Dia Cores da Consciência Negra - 20/11/2023

Desvendando as Cores da Consciência Negra: Uma Celebração de Resistência e Transformação

Vou iniciar o texto com um fato que me aconteceu, somente para ser didático:

São 22h, estou aguardando meu carro em frente ao restaurante que jantei com minha namorada, agora esposa. Ela estava no lavabo e me adiantei em pegar o carro. Se aproximou uma BMW e desceu do carro um senhor de meia idade e num gesto esticou o braço com a chave da BMW em minha direção.
Eu como já passei por inúmeras situações de “racismo velado” disse ao senhor:
“Este carro não é o meu (apontando para a BMW)”
Ele: “Mas quem te disse que eu sou manobrista?”
Eu: “E quem te disse que eu sou manobrista, o que te levou a pensar assim?”
Ele: “Sem graça, saiu de nariz em pé”




No rebuliço do calendário nacional, o dia 20 de novembro desponta com cores vibrantes, marcando o Dia da Consciência Negra. Mais que um feriado, é um convite à introspecção, um momento de reflexão profunda sobre a rica tapeçaria que é a cultura negra no Brasil. Proposto pelo Grupo Palmares em 1971, esse dia não é só um intervalo no expediente, mas um lembrete para celebrar o protagonismo das pessoas negras e entender a contribuição única que elas trazem.

Em 1978, o Movimento Negro Unificado ergueu a bandeira do Dia da Consciência Negra como uma celebração nacional, fortalecendo as raízes culturais e liderança negra. O significado transcende as páginas do calendário, convidando-nos à resistência e à reflexão sobre a ancestralidade dos povos africanos no Brasil. Não é apenas um feriado; é um lembrete anual da nossa história, ensinado nas escolas desde 2003 e oficialmente comemorado em 20 de novembro de 2011.

consciencia-negra

A cada ano, as atividades se multiplicam, desde a emblemática Marcha Zumbi dos Palmares até seminários, workshops e manifestações. É um momento de lembrar não apenas de Zumbi, mas também de Dandara, Maria Quitéria, Carlos Marighella e Luiz Gama. Mais de mil cidades brasileiras reconhecem essa importância com feriado local.

O Quilombo dos Palmares, um capítulo épico, se destaca como o maior quilombo brasileiro, uma resistência que durou cerca de 100 anos. Localizado em Alagoas, terra natal de Zumbi, o quilombo ainda ecoa em nossa história. Em 1995, Olinda declarou feriado estadual em homenagem a essa comunidade que desafiou as correntes da opressão.

Reconhecido pela UNESCO por promover a diversidade cultural, o Dia da Consciência Negra se entrelaça com movimentos contemporâneos como o Black Lives Matter e a lembrança do legado de Martin Luther King Jr. A celebração busca conscientizar sobre a cultura e história africanas, lutando contra o racismo e promovendo a igualdade num mundo que clama por esses valores.

E, olhando para o presente e o futuro, vale refletir sobre como empresas e pessoas têm o poder de mudar o cenário. Quando empresas reconhecem e corrigem ações ou políticas que perpetuam o racismo, elas não apenas se redimem, mas também se tornam agentes ativas na luta pela igualdade. Como indivíduos, nosso papel é cobrar essas mudanças e nos unir a iniciativas que promovam um ambiente mais inclusivo e justo para todos.

Compromisso - Nubank 2025

https://blog.nubank.com.br/compromisso-do-nubank-contratar-2-mil-pessoas-negras-ate-2025/

Achei esta ação do Nubank bem inserida no contexto que falei acima, empresas podem e devem também contribuir como agentes de mudança.

Neste dia especial, é mais do que uma comemoração, é uma oportunidade de refletirmos sobre como as cores da consciência negra têm o poder de transformar vidas. Reconhecer e valorizar a contribuição da comunidade negra é mais do que um gesto simbólico, é um compromisso contínuo na luta contra o racismo e pela construção de uma sociedade verdadeiramente igualitária.

