E você, o que lê?

Esse eu só fui ler depois dos 40 quando um amigo me emprestou… me entristeceu demais, mesmo sabendo tratar-se de obra de ficção, constatar que ela se apoia em traços muito reais da nossa humanidade.

Com certeza! A minha está coberta aqui :rofl:

Deixe que torçam. Nunca consumi, mas sei que é algo que cria conexão, fortalece a comunidade de fans e muitas vezes tem altíssima qualidade… realmente tem que cuidar com a questão do devido respeito à propriedade intelectual, mas em muitos casos o efeito é benéfico para o autor original, é uma questão complexa.

16 curtidas

E te falar que tem muita fanfic mais bem escrita, com mais zelo e dedicação do escritor do que o autor da obra original? Eu já escrevi muitas (estão armazenadas aqui no submundo do meu HD) e era um rolê meio que terapêutico.

15 curtidas

Leio menos do que gostaria por causa da TDAH misturada com a preguiça. Minha sugestão é essa aqui. Se gosta de suspense e terror, LEIA!

15 curtidas

Obrigado pela sugestão, @fabiosantos! :slightly_smiling_face::handshake:

Adoro livros de suspense e terror! :grimacing:

11 curtidas

Esse livro é maravilhoso! :star_struck:

Lembro de ter pego despretensiosamente numa biblioteca e ter me apaixonado pela escrita dele! :smiling_face_with_three_hearts:

13 curtidas

Aprovado, sou mega fan do King já li quase tudo dele

esse livro tem 4 contos que acontece em estações do ano diferente por isso o nome…

Curiosidades:
3 dos contos viraram filmes

Conta comigo de 1986 - No livro ele ta como " O Corpo "
Stranger Things tem uma inspiração aqui…

Um sonho de liberdade - Acho que no livro ta como " A redenção de Shawshank"
um dos melhores filmes do king e que não é sobre terror rs

O Aprediz de 1999 - no livro aparece como “Aluno Inteligente” baita filme, e otimo conto.

Quem não puder ler, assistam os filmes os 3 valem a pena.
os 2 primeiros ja cansou de passar na tv kkk

11 curtidas

Olá, NuCommunity! :wave:

Tudo bem com vocês?

Adorei ver as dicas e trocas de experiência que aconteceram no tópico até aqui. Minha lista de livros por ler, que já não era pequena, cresceu ainda mais… :books::books::books::books::books::rofl:

Estou passando, agora, pra trazer mais uma provocação. Quem aqui nunca leu um livro que lhe tenha prendido do começo ao fim, aquele que você começa a ler e não consegue largar, o famoso, como se diz em inglês, page-turner (ou “vira-páginas”)?

Segue, então, a provocação da vez:
Qual é um livro que te prendeu do começo ao fim?

Conta pra a gente um pouquinho sobre ele! Mas vale sempre o lembrete: sem dar spoilers :wink:.

(ou, se for inevitável :rofl:, proteja os usuários dos spoilers usando o recurso de desfoque)

E não se acanhe de trazer pra nós um livro que já tenha sido mencionado no tópico por outra pessoa, eu gostaria muito de conhecer a sua perspectiva!


Pra não deixar de puxar a fila, o livro que eu quero trazer aqui é Rainbow Six, de Tom Clancy.

Tom Clancy é um autor experiente ao retratar estratégia, inteligência, política, táticas de combate e a atuação de equipes de operações especiais, isto em contextos envolvendo terrorismo e/ou guerras. É autor de diversos bestsellers e seu personagem mais famoso, que aparece em boa parte deles, é Jack Ryan.

A obra de Tom Clancy, especialmente Rainbow Six, inspirou diversos jogos eletrônicos de combate em primeira pessoa.

Em Rainbow Six, ele retrata os acontecimentos após a criação de uma organização secreta internacional de combate ao terrorismo chamada Rainbow. O “Six” do nome, na verdade, diz respeito ao codinome do comandante da organização, John Clark, que é o personagem principal e que também já estava presente em livros anteriores do autor, inclusive um deles já está me aguardando na estante.

