Explorador de Nucoin

Uma excelente sugestão, @Manoel_Enio.

5 curtidas

Olá pessoal, gostaria de compartilhar uma análise dos dados disponibilizados pela Nu que eu fiz, e saber da opnião de vocês para ver se faz sentido.

A quantidade de nucoins “distribuídas” atualmente é igual ao valor recebido pela Nubank+valor gasto pela tesouraria.

O valor da Nubank é 5B da reserva inicial + 1.192 B da Reserva diária dos patrocinadores = 6.192 B;
O valor gasto pela Tesouraria foi de 2.229 B;
Temos no total 8.421 B

Desses 8.421 B, a Nubank tem 4.683 B disponível para ela, o que sobram 3.738 B em circulação.

Desses 3.738 B temos 1.636B congelado com a nubank, sobrando 2.102 B em circulação de fato.

Queria saber como funciona o pool de liquidez, para saber se ele deveria entrar nessa conta ou não…

7 curtidas

Olá, @HappyFace, seja bem-vindo(a) à nossa Comunidade!

As suas contas já esclareceram a minha dúvida que eu tinha colocado mais acima:

As suas contas indicam que o que está no pool de liquidez (que é parte do que saiu da tesouraria) também está sendo considerado em circulação.

Pelas minhas contas, o pool de liquidez atualmente tem cerca de 490 milhões de NCN, e R$ 45,8 milhões (totalizando a profundidade do pool de aproximadamente R$ 91,6 milhões).

O pool de liquidez funciona da seguinte forma. Ele mantém separadas algumas quantidades de Nucoins e de R$ para suportar a compra e venda. Quando se compra Nucoins, se tira Nucoins do pool, e aquilo que foi pago pelos Nucoins (tirando as taxas) vão para o pool. Quando se vende Nucoins, se coloca Nucoins no pool, e se tira reais do pool (além de se pagar as taxas para o Nu).

Para saber quanto sai e quanto entra, o pool tenta manter sempre constante o resultado da multiplicação da quantidade de Nucoins pela quantidade de R$ no pool que, nas minhas estimativas, seria 2,25 * 1016.

Ou seja, se você quer comprar, digamos, R$ 100 em Nucoins, a quantidade de Nucoins que você vai receber será calculada considerando quantos Nucoins devem restar no pool após o ingresso de R$ 100 no pool, considerando que a multiplicação dos R$ pelos NCN após a operação tem que dar aquele numerão.

A cotação instantânea do NCN nada mais é do que a divisão dos R$ existentes no pool pela quantidade de NCN ali.

Nesses seus insights, portanto, a relevância de se considerar o pool de liquidez está em inferir o quanto está, efetivamente, livre nas carteiras dos clientes, que é o que você levantou como “em circulação de fato” menos o que estaria no pool, disponível para compra.

Se estiver mais curioso, falei mais sobre o pool neste tópico abaixo: :point_down:
O tal pool de liquidez - Comunidade do Nucoin / Mundo Cripto - NuCommunity (nubank.com.br)

12 curtidas

@HappyFace obrigado por compartilhar

6 curtidas

Importantissimo transparência nesses mercados
Muito bom

1 curtida

E igual um mercado cambial…
Eu te dou R$ 100 reais e você me devolve USD 20 dólares… No caso, do Nucoin, você troca R$ 100 reais e recebe X NCN. E o que define o quanto você recebe é a cotação do nucoin, hoje 0,093, assim como é a cotação do dolar…

Ps: Tive que parar, to no trampo, depois eu concluo.

1 curtida

Só tem que tomar cuidado com esse conceito :point_up:, pois nas operações feitas no pool o valor muda a cada Nucoin retirado (ou a cada decimal de Nucoin). Se a liquidez for baixa, a cotação vai mudar dependendo do volume da operação.

Assim, o primeiro Nucoin sai por um preço, o segundo já sai mais caro, o terceiro mais caro ainda, e assim por diante.

Com a liquidez alta, e volumes de operação baixos, essa mudança não chega a ser relevante, e provavelmente a mudança na cotação não altera o valor pago na compra, que sempre é arredondado para os centavos de R$.

6 curtidas

Isso como eu ia concluir… Mas, tive que parar, antes de concluir…

Com as transações, a taxa paga que se paga vai para o Nubank, hoje com o Pool de liquidez (fechado)…


Se no futuro, quiserem abrir o pool para investirem e um ótima oportunidade para colher grandes investidores de pool @wennder.santos


E como ia dizendo, as taxas são uma forma de compensar o custo operacional por estar na cadeia da Polygon. Hoje, não sei como está sendo feito cada transação, mas acredito que uma taxa está sendo cobrada… (Espero ter no Nucoin explorer)

E mais ou menos assim em outros Explorers:

A txn fee é onde a taxa se destina para o token daquele protocolo. No caso, a transação foi feita na rede ethereum de ether para ether, se paga em ether. Já a polygon tem o seu próprio explorer e parecido. Polygon explorer

1 curtida

Opa! Que legal você ter me marcado aqui. Vou lá dar uma olhada.

2 curtidas

Eu quero é boa liquidez pra mim se lançar com 10 reais nessa piscina do Nu.

1 curtida

@FernandoLacerda Você sabe se os Nucoins congelados têm alguma relação com o Pool de Liquidez?

Os Nucoins congelados poderiam ficar no Pool temporariamente para aumentar a Liquidez?

Ou a origem dos Nucoins do Pool seria apenas um montante inicial tirado da Tesouraria acrescido dos Nucoins vendidos pelos usuários?

1 curtida

@ViniSilva82,

Do que eu consigo imaginar, eu acho que é isso aqui mesmo :point_down:

Na minha cabeça, os nucoins congelados continuam pertencendo ao usuário proprietário, e nem o Nubank nem outro patrocinador podem fazer nada com ele. O que o congelamento faz é justamente trazer estabilidade ao sistema, posto que limita a quantidade de NCN que pode ser negociada, e consequentemente o volume potencial de negociações, assim permitindo que o Nubank mantenha um pool de liquidez de tamanho mais modesto.

Ainda, pra aumentar a liquidez do pool sem interferir no valor teriam que ser injetados tanto NCN quanto R$ no pool, na razão da cotação vigente, de modo que não bastaria jogar pra lá os NCN congelados. Se os NCN forem injetados sem o correspondente aporte em R$, isto resultaria em uma redução do preço, como se os congelados tivessem sido vendidos. Acho que esse tipo de abordagem simplesmente não faz sentido.

8 curtidas

Obrigado! Faz total sentido.

Se formos ver, o valor dos Nucoins congelados é bem superior à Profundidade do Pool.

5 curtidas

O Nubank não te lezou, foi você que se auto lezou ao participar de um sorteio sem ler o regulamento… Aff.

6 curtidas

arrumamos! depois nos deem o feedback se está boa a visualização para vocês

14 curtidas

Exatamente - os NCNs congelados continuam pertencendo aos clientes e não tem nenhuma relação com o pool de liquidez. O pool de liquidez é formado por NCNs que vieram da tesouraria + dinheiro que foi colocado para dar a liquidez ao algoritmo.

16 curtidas

Perfeito, experiência tranquila! Obrigado. :clap:t4:

10 curtidas

@Fernando_C bom trabalho…


@ranielreis viu algo de diferente na tela?? :thinking:


+55 MIL NOVOS USER

11 curtidas

Imagina se metade viesse pra comunidade :flushed::joy:

10 curtidas

Muito boa novidade! Mais informações e transparência são sempre bem vindos.

Aguardando qual vai ser a novidade e incentivo à congelar os nucoins após esse primeiro sorteio.

5 curtidas