Que essa celebração seja um ponto de partida para mudanças que reverberem não apenas hoje, mas todos os dias.

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar. (Nelson Mandela)

Ah, por que citei lá no início um fato que aconteceu comigo? :man_curly_haired:t5:
Porque o racismo pode se esconder nas pequenas ações do dia a dia e não somente nas grandes.

:man_curly_haired:t5: :fist:t5: E você, qual cor da consciência negra mais ressoa em sua vida?
:man_curly_haired:t5: :fist:t5: Como podemos, juntos, transformar essas cores em ações diárias que promovam a igualdade e celebrem a riqueza da diversidade cultural?

:earth_africa::sparkles: #ConscienciaNegra #Transformação #ParticipeAtivamente

42 curtidas

Excelente tópico Claudio, obrigado por compartilhar.

O racismo estrutural é o que faz o racista querer ter razão ou justificar seus atos injustificáveis.


O tema tem toda minha atenção, não tenho lugar de fala mas deixo aqui minha recomendação de leitura de uma autora que tem:

25 curtidas

Excelente

#ConsciênciaNegra
#20deNovembro
:fist:t6:

21 curtidas

A empatia é também o lugar de fala :stuck_out_tongue_winking_eye: :facepunch:t5: :purple_heart:, gratidão por compartilhar a recomendação do livro da Djamila Ribeiro que recebeu o Prêmio Jabuti 2020 na categoria Humanidades.

23 curtidas

Post muito necessário.
Ps: daqui a pouco aparece um falando besteira…

18 curtidas

Só mais um adendo para salientar essa estrutura que vem desde a colonialização.

  • A escola em seus níveis reproduzem a estrutura. → currículo que não promove conteúdo específico.
  • Instituições financeiras idem.
  • Espaços onde há ausência de personalidade negra em posições de destaque.
  • Meio de comunicação que não abre espaço para o debate na mídia.
  • Legislação pouco eficaz ou dúbia.

Em suma a forma de reverter é a promoção do diálogo a respeito do tema, e mudança de pensamento e conceito sobre identidade. Com o objetivo de explicar a importância do protagonismo como afirmação.

21 curtidas

Poxa @ClaudioSilvaDigital , que tópico e assunto tão necessário aqui você nos traz hoje, um dos melhores…

Que sabias palavras do Nelson Mandela. É sobre isso.

Não é por causa de uma fina camada de pele ( cor ) que somos melhores ou piores do que ninguém. Depois dessa fina camada de pele, o que nos diferencia externamente é somente a cor, depois disso, tudo é IGUAL. O coração :heart:, o sangue, as veias, os órgãos ,as necessidades fisiológicas e etc… Sou um homem branco, casado com uma mulher negra, tenho um irmão negro e, posso dizer aos incrédulos preconceituosos que nada muda! Deus nos fez iguais e Ele não faz acepção de pessoas: rico ou pobre, negro ou branco. O amor dEle é incondicional!

22 curtidas

Ótimo e necessário tópico @ClaudioSilvaDigital! :clap:

Boa recomendação, esse livro é ótimo!

23 curtidas

Parabéns pelo tópico @ClaudioSilvaDigital :clap:t3::clap:t3::clap:t3:

20 curtidas

Parabéns @ClaudioSilvaDigital pelo excelente tópico!!:clap:

Mesmo considerada a Capital com a maior população negra ,hoje não é feriado aqui em Salvador.:grimacing:

A Prefeitura de Salvador através da Secretaria Municipal de Reparação possui diversos programas voltados ao combate do racismo, intolerância religiosa e lgbtfobia, no meu setor de trabalho existe um Campo temático voltado para a Saúde da população Negra e o Programa de Combate ao racismo institucional é amplamente divulgado e ,ainda assim vemos cenas de racismo todos os dias. :disappointed:
Apesar de todo reconhecimento e valorização da contribuição da comunidade negra que vem crescendo a cada ano e reforçado nesta data, é triste pensar que o racismo nunca deixará de existir, pois assim como ninguém pode ser obrigado a comer o que não gosta , nenhuma lei, ação ou movimento obrigará um racista deixar de ser racista , ele apenas se manterá com o seu ódio incubado que em algum momento se manifestará mesmo que de forma velada.
O Brasil é um dos maiores exemplos da mistura de raças onde a maior parte da população não é puramente branca e sim socialmente branca(pardos) e, ainda assim as pessoas se consideram diferentes umas das outras por conta do tom da pele.:person_facepalming:

