Falha de Segurança - Compra presencial

Tenho conta no Itaú, Inter, Mercado Pago, PagBank e Nubank.
Usava os cartões de crédito do Itaú e Nubank.
Em setembro sofri um golpe da maquininha, quando há um acordo de um valor, e o estelionatário insere um outro valor. No caso, o acordo era de 130 reais e na realidade o estelionatário havia inserido 3.130, a maquininha estava fraudada no dígito do milhar.
Eu estava limpando a calçada da minha casa e o celular estava carregando no quarto.
Usei o cartão do Itaú, e deu erro. Tentamos no cartão Nubank e também apresentou erro. O meliante se evadiu dizendo que iria trazer uma maquininha da Cielo que “funcionava melhor”. Assim que ele entrou no carro, pressenti que havia caído em um golpe.
Fui ao quarto e vi a notificação do Itaú, dizendo que a compra foi negada por suspeita de fraude (já fiz compras de 5 mil reais no cartão do Itaú, parcelado), e a notificação do Nubank dizendo que a compra no valor de 3.130 havia sido aprovada. Como assim? Tenho conta desde 2018 e o maior valor que comprei no crédito no cartão Nubank foi de 800 reais em 3 vezes!
Fiz a contestação 2 minutos após a aprovação. Em 50 minutos após o golpe, o meu novo cartão já estava sendo produzido, sensacional!
De lá pra cá tive diversas conversas pelo todomundo@ e meajuda@, foi realizado um depósito de confiança e fiquei tranquilo até o início de dezembro, quando recebi um e-mail dizendo que o estelionatário “apresentou contraprovas” das quais o Nubank estava de acordo, e com isso o crédito de confiança seria revertido.
Não me conformei, pois eu tinha entrado em contato com o adquirente em setembro (conforme orientação do Nubank) e com os mesmo documentos e relatos, eles bloquearam a conta e a maquininha do dito cujo.
Em certo momento me deixaram totalmente no vácuo (pedi as contraprovas pelo menos 10 vezes, pois seriam falsificações, e mesmo assim mantive ceticismo quanto a um estelionatário possuir mais dados meus do que aqueles já constantes no próprio cartão).
Enviei e-mail para a ouvidoria@, me deram um prazo de até 10 dias úteis para dar um retorno, prazo este que venceu ontem, e novamente fui esquecido. Uma ouvidoria que deixa o cliente no vácuo é complicado, daí se perde toda e qualquer confiança na instituição.
Enfim, hoje paguei a fatura do cartão, incluindo o valor do estelionatário.
Ontem e hoje limpei minha conta, só não pude retirar meus Nucoins congelados.
Acabei de entrar em contato com um escritório de advogados, pois não vejo outra alternativa para reparar esta falha de segurança do Nubank.

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Quais seriam essas contraprovas. Se a compra custou 130, como ele vai provar que custou 3.130,00??? Que tipo de produto ou serviço pode justificar uma diferença tão grande de valor. Complicado, heim…

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Poxa @RobertoHaruo, muito chato essa situação toda que você está passando. Sei que, em regra, estamos sempre atentos a golpes, mas tem aqueles 5 minutos de displicência.

Provavelmente você deve ter informações de nome, endereço, talvez CPF, dessa pessoa. Com isso você deve registrar um Boletim de Ocorrência em qualquer Delegacia de Policia Civil.

Abaixo deixo um link de um artigo do site Âmbito Jurídico que pode lhe ajudar.

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Então, desde o momento que li isso, pedi cópia das tais contraprovas, pois seria um outro crime: Falsificação.

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Isso que pensei também.

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Fiz o boletim de ocorrência online na delegacia de estelionato.
Tudo foi feito em 50 minutos, caí no golpe, contestei em dois minutos, bloqueei os dois cartões, fiz o b.o. (demorou mais de vinte minutos para estar disponível para impressão), enviei e-mail pro meajuda@ anexando o b.o. e o relato, recebi e-mail dos dois bancos sobre o cancelamento dos cartões e emissão dos novos, tudo entre 18h05 e 18h55.
No dia seguinte já pela manhã, solicitaram novamente meu relato e documentos, no período da tarde já tinha o meu crédito de confiança.
Algumas horas atrás recebi um retorno da ouvidoria com praticamente o mesmo texto de outros vários e-mails trocados nessa jornada, sempre terminando com: Sugerimos que entre em contato com o estabelecimento para que possam entrar em um acordo que fique bom para ambas as partes :joy::joy::joy:
O que ficaria bom pra mim é o golpista cumprindo pena, e eu com o dinheiro intacto na conta, mas infelizmente não foi isso que ocorreu. E a ouvidoria me deu um chega pra lá, dizendo que minha manifestação foi encerrada.

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Ainda tem Reclame Aqui, consumidor.gov e BC, em dois minutos você faz essas reclamações.

