Fui vítima de estelionato pelo whatsapp

Explique melhor por gentileza

Isso aí :+1:

1 curtida

Há aqui um claro incentivo em fazer o consumidor dormir… Espero com alguma crença que todos aqui que incentivam o rapaz a não recuperar o prejuízo não tenham uma relação com o Nubank além de usuários da conta digital, para que isso não se configure como algo indevido por parte dessas pessoas e do próprio Nubank, o amado roxinho…

2 curtidas

No sentido figurado da palavra, ele já estava dormindo por não se atentar ao risco que estava correndo. Mas vamos ver o que diz o Procon:

  • Todo consumidor tem o dever de se informar sobre as condições de mercado e sobre a real adequação dos bens e serviços oferecidos.
  • Tem dever de resistir às práticas comerciais agressivas ou fraudulentas.
  • Tem dever de ficar atento aos termos dos contratos que assina.
  • Tem dever de planejar seus recursos.
  • Tem dever de usufruir, com responsabilidade, as facilidades de crédito.
  • É dever de conhecer o Código de Defesa do Consumidor.
    Fonte: Sicoob

Os deveres do consumidor

Mas você tem o dever de: planejar seus gastos, comparar preços e qualidade e não se iludir com as “facilidades” de crédito. Precisa estar atento aos produtos que adquire e reclamar sempre que se sentir lesado.
Fonte: Procon

Sou cliente e você trabalha na concorrência? :joy:

3 curtidas

Essa história toda seria cômica se não fosse trágica.

Concordo que o Nubank deveria fazer algo quanto à conta que utilizaram para aplicar o golpe.

A polícia poderia, com informações do Nubank sobre a conta utilizada para o golpe, investigar os responsáveis.

Mas, quanto ao ressarcimento, não vejo “justiça” em obrigar a instituição a arcar com o prejuízo, sendo que a causa foi o desconhecimento do próprio cliente. Sim, infelizmente foi mal uso mesmo. Imperícia, negligência, imprudência. Cair nesse tipo de golpe é tão fácil quanto evitá-lo.

Entendo o que estão alegando sobre o Nubank ter errado em permitir que suas contas sejam utilizadas para aplicação de golpes. Porém o golpe não foi causado por falha na segurança, pois só se efetiva quando alguém morde a isca. E quanto a isso a responsabilidade é externa à instituição, é de nós mesmos ao movimentarmos a conta/cartão.

De qualquer forma, seria interessante que o Nubank se posicionasse a respeito. Inclusive orientando seus clientes quanto ao uso correto do cartão e sobre como evitar cair em golpes, até porque não é pouca gente que está caindo nisso não…

É aquela velha história de que poderes trazem responsabilidades. Quem é que anda com a carteira/bolsa aberta na rua? E por que também não teríamos cuidado sobre onde e como utilizamos o cartão/para quem transferimos dinheiro? Me solidarizo com quem sofreu o golpe, mas não vejo “justiça” em empurrar o prejuízo para a empresa neste tipo de caso.

2 curtidas

@Pablo_Andrade A instituição Nubank não irá restituir seu dinheiro. Isso é quase que certo.

Preste atenção: Se a conta do falsário for de outra agência, e estiver sendo utilizada para golpes ( que foi o seu caso relatado), pode ser que consiga reaver o dinheiro.
( mesmo que consiga, saiba que normalmente trata se de um processo demorado). Não conte com a resolução do problema de maneira rápida.

A instituição Nubank provavelmente irá negar dizendo que “trata se de obrigação impossível de ser cumprida” devio a transferência ter sido feita para outro banco e não possuir “poderes” para resolver sua situação. Ou seja, deve no caso verificar a responsabilidade do banco utilizado pelo falsário.