16 curtidas

Exatamente @Samuel, colhemos o que foi plantado lá atrás e perdura nos dias de hoje porque o processo é lento como escreveu Racionais (Música: Jesus Chorou)

Se o barato é louco e o processo é lento,
No momento,
Deixa eu caminhar contra o vento
(Pedacinho da letra da música: Jesus Chorou - Racionais MC)

Tenso isto, mas :man_shrugging:t5:

A transformação de uma cultura não é do dia pra noite, mas o importante é que todo dia e toda noite esta transformação seja provocada, pela educação e pela ação incansável de sermos inconformados com o hoje, pois é no hoje que construímos o amanhã.

18 curtidas

:purple_heart: :purple_heart:

17 curtidas

Conteudo muito bom, parabéns

21 curtidas

Eu amo essas palavras! De fato, nenhum ser humano nasce com sua personalidade formada ou com valores pré-definidos. Todos nós nos tornamos seres sendo em sociedade e no mundo! Concordo muito com Mandela quando diz que nós podemos ensinar os nossos a amar ao invés de odiar e segregar! Vamos a luta, gente! Obrigado pelo conteúdo, @ClaudioSilvaDigital! :clap:t2:

18 curtidas

Que tópico magnífico @ClaudioSilvaDigital!
É cada situação que passam no dia a dia, mas fico feliz que existe pessoas inspiradoras e empresas também para dar um forcinha!

19 curtidas

Minha mãe sempre conta que quando eu era criança, tipo 4-5 anos, ela me levou na pediatra e a médica perguntou “pq a mamãe da Lorena não veio hj?”, e segundo ela eu respondi bem atravessado à médica dizendo “ela é minha mãe, eu puxei ao meu pai :rage:
Ela sempre ri quando conta essa história, mas deve ter sido doloroso ela sempre passar por isso quando me levava nos lugares…

E tbm já passei por coisas parecidas com seu relato… Quantas vezes já não fui parada em lojas por pessoas querendo “ajuda”. Uma das vezes inclusive, a mulher já veio cheio de marra e quando não respondi pq tava com fone de ouvido, ela soltou um “sua chefe sabe q vc tá com fone no trabalho? vou reclamar com ela, chama aqui” eu só respondi com um “acho q ela não liga de eu tá com fone fora do trabalho, e se quiser falar com ela, só ir pro próximo ponto ali e pegar o ônibus pra tal lugar” :rofl: :rofl:

19 curtidas

Valeu @ClaudioSilvaDigital, que tópico pertinente. Somos todos iguais, não importa a cor da pele, raça, nacionalidade, etc.

Infelizmente ainda existe muito racismo no mundo, sempre bom trazer esses assuntos a tona, talvez alguns possam se conscientizar e termos um mundo com mais amor, respeito, empatia, imparcialidade, etc.

20 curtidas

:rofl: :joy:, mas vamos lidando com estas situações, é um montão de aprendizados que vai nos ajudando a não só saber lidar, mas fortificando quem somos. :purple_heart: :purple_heart:

15 curtidas

Que tópico fantástico e necessário @ClaudioSilvaDigital :fist:t4: :fist:t4: :fist:t4:
Vou deixar aqui uma música do grande Emicida para reflexão:

Essa música me emociona todas as vezes que ouço e me lembra da reflexão mais que necessária:
"Numa sociedade r4cist4 , não basta não ser r4cist4. É necessário ser antirr4cist4.” :fire: :fire: :fire: :fire: :fire:

13 curtidas