Dia do Contador de História

Olá, NuCommunity! :wave:

Aproveitando o embalo do tópico do @Kleber_Vieira1 (Dia Internacional da Felicidade), se tem algo que torna nossos dias mais felizes é ouvir uma boa história, não é mesmo? :nerd_face:

Era uma vez, uma comunidade virtual de clientes do Nubank chamada NuCommunity. Essa comunidade era formada por pessoas de diferentes partes do Brasil, com histórias e experiências de vida diversas, mas que compartilhavam algo em comum: o amor pelo Nubank e pela inovação financeira.

Com essa breve tirinha a respeito da comunidade, hoje, iremos comemorar um dia que fomenta a criatividade e conhecimento ao redor do mundo, tanto para quem escuta como quem conta, pois vamos celebrar o Dia do Contador de História. Então, vamos navegar e explorar o dia?


Origem da data

Essa data foi criada em 1991, na Suécia, para celebrar a arte de contar histórias e incentivar as pessoas a compartilharem suas próprias histórias e tradições culturais. A partir disso, a celebração se espalhou ao redor do mundo e passou a ser comemorada em diversos países, com eventos, festivais e apresentações de contadores de histórias profissionais e amadores. Quem não gosta de escutar uma maravilhosa história?

Além disso, esse dia tem como objetivo promover a importância da oralidade e da tradição oral na transmissão de conhecimentos e valores de uma geração para outra. A celebração da data pode contribuir para fortalecer a memória coletiva, preservar as culturas e promover um diálogo intercultural.


Importância do dia

A celebração da data valoriza a arte de contar histórias como uma forma de expressão cultural e artística, além de reconhecer a importância da oralidade. Também incentiva as pessoas a compartilharem suas próprias histórias e tradições, contribuindo para a preservação das culturas locais e para o enriquecimento da diversidade cultural.

A celebração pode ter um impacto positivo na educação, ao estimular a imaginação, a criatividade e o interesse pelo aprendizado. Ouvir e contar histórias pode despertar o interesse pela leitura e pela escrita, além de desenvolver habilidades sociais e cognitivas importantes para desenvolvimento.


E você, tem uma história para contar?

Compartilhe nesse tópico com a gente, uma história que você tem na sua memória e que se sinta à vontade para comentar. Vamos juntos espalhar o interesse pelo aprendizado e despertar a criatividade na comunidade. Desde já, obrigado pela leitura e nos vemos interagindo nas postagens com suas histórias.

32 curtidas

Excelente conteúdo, Thiago! :purple_heart:

História muda o mundo, seja para aprender sobre o nosso passado ou sobre a literatura, é um universo rico em conhecimento por tudo está conectado a história, seja passado, presente ou futuro.

19 curtidas

Excelente conteúdo, me fez lembrar do Ratibum

o quadro, senta que la vem historia

15 curtidas

Bem legal, mas quando leio esse nome do post o que me vem ao meu cérebro é o filme chamado " Forrest Gump- O contador de Histórias ". Não devemos nos esquecer que os pescadores são uns bons contadores de histórias ou estórias , cada caso um caso

15 curtidas

Saudoso Castelo Rá-Tim-Bum, nostalgia foi muito fundo agora! Vi que rolou um reencontro dos atores e tô ansioso para assistir o episódio, reviver boas lembranças da infância.

13 curtidas

Sou do tempo que se usava Estória para contar as Histórias inventadas!

Bons tempos, adoro contar uma História (Tenho tantas! :smirk::smirk:)

Tópico muito gostoso de se ler @ThiagoMoura :clap:

:metal::metal::metal::metal:

15 curtidas

Como é bom ouvir uma história @ThiagoMoura, parabens.

Quando eu morava na zona rural, amava ouvir minha bisavó contar as histórias da época dela. Sentava eu, meus irmãos e uns primos ao redor dela só ouvindo e enchendo a coitadinha da minha bisavó de perguntas.

15 curtidas

Obrigado meu amigo! :purple_heart:

Falou tudo! :slightly_smiling_face:

15 curtidas

Nossa, bem lembrado @Everton_J_da_Silva! Eu amava esse quadro! :slightly_smiling_face:

Muito bom, por sinal @Nina_B.P! :blush:

Que massa! Com certeza, assistirei também! :purple_heart:

17 curtidas

Eita… aquele churrasco precisa sair então para ouvirmos algumas delas, não é mesmo @Itamar!? :slightly_smiling_face::beers:

Muito obrigado! :pray:t3:

Que bacana, @Kleber_Vieira1! São lembranças para sempre… eu adorava as histórias de terror kkkkk e você?

15 curtidas

Pesquisei aqui e postaram o reencontro no YouTube também. :purple_heart:

11 curtidas

Então Thiago, coincidência (ou não) com o fato da data ser introduzida na Suécia, as Sagas Viking (ou melhor Nórdicas) eram passadas de geração em geração por via oral.
E nessas havia aquela mistura de história com mitologia sendo difícil separar o que foi fato das lendas como no caso de Ragnar Lothbrok.

8 curtidas

aaaaa perfeito! :purple_heart: estava esperando pra ver esse reencontro :smiling_face_with_three_hearts: como eu amava!

11 curtidas

Muito interessante! Gosto bastante dessas histórias! :slightly_smiling_face:

10 curtidas

Vai ser demais! :slightly_smiling_face::purple_heart:

10 curtidas

Ouvir uma boa história é tudo de bom, sobretudo quando o contador consegue nos inserir na história de uma maneira toda especial.

Não sei se todos conhecem o Roberto Carlos Ramos é o contador de historias que inspirou o filme O contador de Historias. Ele foi ex-interno da Febem, hoje é pedagogo e vale a pena escutá-lo, transborda simpatia e alegria.

9 curtidas

Muito bom, @ClaudioSilvaDigital! Obrigado por compartilhar e contribuir com o tópico! :slightly_smiling_face::handshake:

10 curtidas

Parabéns :clap: pelo excelente tópico @ThiagoMoura

A história é um meio muito importante d e entreter, emocionar, e ensinar valores, também é uma excelente maneira de reflexão e nada mais justo do que um especial para comemorar e celebrar as diversas histórias.

Elas também nos ensinam diferentes culturas e nos fazem viajar no mundo do imaginário ou até mesmo nos emocionar com as histórias reais.

9 curtidas

Obrigado meu amigo! :pray:t3::purple_heart:

Verdade… e quanto aprendizado nos trazem! :slightly_smiling_face:

9 curtidas

Por nada! :blush:

Verdade com certeza :blush:

7 curtidas