Febraban diz que nubank cobra juros altos

Li esta reportagem e resolvi trazer para comunidade. Será que nubank é lobo vestido em pele de cordeiro?

" Febraban rebate Zetta, cita altos juros do Nubank e diz que fintechs gostam de ‘pagar meia entrada’
Entidade se manifestou após associação fundada pelo Nubank, Mercado Pago e Google ter alfinetado os grandes bancos em razão do aumento de tarifas
Por Álvaro Campos, Valor — São Paulo

Na semana passada, a Zetta - associação fundada pelo Nubank, Mercado Pago e Google - alfinetou os grandes bancos em razão do aumento de tarifas. Agora, foi a vez da Federação Brasileira de bancos (Febraban) responder, e com força.

Enquanto a Zetta usou uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) que mostra que a maioria das tarifas avulsas dos cinco maiores bancos saltou acima da inflação entre junho do ano passado e julho deste ano, a Febraban disse que o Nubank cobra juros mais altos dos seus clientes do que a média dos cinco ou dez grandes bancos brasileiros.

“A Zetta não contou, mas a página do Banco Central do Brasil traz a verdade: na última semana de agosto, a taxa média do juro do cartão rotativo do Nubank era de 291,67% ao ano, MAIOR que a média dos 5 grandes bancos, de 271,68%. No crédito pessoal não consignado, a taxa média cobrada pelo Nubank foi de 62,86% no final de agosto, enquanto a média dos 10 grandes bancos era de 54,54% ao ano e dos cinco grandes 60,65% ao ano”, diz a Febraban em um post no LinkedIn.
A federação afirma ainda que as fintechs pagam bem menos impostos que os bancos, que pagam 45% sobre lucro, sendo 25% de IR e 20% de CSLL. Além disso, afirmou que os bancos geram mais de meio milhão de empregos em todo o país e têm mais exigências, ao contrário das fintechs que não precisam seguir as regras para contratação de bancários.

“A ‘verdade’ verdadeira é que as grandes fintechs gostam mesmo é de pagar apenas ‘meia entrada’ e em nada se diferenciam dos bancos. Aliás, só não são bancos para pagar menos impostos, gerar menos empregos, ter poucas obrigações regulatórias e trabalhistas”, diz a Febraban. “Não temos vergonha de sermos bancos, muito ao contrário, e também não nos escondemos atrás de letras, marketing e grifes”, afirma na nota Isaac Sidney, presidente da Febraban. "

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@Marcelo_Mira ,também li a reportagem e nada do que li mudou a minha opinião; já fui cliente de DINO e hoje sou de fintech financeira (Nubank) ,então, até que eu seja mal atendido e venha a me sentir enganado ou lesado pelo Nubank não o deixo por nenhum outro banco. Ressumindo: você nunca será criticado por alguém que faz mais do que você, você só será criticado por alguém que faz menos! Foi o Nubank quem me proporcionou a minha primeira conta digital,livre de taxa de manutenção e anuidade de cartão. Foi o Nubank quem me incentivou e me incentiva a ter controle sobre o meu dinheiro e me ensina gratuitamente sobre Educação Financeira. Por isso uso,e o tenho como minha conta principal.

Atualizando… um dos motivos da briga!

https://neofeed.com.br/blog/home/na-briga-entre-bancos-e-fintechs-ha-bem-mais-do-que-um-bate-boca-nas-redes/

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Não sou experiente no assunto de finanças mas querer cobrar de uma fintech juros baixos e políticas claras, sendo que, ela não conta com apoio governamental e necessita exclusivamente de seu capital e poucos investidores pra se manter e expandir suas operações com o alto risco de quebrar, que ainda não tem várias opções a oferecer em um sistema financeiro complexo e difícil de entrar e que ainda sim consegue ser a mais clara e transparente sobre suas taxas entre todas as outras IF e bancos não faz o menor sentido pra mim.

