mesmo declarar. E tem gente que faz a declaração para você é mais caro.

Contrate um contador

Estes valores não representam a isenção atual ou futura, busque se informar antes. Toda lei ou norma está sujeito a alteração.

2 curtidas

@MarconiCop a sugestão do @LuizGSF é o mais indicado.

2 curtidas

Poxa… Não mereci nenhuma curtida pela dedicação…

E um post informativo que muitos ao procurar informações na comunidade, acha que é so aquilo.

Por isso recomendo sempre um contador, pois são muitas variáveis. E sem exemplo não fica nítido.

Não quero ofender ninguém. E que sou assim, não consigo informar um pedaço sem pensar que outros também vão ver.

Ps: Não sou o @FernandoLacerda que consegue escrever rápido. A título de curiosidade que ninguém interessa eu fiz em 10 minutos, o post anterior a este

1 curtida

@ClaudioSilvaDigital no post anterior, do anterior a este kkkk Comédia.

1 curtida

Olá @Lucas.R, você tem interagido bem aqui na comunidade, isto é super bom, portanto, não fique chateado com likes. Continue assim se colocando à serviço :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5:

4 curtidas

Fiz uma brincadeira… Pq você resumiu em 1 linha o meu post de 30 minutos. :pensive:

Da maneira que escreveu ficou parecendo que estou interessado em likes (geral). Não foi isso. Somente o seu like referente a esse post. Simples.

Se eu precisasse de like, escrevia em poucas palavras, na espera de alguém curtir, o óbvio.

Não sou assim, pode ficar tranquilo. :handshake:

2 curtidas

Eu super entendi assim mesmo como você comentou, só falei dos likes valorizando suas interações. Às vezes sou direto nas minhas interações.

3 curtidas