DICA: Você já definiu seus critérios de investidor?

Estabelecer critérios e convicções sólidas é crucial ao investir. Somente desta forma podemos ter um sono mais tranquilo.
Por conta disso, as vezes as pessoas me perguntam quais são os melhores critérios que poderiam ser adotados para fazer um determinado investimento e eu respondo: “Depende do pilar que você quer favorecer e do seu perfil de investidor.”
Quer segurança? Rendimento? Liquidez? Tudo isso junto não dá, já te adianto.
No meu caso, primo muito pela segurança e tenho alguns critérios bem definidos para selecionar cada classe de ativo que invisto.
Para deixar claro que tipo de critérios são esses, vou exemplificar aqui abaixo como eu seleciono os fundos imobiliários do tipo “Tijolo” que eu invisto:

  1. Priorizo fundos administrados que tenham boas gestoras: E pra fazer isso, observo os resultados da administração de todos os fundos desta gestora, identificando as médias de rentabilidade para cada segmento e dou uma boa olhada nos RI’s dos principais fundos;
  2. Não invisto em ativos com valor patrimonial inferior a 1 bilhão de reais: Nada de fundos pequenos;
  3. Não invisto em ativos com liquidez diária inferior a 1 milhão de reais: Quero ter facilidade de venda caso seja necessário;
  4. Não invisto em ativos com menos de 3 anos de IPO na bolsa de valores: Nada de fundos “novos” que não tenham tradição de mercado;
  5. Não invisto em ativos que tem pouca distribuição geográfica ou pequena quantidade de ativos (Menos que 5 imóveis ou menos de 3 Estados por exemplo): Concentração nunca é bom;
  6. Priorizo fundos que tenham vacância física e financeira de no máximo uma média histórica de 10%: Isso sinaliza uma boa gestão do fundo;
  7. Priorizo fundos que fazem parte do índice IFIX: É bem mais difícil ter surpresas desagradáveis com fundos listados neste índice;
  8. Priorizo fundos de gestão ativa: Fundos com gestão ativa são bem dinâmicos e resilientes a oscilações de mercado;
  9. Priorizo fundos com média histórica de Dividend Yield superior a 8%: De 3% a 4% acima da inflação está de bom tamanho;
  10. Priorizo fundos que utilizam contratos de locação atípicos: Contratos de locação longos para privilegiar a estabilidade do fundo.

Destaco que estes critérios são apenas um exemplo e não devem ser tomados como recomendação de investimento.
Servem apenas para exemplificar uma metodologia que eu utilizo para mitigar o risco no investimento. Incentivo a todos que definam seus próprios critérios específicos para todas as classes/tipos de ativos pretendidas.

Boa sorte.

9 curtidas

To pensando ainda, agora tenho mais informações pra pensar

1 curtida

Vou ler com calma cada ponto que você colocou. Sabendo que são suas práticas quero ver ser tem algo que posso aplicar também.

3 curtidas

Muito obrigado pelas Dicas. Vale o aprofundamento, para quem tiver interesse.

3 curtidas

@Danielbighelini muito bom o conteúdo, parabéns! Quais as empresas que você investe? Se quiser citar claro!

:purple_heart:

3 curtidas

@Oliwa Prefiro nao citar aqui pra nao soar como recomendação, mas posso te enviar no privado os FII’s de tijolo que invisto atualmente. Ok?

4 curtidas

@Danielbighelini pode enviar por gentileza. Grato!

:purple_heart:

4 curtidas

@Oliwa Te mandei mensagem pelo Facebook pois por aqui não está sendo possível.

5 curtidas

@Danielbighelini recebi. Muito obrigado! :grinning:

N Possibilidades
:purple_heart:

5 curtidas

Nobre amigo @ranielreis não é possível enviar mensagem para um membro da comunidade no diretc?

N Possibilidades
:purple_heart:

2 curtidas

Oi, @Oliwa! É possível sim, vou deixar o passo a passo abaixo. :handshake:

ezgif-3-16c442cd4d

2 curtidas

@ranielreis Foi exatamente isso que eu fiz mas o sistema esta exibindo a mensagem de erro abaixo:

Ocorreu um erro: Desculpe, Oliwa não está aceitando mensagens no momento.

4 curtidas

Ah, nesse caso acho que ele pode tá com a opção de recebimento desabilitado, será preciso clicar aqui e habilitar a opção na aba de Mensagens, igual na imagem. :handshake:

4 curtidas

@ranielreis deu certo! Obrigado! Você é fera! :clap:t2::clap:t2::clap:t2:

N Possibilidades
:purple_heart:

3 curtidas

Ótimo tópico @Danielbighelini, é muito bom ver esse tipo de conteúdo aqui!

Em parte, eu me identifico com alguns critérios. Sei que é importante fazer essas analises, por isso sempre estudo mais sobre, e esses temas são de grande ajuda na comunidade. :star_struck:

4 curtidas

Legal @LuisGuilhermee . Que bom que o conteúdo foi util pra voce. Pretendo escrever outros relacionados a outras classes de ativo. Aguarde. :+1:

3 curtidas

Ótimas dicas! Eu faço uma analise similar no picking dos meus ativos.

:purple_heart:

4 curtidas