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Muitos dos comentários da postagem da FEBRABAN no LinkedIn são bem esclarecedores:

Principalmente esse aqui:

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E isso é maravilhoso pq permite entregar produtos mais competitivos em um país como o Brasil

N faz sentido pq o Nubank tbm gera empregos e está em constante expansão, pode não ser em todo país mas isso não impede q no futuro seja. Pegar uma empresa nova e uma consolidada e usar esse ponto pra comparar é “engraçado” kkkkkk

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É só mais um blablabla. Resolvo tudo online sem pegar fila em uma agência lotada cheio de gente e calorenta. Se a nubank resolve 99,9% dos meus problemas, to feliz.
Me ofereceram ontem um cartão de crédito/conta do Bradesco. Eu até achei graça no telefone.

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Acabei de ler a matéria, mas na boa o que vi na matéria foi um GRANDE DESESPERO da Febraban em ver que os bancos digitais estão revolucionando a forma de ver como seu dinheiro é valorizado .
Acho que por mais que os juros do NU fossem altos assim como eles dizem , a NU é muito transparente em mostrar detalhadamente e de uma forma simplificada cada juros que será cobrado aí cabe ao cliente decidir .
No meu ver é desespero da Febraban e está querendo tumultuar as coisas .

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Tenho o pensamento alinhado ao teu, @Jeffbarbosa! O que a Febraban deixou pra a gente com essa ação foi “desespero”! Que situação, não?

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Eu não entendi essa parte aqui… Pq pegou a taxa do nubank e comparou com a de 5 outros bancos juntos? Pq não comparou com a de um só?

Aí nessa aqui compara com 10 e depois com 5 de novo… Vamos manter uma consistência nas comparações, por favor? :sweat_smile:

Ok, gera emprego, e o país realmente tá precisando… Mas me fala uma pessoa q gosta de ir em banco ser atendido, esperar horas em filas?
Onde q o atendimento bancário presencial é bom? Oq eu já sofri com Itaú e banco de Brasil, só se me pagarem mto bem pra eu entrar de novo em alguma agência desses bancos…

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A verdade é que a Febraban na figura do seu presidente Isaac Sidney está muito incomodado pela presença do Nubank e demais fintechs como concorrentes, e como já era de se esperar tenta meter uma pressão já que estão perdendo terreno para a concorrência, resumindo em um meme eu diria que é isso aqui :point_down:t4: :point_down:t4: :point_down:t4: :point_down:t4:

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Esse cara aí explicou bem os bancos se fazendo de santo. Bancos também têm regalias e outras facilidades que eles não gostam de mostrar. Eles só começaram a repensar os juros pornográficos quando começaram a perder clientes para as fintechs.

“Bobo é ovo que não para em pé.”

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  1. Preciso me inteirar do assunto para opinar sobre;

  2. NUBANK me supre naquilo que necessito de um Banco convencional;

  3. NUBANK me atende de forma a valorizar ainda mais o meu tempo - não perco tempo;

  4. Ainda não precisei demandar juros ou coisas parecidas, então, não fui ‘enganado por lobo travestido’;

  5. Me livrei de taxas absurdas que pagava aos bancos convencionais, e onde faça o mesmo serviço no NUBANK a custo ZERO;

  6. Estou safisteito;

  7. Faço propaganda, divulgação, incentivo e insisto para que meus próximos também melhorem de vida.

Obg. NUBANK!

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É meu amigo , eles estão vendo que desse bolo podem ficar sem sua fatia que não era fina e isso está causando um medo.
Quando o povo se levanta e a liberdade canta , o medo daqueles que mantinham o " poder " surge .
O forte quando encontra alguém mais forte que ele , a sua reação é denegrir pra ver se enfraquece, mas isso funciona na NU não kkk.
Viva a liberdade de escolha financeira , viva o " o dinheiro é meu eu invisto onde eu quero " . Seja bem vinda as fintechs .

