E o Contactless..? | Sugestões, opiniões e experiências

Tem que ter opção para bloquear a função contactless. O que me incomoda é a falta dessa opção.

4 curtidas

Gosto bastante dessa função e sempre que possível utilizo.

Muito prático e rápido para compras no valor de até R$50.

Quanto a segurança, sempre uso o bloqueio temporário do cartão.

Claro que não dar pra ficar de bobeira com o cartão por aí, mas tbm não devemos viver nessa neura de sermos roubados mais dia menos dia.

Caso aconteça, entramos em contato com a empresa e tentamos resolver da melhor forma.

Uso todas as funções que posso do meu roxinho… Não me preocupo taaaaaanto assim não, quero é praticidade e ser feliz. Hahaha

4 curtidas

Jenny, tudo bem?

Só passei pra pontuar que em caso de furto ou roubo, você também pode ligar para o Nubank e a nossa equipe te ajudará no processo de bloqueio.

E lembrando que se alguém está com o seu cartão de crédito em mãos, independente da função contactless, os dados podem ser usados para compras online sem nenhum limite pré-definido de valor - isso se aplica a qualquer cartão de qualquer banco.

Dessa forma, o mais seguro é bloqueá-lo assim que o cartão for perdido ou furtado - seja pelo app ou pelo telefone :slight_smile:

6 curtidas

Acho que seria interessante ter como bloquear essa função no App. Como diria nosso amigo Toretto em velozes e furiosos 5 “aqui é o Brasil”.

2 curtidas

@EquipeNuCommu já vi uns 4 tópicos com o pessoal preocupado com o contacless, acho que ajudaria um tópico criado por vocês para explicar melhor o Contactless e acalmar os cliente com relação a segurança.

1 curtida

Acho muito válido termos essa opção de bloquear só o contacless e desbloquear somente quando for utilizar

1 curtida

Mais fácil de ser usado e em grandes lojas, supermercados e farmácia, aonde a maquininha e ligada ao computador, eles registram a compra e vc espera aparecer, aproxime, ensira ou passe o cartão.

1 curtida

Hoje eu acredito que você possa usar sem medo.

Essa função já funciona em outras bandeiras, e pelo limite do valor para colocar senha o problema não é tão grande.

Pode usar sem medo que a tecnologia é porreta!:smiling_face_with_three_hearts:

2 curtidas

Claro que devemos, eu hein!

Achei excelente. Não conhecia mas vou procurar adquirir.
Obrigado por compartilhar! :full_moon_with_face::purple_heart:

1 curtida

Usei duas vezes esses dias, bem funcional, mas ainda prefiro as carteiras digitais. Esperando o nubank funcionar no Samsung Pay e Google Pay.

É só deixar o cartão bloqueado e desbloquear no momento que for usar, o ruim é que precisa possuir dados móveis pra fazer isso.

1 curtida

Fiquei com o pé atrás apenas pelo motivo de não solicitar senha em compras com valor inferior a $50. Outrossim, o mercado ainda não está habituado com essa função então quando utilizaram pela primeira vez, sem eu informar, fiquei tipo “Uau, ela conhece!”.

Na verdade o cartão do Nubank utiliza uma faixa de frequencia do RFID, 13,56MHz (Hight Frequency) com protocolo iso 14443 Type A e B (a mesma das tags NFC). Existem grandes chances de usarem chips NXP Mifare DESfire EV2 com criptografia 3DES e AES.

Pontos chave do DESfire EV2:

  • Utiliza criptografia 3DES e AES;
  • Hardware e software tem que ser testado e certificado com EAL 4 ou superior (vai de 1 à 7);
  • Verificação de proximidade contra ataques de revezamento;
  • Arquitetura “Virtual Card” com proteção de privacidade;
  • O único indicado para microtransações de pagamento.

Com relação à proteção, o “contactless” nada mais é do que uma antena que recebe ondas que energizam um chip e passa a receber e transferir informação com o gerador da onda. Assim, a forma mais simples de proteger seu cartão, é manter um item de metal próximo de seu cartão, pois o metal altera a o padrão da onda e seu cartão para de transmitir.

No meu caso, mantenho meu cartão atrás do meu celular (Moto Z2 Force) pois a parte trazeira do celular é de metal.

Fonte: Trabalho em uma Fintech de Cashback que utiliza cartões “contactless” e trabalhamos diáriamente com desenvolvimento em cima de maquinas de transação Gertec, Ingenico e Bematech, além de cartões Mifare de diversos padrões.

Espero ter ajudado com algumas informações mais tecnicas sobre os possíveis chips dos cartões :grinning:

5 curtidas

@Pedro_rsf
Procurei utilizar uma linguagem mais simples em minha resposta, para um melhor entendimento do público que não está familiarizado. Obrigado por complementar em detalhes! Todo conhecimento é sempre bem vindo, principalmente de alguém com experiência prática no assunto, como você. :grin:

2 curtidas

Se alguém furtar sua bolsa vc vai pedir o bloqueio do cartão né, com ou sem contactless.

2 curtidas

totalmente seguro, alias, só depende de voce a segurança, pois
se for acima de 50,00, só passa com senha, se for abaixo, tem que estar bem próximo a maquininha. e outra, se perder, eh so mandar uma mensagem que eh bloqueado na hora, considero bem seguro, e bem prático

Galera a função contactless é muito segura, a tecnologia NFC pra funcionar tem que estar totalmente encostada na maquininha, se algum golpista quiser pode ter certeza que ele vai clonar seu cartão de qualquer maneira, e se caso isso ocorrer vocês conseguem contestar a compra e bloquear o cartão pelo aplicativo na hora, o cartão da minha mae nao tem contactless e foi clonado uma vez isso pode acontecer com qualquer um a tecnologia nao abre brecha nenhuma ao meu ver.

1 curtida

Acho muito rápido e prático, quanto à segurança, primeiro precisa aproximar o cartão da máquina, segundo a pessoa teria que saber que vc tem um cartão com essa função, terceiro a máquina precisar ter esse recurso e quem vai sair com uma máquina de cartão por aí passando nas carteiras ou bolsas por aí… kkkk mas se vc tem receio, vc pode bloquear o cartão e só liberar no momento em que for utilizar o cartão.

2 curtidas

Amo e defendo o contactless. É rápido e seguro.