Dividendos NU (ROXO 34)

O dividendo refere-se ao Lucro Líquido da companhia. No caso, a Nu holding que contabiliza todos os operacionais.

Em partes o lucro maior, potencializa o valor de uma ação com os investidores comprando mais cotas. Porém, existe fatores como a macroeconomia que faz o preço alterar, oferta e demanda, além do lucro líquido que sobe o valuation e então, o preço da ação.

E um exemplo prático, hoje, a ROXO34 ainda não subiu de preço, desde que lançou o seu balanço do 2T23, por questões macroeconômica. Tudo indica que é a economia chinesa que mexeu com todos os mercados, além das dívidas dos EUA que beira a 200 trilhões.

Com essa situação, causada pelos efeitos pós pandemia, crédito e etc. A Nu que tem papéis oficiais na Bolsa da NYSE, sofreu com uma “possível” baixa de crédito para os bancos.

Mesmo que o Nubank não tem banco por lá, sofre com a economia norte americana. Já aqui no Brasil, como ela é um recibo BDR. A maior variação é cambial.

Então se o Brasil vai mau. O real desvaloriza em relação ao dólar e causa uma oscilação de preço nos BDR que são em reais.


Entendi o comentário e utilizei ele pra explicar pra outros novatos em bolsa.

1 curtida

Boa pergunta. Parece que a última informação que eu lembro foi que o Nubank tirou uns 150 milhões do seu lucro do 1°T23 e aplicou na Nu Colômbia.

Acredito que esse lucro do 2°T23 também tenha algum destino. Mas, por enquanto com essa baixa nas bolsas internacionais, acho que ela vai segurar o capital.

https://youtube.com/shorts/Mf4s9WXHmMw?si=RyXpUmo-6H8DEvRb

1 curtida

Isso é diferente.

Você está falando em um período que é definido o preço que vai pagar de dividendos. Nesse período o preço da ação cai, mas os dividendos não sai do preço dela.

Esse movimento é pela falta de atração dos investidores, onde o preço sobe na data com pela (oferta e procura) e cai na data ex para evitar a vendas das ações. Ou seja, de investidores interessados na empresa só no período de distribuição de dividendos.

Resumindo, no momento que decidem o preço dos dividendos daquele resultado trimestral, mensal ou semestral. O preço da ação sobe, mas ao chegar na data ex, o valor dos dividendos são retirados do caixa para pagar os investidores.

No entanto, o preço de uma ação é definido pelo que eu disse acima e esqueci de dizer que pelo valuation / quantidade de cotas = preço mínimo da ação.

E comum nesse momento de distribuição, retirar do caixa para pagar os investidores. Mas, não vem do preço da ação. E sim do caixa de distribuição, no caso o lucro que aumenta o valuation da empresa.


Sobre dividendos:
Os critérios para receber dividendos são:

  • Data ex o dia que não tem mais direito a distribuição de dividendos. Ou seja, se comprar ações naquele dia, não recebe dividendos daquele mês, só no próximo mês.

  • Data com é o último dia que você pode comprar ações e receber dividendos daquele trimestre, mês ou semestre de uma ação.

Se na data com a ação de uma empresa vale 30 reais, e ela vai pagar “2 reais” por ação em dividendos, na data ex o valor da ação cai para 28 reais, pois a empresa perdeu, “distribuiu”, “2 reais” de seu capital.

Como fica o preço das ações na “data com” e na “data ex”

É importante ter em mente que, durante o pagamento dos proventos, o valor da ação sofre um ajuste proporcional ao dividendo que será efetivamente pago. A partir da “data ex”, portanto, o ativo passa a ser negociado por um valor menor do que a cotação até a data de corte. Quem comprá-lo nesse momento, portanto, não obterá o mesmo retorno financeiro.

Para entender esse processo, vamos analisar um exemplo hipotético. Uma empresa anuncia que distribuirá entre seus acionistas a quantia de R$ 1 por ação no dia 20 de outubro. A companhia divulga que a data de corte é o dia 5 de outubro. A “data ex”, portanto, é 6 de outubro.

Nesse cenário, a data limite para que o investidor compre as ações da empresa e receba os dividendos no dia 20 de outubro é o dia 5 de outubro (“data com”). A partir de 6 de outubro (“data ex”), quem comprar a ação não receberá os proventos a serem depositados no dia 20 – terá de manter os papéis em carteira e esperar pelo próximo anúncio de distribuição de dividendos.Além disso, na “data ex” o preço das ações sofrerá um ajuste de R$ 1, descontando o valor dos proventos. Isso ocorre porque o dinheiro distribuído na forma de dividendos ou JCP sai do caixa da empresa.