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@Jeffbarbosa ,concordo :100:% com vc.No Nubank tem muita clareza sobre o que se fala, seja isso favorável ao cliente ou não. Como por exemplo, os juros cobrados nos atrasos,nos parcelamentos ou quando se paga o mínimo da fatura.Uma das coisas que mais me surpreendeu no Nubank foi ouvir dele: não atrase a fatura,não entre no rotativo,não pague o mínimo da fatura,pois isso acarretará juros e você perderá dinheiro,poder de compra e o controle sobre o seu dinheiro.Ora,qual banco faz isso? Se tudo isso que eu citei são fontes de receitas para os demais bancos! Quanto mais você deve mais eles gostam!!! Não quero dizer que o Nu não faz as coisas por dinheiro, também faz,mas o que eu sinto é que só está bom para ele se ambos ganharem e não só um lado.O Nubank busca outras formas de ganhar dinheiro dos seus clientes,oferecendo serviços realmente úteis: me oferta crédito,empréstimo,seguro de vida e ainda por cima dá aulas gratuitas sobre Educação Financeira ,e acho isso massa!

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Show :clap::clap::clap:

Claro que aqui é comunidade do nu mas tem gente que deve idolatrar tanto pois acredita que vai ganhar uma caneta roxa ou algum outro presente.
Espera dar algum problema e tenta resolver, atrasa a fatura e espera o que acontece.
Mas que serviço tão fora da curva eles oferecem?
Vejo até fintech que chegou depois fazendo mais.
Cada vez que leio esses comentários me frustro mais com o NU pois parece que não consigo atingir esse estado da arte deles, me sinto inferior demais.

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Hahaha pois é…

Foge dos bancos tradicionais mas na hora de financiar um carro, uma casa… vai pra onde? Nubank?

Sobre taxa de juros a Nubank é igual, não difere em nada, as vezes chega a ser pior.

No final eles querem o seu dinheiro, estão pouco se importando se vc é um “nulover” ou não… atrasa as contas pra vc ver como vão se interessar por você.

@Bergiliano_Klen ,discordo de você. O Nubank quer nosso dinheiro sim,mas de uma maneira mais justa,ambos tem de ganhar,e uma das coisas que o diferencia dos demais é justamente o se importar,eles ensimam sobre Educação Financeira ,da maneira que podem: no App,no InvestNews,no Blog,no YouTube e inclusive na NuCommunity,essa da qual você faz parte! E o melhor,todo esse conhecimento sem taxa nem nada,basta vc ir e acessar.

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Qualquer banco se alguem atrasar a fatura @JoaquimJR, pode esperar o juros. Então o Nubank n é diferente dos outros. Na verdade nos n devemos é deixar atrasar nada.

Vou citar um ex q foi o meu caso. Cartão de crédito sem anuidade,isso q fez eu mudar p o Nubank um tempo atrás, que diga de passagem, até o presente momento o Bradesco cobra anuidade.

Procuro unir o útil ao agradável. Não largo o Bradesco e caixa, pois também preciso deles, pois tenho consórcio, seguro, etc. Mas se o Nubank oferecer esses serviços um dia, e que seja interessante para min, não penso duas vezes.

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Eu vejo assim, as contas digitais vieram com a proposta de não se assemelhar aos bancos tradicionais. Não foi? Contudo, com relação a cobrança de juros é a mesma prática. O balcão cobra 15% no rotativo, o nubank também ;o empréstimo pessoal varia de acordo com relacionamento com cliente de 0,99% a 8% , o banco tradicional e o nubank fazem o mesmo. O que mais me incomoda é essa abordagem de ser diferente e nada se diferencia na prática dos bancões. Aos menos nesse sentido.

É claro que o nubank mudou nossa relação com uma instituição financeira. São claros na sua transações.

Lembro que minha primeira conta foi no BB e me empurram uma cesta de manutenção, não sabia, e eles não falaram. Só fui saber quando sai do emprego e precisei fechar a conta e tava correndo juros do valor desse serviço.

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