Um dos aspectos que me manteve fisgado nesse livro e me fazia seguir lendo sem parar foi que, além de já ter ação desde o primeiríssimo capítulo, o autor ficava revezando entre três ou quatro linhas que eram aparentemente desconexas, mas que a gente, claro, já ficava na expectativa de que uma hora iriam convergir na trama de maneira surpreendente; eu ficava curioso pra chegar esse momento e seguia lendo. Achei demais!

Quem gosta de ação tome nota aí. Recomendadíssimo!

Estou ansioso pra ver os outros livros que vão aparecer por aqui. :wink:

13 curtidas

@FernandoLacerda aí vão 2 q eu tive de me policiar para não ler tudo de um vez só.

  1. Cem Dias Entre Céu e Mar - Amyr Klink
    cem
    Comprei o ebook dps de assistir a palestra do Empretec - Sebrae (q acabei fzendo dps). Fala de toda a jornada do Amyr Klink para cruzar o Oceano Atlântico num barco a remo. Do planejamento à chegada, saindo da Namíbia e chegando no Brasil.

Spoiler: dessa aventura nasceram as barrinhas de cereais da Nutrimental.

  1. Cândido ou o Otimismo - Voltaire (François-Marie Arouet)

    Desse não precisa falar muito, um verdadeiro clássico do pensamento iluminista e da literatura mundial, leitura obrigatória para qualquer vivente. A obra é tão boa que vc quer ler de novo assim que acaba. De uma sagacidade e sarcasmo ímpares.
11 curtidas

Amyr Klink está sempre presente em ações do mundo corporativo, e não é à toa, tem muito a ensinar. Esse eu não li (ainda), mas lembro de ter lido “Gestão de Sonhos: Riscos e Oportunidades” como resultado de um evento corporativo na empresa em que eu fazia estágio. À época foi importante pra eu aprender que, ainda que o planejamento seja essencial, chega um ponto em que a gente tem que parar de planejar e partir pra a ação.

Anotado!

8 curtidas

Planos não são nada. Planejamento é tudo. - dizem que o Einsenhower que falou mas, há controvérsia.
No Ciclo de Deming (PDCA) tem o plano (Plan) e a ação (Do).

7 curtidas

É romance, mas a autora aborda uns temas polêmicos e na maioria das vezes você chora muito ao ler um livro dela hahaha. Eu gosto! :heart_eyes:

11 curtidas

De fato este recurso estilístico está presente no livro do início ao fim. :joy: :rofl: :joy: :rofl:

Boa indicação :clap:t5: :clap:t5:

10 curtidas

Vais curtir muito Fernando :purple_heart:

10 curtidas

Bom, no meu caso não foi apenas um, mas uma série que dispensa apresentações!
Logo após ter assistido a primeira temporada de série de TV, comprei os cinco livros e simplesmente devorei-os! Em muitos dias eu lia 12 horas direto, parando só pra comer! :scream:

O texto do Martin me atraiu desde a adaptação para a telinha. Os diálogos provocativos e cheios de sarcasmo, as personagens complexas e multidimensionais, além da narrativa que foge completamente do maniqueísmo tradicional das histórias de fantasia, me cativaram a cada virada de página. Há uma linha muito tênue entre o bem e o mal na trama e várias personagens cruzam essa linha mais de uma vez, tornando o enredo imprevisível. Outro aspecto interessante é que a história é contada a partir do ponto vista dos principais protagonistas, trazendo alterações no tom da narrativa e diferentes perspectivas de um mesmo envento em algumas ocasiões. :heart_eyes:

Não preciso nem dizer que o problema de As Crônicas de Gelo e Fogo é ainda não ter um final. Pra quem não quiser ter uma crise de abstinência, talvez seja melhor esperar o provável e incerto lançamento dos dois últimos volumes! :sob:

14 curtidas

Estava lembrando aqui a onda de desespero dos fãs que ocorreu quando perdemos o produtor musical dos Beatles, George Martin, confundido pela comunidade brevemente com George R. R. Martin, comunidade que se viu, por um momento, privada da continuação da obra. Ainda uma perda triste, sem dúvida (aliás, acabo de lembrar de um álbum do George Martin que eu curti muito e pode valer a menção oportunamente lá no tópico da playlist da semana), mas os fãs das Crônicas de Gelo e Fogo respiraram aliviados após desfeita a confusão.

