O dividendo refere-se ao Lucro Líquido da companhia. No caso, a Nu holding que contabiliza todos os operacionais.
Em partes o lucro maior, potencializa o valor de uma ação com os investidores comprando mais cotas. Porém, existe fatores como a macroeconomia que faz o preço alterar, oferta e demanda, além do lucro líquido que sobe o valuation e então, o preço da ação.
E um exemplo prático, hoje, a ROXO34 ainda não subiu de preço, desde que lançou o seu balanço do 2T23, por questões macroeconômica. Tudo indica que é a economia chinesa que mexeu com todos os mercados, além das dívidas dos EUA que beira a 200 trilhões.
Com essa situação, causada pelos efeitos pós pandemia, crédito e etc. A Nu que tem papéis oficiais na Bolsa da NYSE, sofreu com uma “possível” baixa de crédito para os bancos.
Mesmo que o Nubank não tem banco por lá, sofre com a economia norte americana. Já aqui no Brasil, como ela é um recibo BDR. A maior variação é cambial.
Então se o Brasil vai mau. O real desvaloriza em relação ao dólar e causa uma oscilação de preço nos BDR que são em reais.
Entendi o comentário e utilizei ele pra explicar pra outros novatos em bolsa.
Boa pergunta. Parece que a última informação que eu lembro foi que o Nubank tirou uns 150 milhões do seu lucro do 1°T23 e aplicou na Nu Colômbia.
Acredito que esse lucro do 2°T23 também tenha algum destino. Mas, por enquanto com essa baixa nas bolsas internacionais, acho que ela vai segurar o capital.
Você está falando em um período que é definido o preço que vai pagar de dividendos. Nesse período o preço da ação cai, mas os dividendos não sai do preço dela.
Esse movimento é pela falta de atração dos investidores, onde o preço sobe na data com pela (oferta e procura) e cai na data ex para evitar a vendas das ações. Ou seja, de investidores interessados na empresa só no período de distribuição de dividendos.
Resumindo, no momento que decidem o preço dos dividendos daquele resultado trimestral, mensal ou semestral. O preço da ação sobe, mas ao chegar na data ex, o valor dos dividendos são retirados do caixa para pagar os investidores.
No entanto, o preço de uma ação é definido pelo que eu disse acima e esqueci de dizer que pelo valuation / quantidade de cotas = preço mínimo da ação.
E comum nesse momento de distribuição, retirar do caixa para pagar os investidores. Mas, não vem do preço da ação. E sim do caixa de distribuição, no caso o lucro que aumenta o valuation da empresa.
Sobre dividendos:
Os critérios para receber dividendos são:
Data ex o dia que não tem mais direito a distribuição de dividendos. Ou seja, se comprar ações naquele dia, não recebe dividendos daquele mês, só no próximo mês.
Data com é o último dia que você pode comprar ações e receber dividendos daquele trimestre, mês ou semestre de uma ação.
Se na data com a ação de uma empresa vale 30 reais, e ela vai pagar “2 reais” por ação em dividendos, na data ex o valor da ação cai para 28 reais, pois a empresa perdeu, “distribuiu”, “2 reais” de seu capital.
Como fica o preço das ações na “data com” e na “data ex”
É importante ter em mente que, durante o pagamento dos proventos, o valor da ação sofre um ajuste proporcional ao dividendo que será efetivamente pago. A partir da “data ex”, portanto, o ativo passa a ser negociado por um valor menor do que a cotação até a data de corte. Quem comprá-lo nesse momento, portanto, não obterá o mesmo retorno financeiro.
Para entender esse processo, vamos analisar um exemplo hipotético. Uma empresa anuncia que distribuirá entre seus acionistas a quantia de R$ 1 por ação no dia 20 de outubro. A companhia divulga que a data de corte é o dia 5 de outubro. A “data ex”, portanto, é 6 de outubro.
Nesse cenário, a data limite para que o investidor compre as ações da empresa e receba os dividendos no dia 20 de outubro é o dia 5 de outubro (“data com”). A partir de 6 de outubro (“data ex”), quem comprar a ação não receberá os proventos a serem depositados no dia 20 – terá de manter os papéis em carteira e esperar pelo próximo anúncio de distribuição de dividendos.Além disso, na “data ex” o preço das ações sofrerá um ajuste de R$ 1, descontando o valor dos proventos. Isso ocorre porque o dinheiro distribuído na forma de dividendos ou JCP sai do caixa da empresa.
Entendi.
Mas não séria melhor se o mercado subir o valor da ação em vez de descer, sei que ao cair o valor atrai mais investimento no momento, mas no meu ponto de vista vc volatiza o mercado dos dividendos, tem que buscar uma forma de trazer um investidor permanente não um flutuante.
