Bom dia meus queridos vou lançar uma discursão válida aqui !
Eu sou um investidor muito conservador prefiro ganhar pouco e não correr riscos !
Ao logo do tempo do que assisto, leio e pesquiso , vejo muitas pessoas falarem ah meu amigo o melhor é ter uma carteira versificada com investimento um pouco em cada coisa .
Beleza eu até concordo em certa parte . Mas ao meu ver acho muito mais válido uma
Pessoa investir apenas em um título do que fica espalhando dinheiro em vários .
Melhor ter um montante bom em uma segura , do que migalhas em várias
Obvio isso vai de cada perfil e condição do investidor
Porém no meu ver é bem melhor tu busca um título que atenda tua demanda estabelecer uma meta nele principalmente uma meta realista que vai cumprir. E ir até o final dela sem se arriscar , do que fica espalhando milho em cada pote
Então, a diversificação proporciona “equilíbrio” de risco e preço do mercado, mas em ativos variados.
No começo, eu aprendi analisando todo mundo e além de muitos influencers ruins que o intuito era vender o peixe… Com o tempo você vai perceber um padrão, um risco em conjunto. E a diversificação equilibra os ganhos/perdas.
Você sabia que o trader (perfil avançado), ele diversifica em renda fixa para o dinheiro não perder para a Inflação, criando uma reserva, um caixa antes?
E também sabia que quem é profissional da renda fixa (perfil conservador), faz trader com a renda fixa ou gera caixa financeiro para a empresa (ex: bancos) também diversifica um pouco em renda variável (ex: bolsa de valores)?
E porquê eles fazem isso?
Diversificação de riscos. Um equilibra o outro em eventos ciclicos…
Recomendo que você estude macroeconomia que é a Inflação, notícias do mercado (saber identificar conteúdo de qualidade), influencers renomados (com cnpi, cfa) e analisar o mercado fundamentalista pra entender os eventos da Selic, inflação (IPCA) e etc…
Isso vai te ajudar a te responder todas as perguntas, no geral você está no caminho certo. Não acredite nos outros, faça a sua própria analise, até mesmo para tesouro direto.
A diversificação é muito relativa e depende do investimento.
Para perfis conservadores, a diversificação pode ser por instituição bancária para evitar ser pego de surpresa quando precisar, e não necessariamente em ativos.
A diversificação em ativos faz maís sentido em investimento de alto risco, onde assim você consegue minimizar a perda de algum caso algum setor tenha problemas.
Bom dia amigo. Eu sou bem arrojado nos investimentos. Mas tenho meu montante conservador. Penso que é necessário correr risco pra multiplicar mais rápido, por outro lado é preciso consolidar e investir conservador pra ir criando uma solidez
O perfil de cada um muda de acordo com o tempo e de acordo com o patrimonio.
imagina que daqui 5 anos, vc vai ter mais que sua reserva de emergencia, vai ta ganhando mais e gastando mais.
Você vai continuar aplicando no mesmo titulo ? sempre fazendo a mesma coisa ? ainda vai fazer sentido pra você ?
ou vai se permitir arriscar nem que seja 1% do seu patrimonio ?
E se você escolheu um investimento que rende pelo CDI , e daqui a pouco o CDI está tão baixo, que na verdade você começa a perder dinheiro para a inflação ?
Então todo seu dinheiro na verdade começa a perder o poder de compra dele ao invez de aumentar ?
Ficar espalhando milho em cada pote como você diz, pode ser a chave para evitar perde todo o seu investimento.
você diminui o risco , e aumenta a chance de ter uma recompensa maior.
Se tudo estiver apenas atrelado a um investimento com apenas uma taxa de juros, se essa taxa de juros cair muito , você começa a perder dinheiro.
Se ta em varios investimentos cada um com diferentes taxas de juros, se um cair você não vai sofrer tanto com o impacto , sem falar que outro titulo pode subir e recompensar aquela perda.
Oi @Igoroliveiraa, me considero conservador também. No entanto invisto em ações e fundos também.
Claro que a maioria das minhas aplicações estão em RF.
Na RV invisto um pouco em Ações, Fundos e Criptoativos.
Mesmo tendo consciência de que o programa Nucoins se trata de um programa de benefícios, estou atualmente investindo para chegar ao n7.
Moral da história (pra mim): Sou um investidor conservador, mas me permito experimentar investimentos com riscos mais altos e com possibilidade de retorno maior.
Sugestão: Inicia aos poucos na RV. Vai experimentado. Se permita conhecer.
Exatamente, @Masterbrum. Penso nessa solidez também. No mercado, fiquei mais nela, através da RF. Com isso, atualmente, me permito mais na RV. Mas, admito, sou medroso ainda e vou bem aos poucos.
Com o aumento de conhecimento nesses investimentos de riscos, vou me “arriscando” mais.
Eu acho importante essa discussão de diversificação dos investimentos, mas tudo que escutamos sobre é ficar pulverizando a carteira, qualquer investidor médio que aprendeu as coisas no “YouTube da vida” provavelmente tem uma carteira de 20 fundos, 20 ações, nada de dólar e não sabe nem o que tá fazendo com Renda Fixa, compra um IPCA+ porque tá em alta.
Mas brincadeiras à parte, @Leo.R3, você tem toda razão, essa discussão é super importante, pois com o que o YT entrega, embora seja um bom ponto de partida, não é o suficiente para se tornar um investidor mais consciente.
quis dizer alta do hype, porque de fato um IPCA+ com as taxas atuais é oportunidade, mas é triste ver o pessoal pegando títulos de 2045 sem saber o que está fazendo.
A pessoa só precisa de um bom livro como “O homem mais rico da Babilônia”, um pouquinho de minimalismo para ter uma carteira enxuta, jamais ignorar a Reserva de Emergência e filtrar melhor quem ela acompanha na internet para não se frustrar.