7 curtidas

Toda vez que vejo uma foto do Martin na timeline sinto uma pontada no coração.
É algo muito estranho e até mórbido, mas é a infeliz realidade! :cold_sweat:

6 curtidas

Pensei bem nessa provocação e me veio à mente um dos livros :books: que mais me prenderam a atenção, não só pela linguagem um pouco complexa, mas pela necessidade de entendê-lo de “cabo a rabo”, pois o mesmo iria ser cobrado na parte de Análises Literárias, na segunda fase do vestibular da Universidade Federal de Goiás, no ano em que eu ingressara na faculdade.

Os Lusíadas - Luís de Camões

Esta obra é considerada a epopéia portuguesa por excelência. O livro foi publicado pela primeira vez em 1572 no período literário do Classicismo, três anos após o regresso do autor do Oriente. Os lusíadas é composto de dez cantos, somando 1.102 estrofes, todas oitavas de decassílabos heróicos, obedecendo ao esquema rimático “abababcc” (rimas cruzadas, nos seis primeiros versos, e emparelhada, nos dois últimos).

A ação central do poema é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, a volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português.

Enfim, é um livro que dificilmente encontramos alguém que amou a leitura rsrs :nerd_face::purple_heart:

11 curtidas

Uau! Realmente! Que é uma obra singular e de extrema relevância no estudo da literatura portuguesa, isto é inquestionável, digna de atenção e admiração. Daí a dizer que amou e que te prendeu do início ao fim, isso foi inesperado pra mim.

À época em que fui exposto a essa obra, eu acho que não tinha maturidade pra nutrir tal admiração. Pelo que você descreveu, e com a cabeça que tenho hoje, até considero plausível ficar fisgado pela leitura. Fiquei curioso e deu até vontade de revisitar a obra.

Minha professora de literatura falava de quase todas as obras com muita paixão e brilho nos olhos, mas nessa época eu não entrava em sintonia não… Muita coisa que eu não apreciava tanto na época da escola eu vim aprender a valorizar e até gostar bem mais tarde…

10 curtidas

Exatamente, desse jeito! Como mudamos nossos pensamentos e, principalmente, a maneira de enxergar as coisas. Ainda bem, que a maioria das coisas mudamos para melhor! :wink:

10 curtidas

Olá, NuCommunity :wave:

Tudo bem?

Estou passando aqui para uma nova provocação:
Fale sobre um livro que te fez uma pessoa melhor

É verdade que a provocação é abrangente, sendo que a leitura de praticamente qualquer livro faz uma pessoa melhor. Embora muitos livros já me tenham aprimorado de maneira sensível, eu queria trazer esse daqui, que me sensibilizou e, entre outras tantas coisas, aprimorou sobretudo a minha empatia:

O Melhor que Podíamos Fazer, de Thi Bui

É um livro encantador, ilustrado pela própria autora como uma história em quadrinhos, de leitura super fácil, dá pra ler tranquilamente em duas ou três sentadas. Traz as memórias da autora sobre o drama de sua família, que é do Vietnã. Esse livro me aproximou mais de algo que é muito distante da minha realidade: do contexto de guerra e da divisão de um país, perseguição e fuga, e da realidade do imigrante, e traz a importante reflexão sobre estar em paz com a forma como a gente encara as adversidades, fazendo aquilo que dá, da melhor forma possível.

A leitura é uma jornada emocionante! Recomendo!

13 curtidas