Ex: Se uma ação perde valor, mas tem uma elevada nos seu capital durante essa queda até a data do pagamento dos dividendos, pode ocorrer um ganho de valores maiores que os dividendos. O q levaria esses investidores a ganhar mais ou o mesmo valor que aqueles que fizeram uma aposta por um período mais longo.
Ai eu já prefiro nem opinar, pois a unica certeza que tenho é que eles sabem bem mais do que eu. Mas se uma empresa vale 10, ela dá 2 para os acionistas, o normal é que ela passe a valer 8, não? Imagina que vc vai comprar uma borracharia por 10 valores. Antes de assinar o dono antigo vende umas maquinas e ferramentas e leva 2 valores com ele. Agora vc vai querer pagar 8 ou 11 na borracharia?
Então @Julio_Trindade1, o fato de a ação cair depois do dividendo é justamente para evitar flutuação. Imagina, uma ação que vale 10 e paga 1 de dividendo, vc pega seu 1 de dividendo, vende por 10 e vai comprar outra ação de dividendos. Mas como cai 1, vc venderia por 9. Ou seja, se vc vender vc “perde” o dividendo.
Enfim, se vc estuda bem o mercado e uma ação, vc vê que dá pra ganhar uma grana com dividendos, ou fugindo dos dividendos. Por exemplo, esses dias a BB seguridade estava 32,30 na data com e pagaria 1,60 de dividendos. Eu tinha 1000 ações e vendi todas na data-com. Deixei de ganhar 1600 reais em dividendos, mas na data ex, e dias subsequentes, as ações cairam para 29 reais. CAIRAM bem mais que os 1,60 dos dividendos. Eu recomprei as 1000 ações por 29,10 e ainda sobrou 3200 reais. Que eu comprei mais 100 ações e fiquei agora com 1100 ações da bbse3, e ainda sobraram 290 reais.
Enfim, nem sempre isso acontece (de a ação cair mais que o dividendo), dessa vez eu dei sorte e ganhei bem mais que os 1600 dos dividendos, ganhei o dobro na verdade. Mas eu poderia ter ficado sem dividendos e sem poder recomprar mais barato. E hoje a bbse3 já está 31,80 de novo.
A nubank sabe adminstrar dinheiro muito melhor que eu. Portanto, tem total liberdade, da minha parte, para utilizar as reservas de lucro e investir no seu crescimento
Eu acho que vai ser por ai mesmo, já que o 3T cai um pouco, por ser meio do ano para bancos. Porém, com o lançamento do Nucoin, o que eles recolheram de taxas (se não for para o tesouro do Nucoin) ou com gastos de cartões por causa do Nucoin… Enfim…
a XP ja começou a pagar, nubank devia pelo menos pensar na possibilidade de mais na frente pagar dividendos tbm, pois tenho planos de segurar algumas ações da empresa
Sei que comprei caro, mais ja esta valendo apena, pois ja tenho de lucro R$ 1,00 em cada um dos 19, tenho no total 19, e vou vender no primeiro momento e esperar cair para recomprar, e aumentar meu portfolio.
E você perguntando agora me parece confuso essa expressão. Quem paga o que em dividendos.
Por isso que é bom teste de usabilidade, teste no mercado antes de lançar produtos nessa integração entre Nuinvest e Nubank.
Enfim. Respondendo sua pergunta!
Quando falamos “a empresa pagar os dividendos” ou seja, “o nubank pagar os dividendos” estamos falando do ativo da empresa. No caso, o ROXO34 pagar os dividendos que nada mais é do que o Lucro do próprio Nubank.
Quando falamos de ETF a expressão melhor é “o ETF pagar os dividendos”. Pois, esse novo ETF que a gestora é o Nubank, na verdade ele repassa os dividendos pagos de outras empresas que foi replicado pelo índice Div.
Esse índice (que me fugiu o nome) ele distribuí os dividendos para a gestora do Nubank (Nu asset) e que distribui para os cotistas.
O outro ETF tbm da Nuasset ele replica os dividendos no fundo com isso o preço além de subir com o mercado (sem detalhes), o preço vai subir com o valor dos dividendos proporcionais a quantidade de cotas que você tem.
me fugiu os nomes dos etf. Acredita! Aff
Tipo:
Tenho 100 reais em ETF (paga em dividendos) e a distribuição de dividendos foi de 10 reais. No entanto o preço do ativo sobe com o mercado (sem detalhes) e você fica com os 10 reais na carteira pagos pelos dividendos.
No entanto, o outro ETF (replica os dividendos) ele aplica no próprio ETF e com isso os mesmos 100 vira 100+10 = 110 sem falar na altas ou baixas de mercado. O famoso juros compostos.