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No Reclame Aqui normalmente o Nubank acaba transferindo a conversa para os e-mails da instituição, mas vou colocar meu relato lá, para registro.
No consumidor.gov já tive uma má experiência sobre um problema ocorrido com o Bradesco (fiz um depósito volumoso em dinheiro e ficou indisponível por 3 dias úteis consecutivos, depositei na segunda de manhã e ficou disponível somente na quarta à tarde, com lançamento retroativo para a segunda, então tive que fazer um empréstimo para cumprir um compromisso na terça). Lá fui informado que não se pratica nenhum tipo de reparação (dano material ou moral) através da plataforma.
Quanto ao BC, já registrei, mesmo sabendo que o fluxo de 10 dias úteis para a IF dar uma resposta ao cliente será finalizado com o mesmo texto que a ouvidoria me passou ontem.
Valeu @Edson_Bezerra

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Desculpe a curiosidade, mas teria problema dizer o que comprou? Até para deixar outros leitores em alerta, em casos parecidos…

Isso conta como 2 dias úteis mesmo. Como você fez o depósito na segunda, o prazo terminaria na quarta. A não ser que você tenha utilizado o serviço “depósito imediato”, pelo que você disse não houve erro da parte do banco, já que nesse caso o prazo seria de 2 dias úteis.

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Era uma lata de tinta de 18 litros, das mais baratas, que na loja mais próxima estava por 135 reais naquela semana. Caí pelo comodismo de não precisar ir até a loja. O golpista tinha diversos materiais em seu carro como kits de pintura, mangueira, plaina, colher de pedreiro, entre outros. Seria o equivalente a comprar os “30 ovos por 10 reais”, que o cara passa anunciando na rua. No meu caso, fui abordado enquanto eu estava limpando a calçada da minha casa. E ele nem deixou a tinta :unamused:

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Era um depósito em dinheiro, feito pela manhã, e o normal seria ter o dinheiro disponível na conta já no período da tarde. O plano era juntar o depósito + o que já tinha na conta para pagar um compromisso grande vencendo na terça. O conferente dos envelopes errou ao lançar como depósito bloqueado (em cheque), por isso houve o prazo para compensação.

Essa é a resposta padrão para qualquer contestação de compra. Ou seja, eles sempre dão razão a plataforma e ao vendedor vigarista. Sendo assim, creio que o serviço “reportar problema” é desnecessário e inútil. Se é uma ferramenta que o próprio banco sabe que não vai resolver nada, por que oferecer isso para o cliente? Para deixar ele com mais raiva ainda? Triste.

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rir_chorar

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:rofl: Se ao menos ele tivesse deixado a lata de tinta … mas nem isso, fiquei sem a tinta e sem o dinheiro.:joy:
Olha, no final das contas creio ter sido melhor eu não ter visto que se tratava de estelionato no mesmo instante, pois eu estava lá na frente de casa com a minha filha e neta de 3 anos. Se eu tivesse visto o golpe no mesmo momento, sabe-se lá qual seria a minha reação e a do meliante.

UPDATE

Na última hora recebi este retorno da Equipe Nubank:

Olá, Roberto.

Estamos retornando o contato para falar sobre a compra PagJhenifercristina R$ 3130.00*

05/09/23 - 18:06:50 que você reportou com a gente e gostaríamos de ofertar uma solução para o caso.

Havíamos aberto uma disputa junto ao adquirente (maquininha) para reaver o valor dessa compra e na ocasião lançamos o crédito/depósito de confiança em sua fatura.
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Usando o direito à réplica, a adquirente negou os pedidos de reembolsos nos enviando contraprovas, e as justificativas que demos no início não foram aceitas.
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Por esse motivo, o processo foi encerrado a favor do estabelecimento e o crédito de confiança em questão havia sido revertido.

Entretanto, analisando os pontos apresentados e visando sua melhor experiência conosco, optamos por reverter a nossa decisão.

Com isso, disponibilizamos um ajuste no valor total da compra em sua fatura de fevereiro que se tornou um ajuste definitivo e não será mais revertido.

Gostaríamos de reiterar nossas sinceras desculpas pelo ocorrido. Nós valorizamos a experiência de nossos clientes e estamos constantemente trabalhando para aprimorar nossos serviços, em linha com a nossa missão de simplificar o sistema financeiro e capacitar as pessoas.

O único problema é estar com a fatura do cartão de crédito POSITIVA, mas não ter o dinheiro disponível (afinal já saiu do meu bolso no dia 9).
Mas a parte mais hard já foi.

Obrigado à comunidade que fez este tópico chamar a atenção da Equipe Nubank :pray:. :purple_heart:

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Sensacional! Estou orgulhoso em saber dessa iniciativa de extrema grandeza.

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Que coisa boa @RobertoHaruo. Estou muito feliz por você. Parabéns pela sua vitória.

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Gostaria muito de saber quais essas contraprovas, se não for uma nota de entrega assinada por você não vale; até uma nota fiscal fria seria possível ele fazer tendo os seus dados. Seria muito injusto você perder essa causa, ainda bem que o Nu repensou sua posição. Valeu pela luta, serve de exemplo para outras pessoas que caem em golpes e desistem logo, arcando com o preju. :clap: :clap: :clap:

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Que bom que deu certo. :+1::grin:

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@RobertoHaruo fico muito feliz que conseguiram resolver seu caso e conte sempre com a gente aqui na comunidade para trazer experiências e compartilhar informações :purple_heart:

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