Segundo relato, a fraude foi praticada por falsário,certo?!
Se deu mediante transação bancária, sendo que a conta foi aberta pelo próprio banco recorrente, “sem se certificar se as transações financeiras por si permitidas, entre agências sob sua responsabilidade, podem ser utilizadas para golpes em seus clientes”

Ou seja, de certa forma @Guilherme_Crespo tem razão.
Aconselho que o seu caso seja verificado por um profissional.
Tenha apenas cuidado caro @Pablo_Andrade para não cair em um outro golpe.
Na dúvida não feche negócio, não contrate nenhum serviço que não tenha garantias ou boas referências. Procure ter referências meu caro.

O banco utilizado pelo falsário pode sim ter que responder e ser responsabilizado pelo ocorrido.

Peça referências de conhecidos que você confia!!!

Existem vários casos de golpes cometido por terceiros onde banco são condenados a indenizar.

Pessoalmente não acho que o banco deva indeniza-lo. Mas tem o direito de buscar " a luz da justiça" para amenizar seu prejuizo.

Boa sorte.

Questão é que o golpe não se deu APENAS mediante transação bancária. Na verdade, quem sofreu o golpe foi enganado pelo whatsapp. Além disso, o dinheiro foi transferido por livre e espontânea vontade.

Esse eh o problema.

5 curtidas

Felizmente não tenho rabo preso. Vc, dada a sua diligência e prolixidade, pode levantar dúvidas, o que pode tornar problemática sua participação nas discussões porque pode haver tendências e vícios, com prejuízo ao consumidor. Nubank, procure a imparcialidade nas discussões na NuCommunity.

3 curtidas

Ah para, assim fico vergonha. Repara tanto em mim, chama no zap bebê. :sunglasses:

tumblr_n7kdulplv81rulqa9o3_500

3 curtidas

Oi @lualmeida, compreendi. Independente da atitude do colega, que foi totalmente errada. Existe o fato de ser analisado se a conta do farsante vem sendo utilizada para golpes. Se for o caso, o banco corre o risco sim de indenizar a vítima.

http://www.sedep.com.br/noticias/tj-mt-vitima-de-golpe-do-whatsapp-deve-ser-ressarcida-pela-agencia-bancaria/

Veja um exemplo por exemplo.

@Pablo_Andrade

:grin::joy::rofl:
10hRgz3F17rfr2

ZqcbeNj5eDGRW

PgiABv5RwNp0bn55Pk

gretchen

Paz ae galera!!!

6 curtidas

Obrigado pelo incentivo mozão!
:joy: :heart:

"Quem mandou você gostar
Dessa mulher de fases?
Complicada e perfeitinha
Você me apareceu
Era tudo que eu queria
Estrela da sorte…" :notes:

5 curtidas

Concordo plenamente…

Acho que vai depender da sorte da vítima. Achei casos parecidos nos quais o pedido de ressarcimento não foi atendido. Aqui um exemplo:

https://www.google.com/amp/s/www.jornaldopovomarilia.net/single-post/2020/07/23/V%25C3%25ADtima-de-golpe-do-whatsapp-clonado-em-Mar%25C3%25ADlia-perde-R-18-mil-e-n%25C3%25A3o-consegue-ressarcimento-em-a%25C3%25A7%25C3%25A3o-judicial-contra-banco-e-operadora-do-aplicativo

3 curtidas

Sem querer ser chato, mas você sabe que todos que postaram aqui por enquanto são clientes do Nubank e ninguém representa a empresa né?

Por enquanto o pessoal só deu dicas de como proceder (e tiveram algumas tretas também). O autor do tópico é livre para proceder da maneira que achar melhor, pois nada do que foi postado aqui é uma orientação oficial do Nubank.

Só pra esclarecer mesmo.

15 curtidas

Desconfie de ligações de Qualquer banco que seja,
Pedindo pra confirmar dados pessoais,
Principalmente os que cobram para que seja contemplado com algum empréstimo,
Sei que é difícil, pois na hora da necessidade, não pensamos e acabamos agindo no impulso,
Mas devemos analisar cada proposta e nos atentar a cada detalhe

1 curtida

Cair em um golpe tambem essa semana, ja registrei o BO e vou entrar com uma ação pra tentar resolver isso.

2 curtidas

faustao-fausto-silva