Fonte: https://www.infomoney.com.br/guias/data-com-e-data-ex/

2 curtidas

Exato !! Isso é regra Contabil… é assim com todas ações

1 curtida

Entendi.
Mas não séria melhor se o mercado subir o valor da ação em vez de descer, sei que ao cair o valor atrai mais investimento no momento, mas no meu ponto de vista vc volatiza o mercado dos dividendos, tem que buscar uma forma de trazer um investidor permanente não um flutuante.
Ex: Se uma ação perde valor, mas tem uma elevada nos seu capital durante essa queda até a data do pagamento dos dividendos, pode ocorrer um ganho de valores maiores que os dividendos. O q levaria esses investidores a ganhar mais ou o mesmo valor que aqueles que fizeram uma aposta por um período mais longo.

Ai eu já prefiro nem opinar, pois a unica certeza que tenho é que eles sabem bem mais do que eu. Mas se uma empresa vale 10, ela dá 2 para os acionistas, o normal é que ela passe a valer 8, não? Imagina que vc vai comprar uma borracharia por 10 valores. Antes de assinar o dono antigo vende umas maquinas e ferramentas e leva 2 valores com ele. Agora vc vai querer pagar 8 ou 11 na borracharia?

Então @Julio_Trindade1, o fato de a ação cair depois do dividendo é justamente para evitar flutuação. Imagina, uma ação que vale 10 e paga 1 de dividendo, vc pega seu 1 de dividendo, vende por 10 e vai comprar outra ação de dividendos. Mas como cai 1, vc venderia por 9. Ou seja, se vc vender vc “perde” o dividendo.

Enfim, se vc estuda bem o mercado e uma ação, vc vê que dá pra ganhar uma grana com dividendos, ou fugindo dos dividendos. Por exemplo, esses dias a BB seguridade estava 32,30 na data com e pagaria 1,60 de dividendos. Eu tinha 1000 ações e vendi todas na data-com. Deixei de ganhar 1600 reais em dividendos, mas na data ex, e dias subsequentes, as ações cairam para 29 reais. CAIRAM bem mais que os 1,60 dos dividendos. Eu recomprei as 1000 ações por 29,10 e ainda sobrou 3200 reais. Que eu comprei mais 100 ações e fiquei agora com 1100 ações da bbse3, e ainda sobraram 290 reais.
Enfim, nem sempre isso acontece (de a ação cair mais que o dividendo), dessa vez eu dei sorte e ganhei bem mais que os 1600 dos dividendos, ganhei o dobro na verdade. Mas eu poderia ter ficado sem dividendos e sem poder recomprar mais barato. E hoje a bbse3 já está 31,80 de novo.

2 curtidas

Estou na linha de muitas pessoas, que torço para o banco não pagar dividendos e sim para ele incrementar ainda mais seu valor.

1 curtida

Acho que podia fazer um agrado e destinar 10% do lucro líquido de 2023 para dividendos. Os outros 90% investe como achar melhor.

1 curtida

Concordo. Só não sei se tem uma % mínima (= tem para ações na b3 de 25%) para distribuição de lucros para BDR ou ações na NYSE.

Estou ansioso para ver o resultado do 3T23

A nubank sabe adminstrar dinheiro muito melhor que eu. Portanto, tem total liberdade, da minha parte, para utilizar as reservas de lucro e investir no seu crescimento

Também estou ansioso pelo 3T23. Dia 14/11 estarei vendo ao vivo a transmissão.

Eu chuto 300 milhões de dólares de lucro líquido.

No 2T23 eu chutei 220 milhões e deu 224 milhões de dólares.

1 curtida

Eu acho que vai ser por ai mesmo, já que o 3T cai um pouco, por ser meio do ano para bancos. Porém, com o lançamento do Nucoin, o que eles recolheram de taxas (se não for para o tesouro do Nucoin) ou com gastos de cartões por causa do Nucoin… Enfim…

Chuto uns 800 milhões de dólares.

1 curtida

Bem vindo à Nu Community.

Também penso assim. Pelo menos por mais alguns anos o Nubank deveria investir tudo em crescimento.

3 curtidas

Oia, o analista da XP, acredita em 269 milhões de dólares. :heart_eyes:

E fico com meus 800 milhões de dólares.

1 curtida

Vamos ver. Talvez 400 milhões, mas 800 milhões por enquanto acho que não.

2 curtidas

a XP ja começou a pagar, nubank devia pelo menos pensar na possibilidade de mais na frente pagar dividendos tbm, pois tenho planos de segurar algumas ações da empresa

3 curtidas

Acredito que o Nubank vai pagar dentro de 2 anos ou mais.

Ou seja, creio que 2024 e 2025 será sem dividendos.

Mas eu gostaria de dividendos antes disso sim.

6 curtidas